THEFORMSPIDER x FORMS 11R x JAVA WAR

Forum de aprendizado e discussão do Framework Formspider
Responder
Renato Menezes Viana
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 128
Registrado em: Sáb, 18 Nov 2006 11:51 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Pessoal:

Escrevi um "tratado de tordesilhas" perguntando sobre a opinião de usar ou não o theformspider, mas não existia um salva automático e tudo foi pro brejo.

Resumindo, hoje, quando falamos em desenvolver aplicações COMERCIAIS de uma forma RÁPIDA & "barata" (fácil programação, ou seja, os "programadores" não necessitam estar cursando "mestrado em JAVA" e manutenção de infraestrutura Web).

Afinal, aplicação COMERCIAL não é um aplicativo de celular, controle de temperatura da geladeira, gerenciador de um robo de assalto, etc; mas simplesmente aplicativos "front-end", lembra-se do COLGEN da IBM?

Vamos trabalhar em três camadas, mas "cada macaco no seu galho". Claro, estou falando em grandes projetos, atendendo a 5.000 pontos com milhares de telas. Imagine se estas telas não dispõe de um mesmo "jeitão de código" (estrutura). O que pode acontecer quando um avanço tecnológico e/ou econômico te deixar em uma "sinuca de bico" (Forms 6 para 11R, ou qualquer outro encaminhamento .NET, Google, HTML 5, etc).

Se tiver estrutura, claro existirão "utilitários de conversão" inteligentes, mantendo a estrutura e adequando aos "avanços".

Acho que os "grandes" se apoderam dos meios de desenvolvimento e vão querer te manter "presos". Isto é "normal", pois, os grandes se conhecem e dispõe dos "utilitários de conversão" para te levar "pro lado deles".

A IBM é tão grande que nem esquenta com os outros dois: MICROSOFT e ORACLE, fica na espera de atender qualquer um dos dois.

Podemos nos precaver forçando o controle da separação das camadas quanto a camada das regras de negócio/banco de dados (SQL) permitindo que apenas call procedure sejam utilizadas nos "códigos JAVA" (acho que não existe escapatória e a Web foi dominada pela proprietária linguagem da ORACLE que não dispõe de um "CROSS REFERENCE" DE OBJETOS SQL USADOS NO CÓDIGO JAVA).

Existem alguns que investem muito em projetos de médio até grande porte e desenvolvem tudo mesmo em JAVA e em um MEGA CONTROLE DE MODELO CASE que depende de um "exército de programadores JAVA" e fatalmente ficam presos na cabeça de alguns destes "programadores" (algo que sempre foi normal e sempre será), mas acredito que o pior é que ainda existe um porém maior ainda: FRAMEWORK. "Vije Maria", se não queriam se prender a um grande fornecedor de tecnologia, se prendem de médios a pequeninos fornecedores de FRAMEWORK e o que vai acontecer nestes "avanços" que virão por aí?

Theformspider não deixa de ser um FRAMEWORK, certo? (...até estou forçando as coisas), mas se estivermos procurando uma forma rápida de desenvolver (arrastar combo box e wizard para select join e/ou call procedure) para grande quantidade de telas com diversificadas regras de negócio controladas pelo BD (catalogação de procedures), tudo já existe feito em JAVA, outros sistemas feitos em VBs da vida, outros sistemas feitos em linguagem ainda mais "sem suporte" (acho pior a falta de mão-de-obra do que o fabricante) e tivesse que mudar para uma "solução com futuro" unificando a forma de desenvolvimento, VOCÊ usaria o FORMS 11R ou o THEFORMSPIDER, ou manter o MEGA CONTROLE DE MODELO CASE e o "exército de programadores JAVA" com aquele "saco de FRAMEWORKs? (...isso são perguntas que se façam!?).

Viu?...não tinha nada pra fazer e estou aqui torrando o saco...juro que não fico zangado se simplesmente me enviarem:...SE VIRA!

Um abraço,

Renato Viana
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

VOCÊ usaria o FORMS 11R ou o THEFORMSPIDER, ou manter o MEGA CONTROLE DE MODELO CASE e o "exército de programadores JAVA" com aquele "saco de FRAMEWORKs?
Complicado responder isso...
Como você falou de mega projetos, eu acho difícil ter um mega-projeto com apenas uma linguagem, pelo menos, eu nunca vi isso nas empresas. O que eu mais vi é ter TUDO que é coisa :-D

Tipo, eles usam o que mais vai em conta pra determinado problema.
Exemplo:
* Pro controle de Chamados / Tickets, usam o programa X que é WEB, feito em alguma linguagem ai...
* O RH é outra ferramente, que talvez tem uma interface pro sistema principal
* O programa que controla o negócio específico da empresa é outro, talvez um que já existe a anos e que não querem mudar.
* etc

Sobre o FormSpider, sim ele é um framework. (Não é de arrastar por enquanto).
Eu acredito que ele vai ser usado mais como concorrente do APEX, ou seja, pra aplicações menores que precisam de WEB.

Pelo menos, é assim que eu tenho visto por ai...tem de tudo e mais um pouco! E o FormSpider vem como mais uma opção!
:-o
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes