Importação do 11g XE para o 10g

Backup, Recover, Import, Export, Datapump, etc
Responder
adolfomayer
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Seg, 15 Set 2014 3:52 pm

Pessoal, boa tarde.

Não sou DBA, sou novato na área e me deparei com um problema: Um cliente precisou de um banco de dados para efetuar o treinamento de um sistema novo que estava comprando. Em conversa com a analista deles, perguntei se havia algum problema se colocássemos um Oracle 11g XE em uma máquina virtual (VirtualBox) pois como seria apenas para treinamento não havia necessidade de colocar tudo já na máquina de produção (que tem o Oracle 10g instalado nela, com o banco de dados do sistema atual). A analista disse que não teria problema, podia ser esse mesmo.

Hoje, três meses depois, estão se preparando para fazer a "virada" do sistema e precisam importar o banco de treinamento (que teve várias tabelas populadas com dados reais e que será o banco inicial de produção!). Foi aí que a coisa ficou complicada. Falei com o DBA deles, e perguntei se seria necessário algum cuidade especial na importação, pois o banco atual tem suas configurações, etc., inclusive falei que é um 10g! Então o DBA me respondeu em uma frase: "Adolfo, uma base não deve ser exportada para versão anterior".

Agora, pergunto a vocês: Essa colocação procede? Tipo, eu pensei que poderíamos exportar o usuário/schema e importar no 10g sem mexer nas configurações do system.. isso é possível?
Ou teremos que exportar os objetos do usuário/schema um por um, dar os grants, etc, etc..? (isso vai ser praticamente inviável, creio eu, até por uma questão de tempo)

Alguém tem uma luz?
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother ,é possível fazer a importação sim,recomendo que faça um export via Datapump da versão 11 XE e um import via Datapump para o 10g ,só pra lembrar um export full trazendo todos os objetos.
Não se esqueça de extrair os DDLs das tablespaces e roles do banco de origem para o banco de destino.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes