Restore automatico para ambiente de Homologação

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
lekinhu
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Seg, 12 Dez 2011 2:05 pm

Bom dia senhores.
Ontem me vi num debate sobre restore automatico para ambiente de homologação e gostaria de ouvir a opinião de vocês. O pessoal de desenvolvimento está alegando que é importante manter a base de homologação com um retrato fiel de produção. Por outro lado, a equipe de operações acha que esse tipo de restore deve ser feito sob demanda... Senão, coloca em risco as demandas que estão sendo homologadas e vira um desperdício de recurso.

O que vocês acham? Na empresa onde trabalham ou prestam consultoria existe alguma rotina de restore automatico para homologação? Se sim, é EXP ou RMAN?

Valeu gente.
m4ybe_
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Seg, 12 Dez 2011 4:28 pm

Você meio que misturou as coisas na sua pergunta.

Sim, o ideal é que a base de homologação seja um retrato fiel a base de produção.
E a base testes seria onde os desenvolvedores / analistas trabalhariam (essa sim não precisa ser fiel a de produção), depois que uma rotina/processo fosse concluído pelo desenvolvimento uma segunda figura iria fazer a homologação do processo na base de homologação, estando tudo okay, todo mundo assinando... rs... Vai para produção.

Agora a segunda pergunta é sobre ferramenta, ai já é outra história, isso o dba que decide com o que ele quer fazer a cópia da base.

Não trabalho em consultoria, mas acho que seja difícil ter algum processo automático, porque isso depende muito da necessidade da empresa, pode ser que uma base de homologação desatualizada por 3 meses atenda a necessidade dos programas que estão sendo desenvolvidos.

Fora que onde trabalho o processo de atualização de uma base de homologação demora em média 4horas para ser realizado pelo tamanho da base e olha que é pequena.

Não sei se esclareci alguma coisa para ti, qualquer coisa da um toque.
ruibarros
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 29 Jan 2009 11:44 am
Localização: Cuiabá
Rui Barros
OCP - Oracle Certified Professional

Bom dia Lekinhu,
Minha recomendação é a seguinte:
Ambiente de homologação e teste. Lógico que depende de cada empresa e forma de trabalho.
Trabalhamos com Produção, homologação e teste.

Sendo que homologação é para teste de versões de sistemas e teste para qualquer tipo de teste;
inclusive teste de restore de backup, para ver se o backup está íntegro.
E nada melhor do que um acompanhamento de um restore! Sendo assim, recomendo o teu acompanhamento, invés de ferramentas automáticas.

Abraço!
lekinhu
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 6
Registrado em: Seg, 12 Dez 2011 2:05 pm

Valeu pelas respostas. Todas foram bem interessantes.
Desculpem se não fui muito claro.

A arquitetura que estamos montando aqui na empresa também é assim..teste, homologação e produção. O estresse da ultima reunião se deu porque os desenvolvedores queriam que a base de producao fosse restaurada para homologação diariamente ou semanalmente. Fui contra por diversas razões: duração, risco de atrapalhar uma homologação específica, desperdicio etc.

Mas por via das dúvidas, achei interessante colocar essa questão aqui no forum para ouvir outras opiniões. :D
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes