Importação e exportação do DB

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
juniorboll
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Sex, 04 Nov 2011 10:12 am

Pessoal eu tenho um banco de dados oracle aqui e fiz um backup dele usando este comando.

Selecionar tudo

exp system/senha file=program.dmp log = program.log full = Y
ate ai tudo bem fez o backup sem erro algum, mas como estou agora aprendendo a mexer com oracle estou em duvida para restaurar esse backup em outra maquina, instalei o oracle 11g xe do zero, ate ai beleza, mas na hr q dou o comando

Selecionar tudo

imp system/senha file=program.dmp log= import.log full=y
não consegue importar nada, eu tenho de criar as tablespace manualmento? ou tem um jeito melhor de fazer o backup para restaurar em outro lugar?
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother ,a partir do 11g ,EXP/IMP não é mais suportado,surgiro que utilize utilitário DATAPUMP para gerar um novo dump da origem via Data Pump Export e importá-lo pelo Data Pump Import nesse novo destino.

http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/ser ... m#g1022624
http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/ser ... m#SUTIL300

Boa sorte !!!
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Pessoal,

Complementando as informações de adrianoturbo, encontrei alguns artigos interessantes, descrevendo como seria possível clonar schemas do ORACLE com a ajuda de "DATA PUMP" e "DB LINKS".

http://www.nazimcricket.com/wiki/index. ... hema_(11g)
http://www.krenger.ch/blog/datapump-wit ... -examples/

Abraços,

Sergio Coutinho
juniorboll
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Sex, 04 Nov 2011 10:12 am

Tentei fazer pelo expdp mas deu esses erros aqui.

Selecionar tudo

expdp junior/senha table=users directory=teste_dir dumpfile=users.dmp logfile=users.log content=metadata_only
Imagem
juniorboll
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Sex, 04 Nov 2011 10:12 am

so para lembrar que o importe é da versão 10g.
juniorboll
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Sex, 04 Nov 2011 10:12 am

Opa desculpe não achei o lugar de excluir a msg passada o export é no 10g express e o import é no 11g express
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother, o Banco de Dados Oracle 10g Express só pode crescer até 4GB e o 11g Express até 11GB.
Esse erro está sendo apresentado,porque o dump que fizeste do 11g é superior a 4GB .
Lembro que mais ou menos em 2005 a Oracle,Microsoft e IBM lançaram seus bancos nesse modelo XE e o maior problema seria a limitação de crescimento do banco ,atualmente até que isso melhorou ,pois a Oracle quase que triplicou a capacidade no 11g Xe .
Para aplicações pequenas o modelo Express é uma maravilha.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

juniorboll ,

Como o adrianoturbo explicou, você tem no 10g xe um limite máximo de 4 GB em dados de usuário.

Se você tem dados ou tabelas "desnecessárias" no seu 10g xe você pode tentar remover estas informações e reduzir o tamanho das tablespaces de usuários (ex: USERS ou qualquer outra tablespace criada por você - mas não SYSTEM, SYSAUX, TEMP, UNDO) para que tudo fique abaixo de 4 GB.

Este link do ORACLE FORUNS lhe dá algumas dicas de como proceder com isso: https://community.oracle.com/thread/2213158?tstart=0 . Nele, o forista tenta reduzir o tamanho da tablespace USERS (dá até exemplo de sintaxe).

Depois, é tentar novamente o export via DATAPUMP, torcendo que o tamanho dos "dados de usuário" estejam abaixo de 4 GB.

Se tudo isso não der certo, e você só quer simplesmente recriar um schema no 11g XE com as tabelas populadas do seu 10g XE, você pode tentar fazer o seguinte (sugestão lusitana):

Selecionar tudo

 - No ORACLE 11g XE, crie um usuário de schema (pode ser o mesmo do seu 10g XE) e recrie as tabelas que você 
   precisa. Mas crie as mesmas sem constraints de FK. A estrutura destas tabelas precisa ser exatamente igual
  à existente no 10g XE;
- No ORACLE 10g XE, crie um DBLINK publico (veja topicos aqui no glufke) apontando para o servidor 11g XE. Use 
  como usuário de conexão do DBLINK o mesmo usuário que você criou no 11g XE;
- No ORACLE 11g XE, execute para cada tabela um comando de insert na tabela correspondente do DBLINK. 
  Digamos que você criou um DBLINK publico de nome DB_11G e precisa carregar uma TABELA_A. A sintaxe
  aproximada do comando seria:
  
   INSERT INTO TABELA_A@DB_11G SELECT * FROM TABELA_A;
   COMMIT;
   
- Faça isso para todas as tabelas do 10g XE.
- Ao final do processo, volte à base 11g XE e recrie as constraits de FK destas tabelas;
Abraços,

Sergio Coutinho
juniorboll
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Sex, 04 Nov 2011 10:12 am

Eu entendi, mas o expdb que eu estou fazendo e esta apresentando o erro é no oracle 10g express, ele esta com aproximadamente 2,8GB ocupado. vou dar uma lida nos links q vocês me passaram e fazer outra tentativa.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

juniorboll,

Consultei alguns tópicos do METALINK, e a documentação informa que o tamanho máximo para o ORACLE XE seria de:

- 4GB para dados de usuário (ex: USERS);
- 5GB para todos os datafiles, sendo de usuários ou não (ex: USERS, SYSTEM, SYSAUX, TEMP, UNDO);

Você pode tentar reduzir as tablespaces do seu XE como um todo. Existe por exemplo uma opção na "tela de administração web" do ORACLE XE que lhe permite compactar o storage das tablespaces.

Veja neste link : http://docs.oracle.com/cd/B25329_01/doc ... torage.htm

Existem algumas notas do METALINK que podem lhe ajudar neste tema, pois elas informam algumas tabelas do ORACLE XE que poderiam ser limpas, para liberar espaço.

Selecionar tudo

Oracle XE Database Has Reached the 4GB Limitation Causing Login Failure Or Inability to Save Data (ORA-12952) (Doc ID 1347255.1)
ORA- 12952: The Request Exceeds The Maximum Allowed Database Size of 4 GB (Doc ID 1235263.1)
How To Run a Query/Command/Script in Oracle 10G XE (Doc ID 982225.1)
Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes