EXEMPLO MODELO DOCUMENTACAO padrão BANCO DE DADOS

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
LCA
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 10
Registrado em: Ter, 13 Out 2015 12:56 pm

Ola pessoal
Necessito de uma orientacao para o seguinte , caso vocês possam me auxiliar
Fui encarregado de fazer um levantamento de uma base oracle e verificar o que era possivel de se fazer nela
em termos de administracao do banco
A base encontra-se algum tempo sem um administrador (era gerenciada por usuarios)
Me passaram as seguintes informacoes
- dados do banco - login, nome banco, host, senha. O login de usuario não tem privilegio de dba e de administrador do sistema - é de um usuario normal
Com isso tive de efetuar alguns scripts de dba visando otimizar o que seria possivel nessa base(por exemplo criar usuario, roles, schemas, etc)
Apos alguns testes levantei algumas informacoes uteis como tamanho do banco,tablespaces, ultima esttistica gerada, etc....enfim...scripts de administrador de banco
Constatei que o usuario tem privilegios somente de desenvolvedor de sistemas - criar views, procedures, etc
Gostaria de saber se existe algum tipo de documentacao padrão pra esse tipo de levantamento , qual o nome(por exemplo documento de visao, etc) e como devo fazer pra documentar esse tipo de solicitacao
Utilizei algumas ferramentas - erwin, oracle data modeler, schema spy, etc...testei umas 4 , afim de gerar as tabelas , objetos e dicionario de dados desse usuario
A unica coisa que não consegui foi gerar o MER (em nenhuma ferramenta que utilizei consegui gerar o MER)
Necessito agora documentar todo esse procedimento , alem de mencionar os privilegios que o usuario tem e as informacoes do dicionario de dados do usuario e do schema que ele pertence
Por gentileza, onde encontro um modelo desse documento e qual o nome que se da pra esse tipo de documentacao
?
Tambem gostaria de saber quais os objetos de banco e tarefas de administrador são interessantes pra se documentar em um banco de dados
Um enorme abs a todos
Ficarei imensamente agradecido caso possam me auxiliar com exemplos
luiz
DanielNN
Moderador
Moderador
Mensagens: 641
Registrado em: Seg, 03 Set 2007 3:26 pm
Localização: Fortaleza - CE
att,

Daniel N.N.

Olá LCA,
Sobre o MER ser gerado, existe a ferramenta "Enterprise Architect" que consegue ler os objetos do banco e gerar esse MER, precisa apenas do ODBC configurado para conseguir realizar essa leitura.

OBS: Não é uma ferramenta gratuita. Mas talvez consiga realizar sua tarefa na versão trial.
OBS2: A ferramenta é especializada para gerar documentações de sistemas utilizando UML e etc.

Quanto às outras demandas, acredito que outros foristas possam contribuir também, estou ocupado no momento.
LCA
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 10
Registrado em: Ter, 13 Out 2015 12:56 pm

DanielNN escreveu:Olá LCA,
Sobre o MER ser gerado, existe a ferramenta "Enterprise Architect" que consegue ler os objetos do banco e gerar esse MER, precisa apenas do ODBC configurado para conseguir realizar essa leitura.

OBS: Não é uma ferramenta gratuita. Mas talvez consiga realizar sua tarefa na versão trial.
OBS2: A ferramenta é especializada para gerar documentações de sistemas utilizando UML e etc.

Quanto às outras demandas, acredito que outros foristas possam contribuir também, estou ocupado no momento.
daniel , obrigado pelo retorno
tentei o enterprise architect e tambem não consegui gerar o modelo....não sei o motivo . do restante fez tudo
queria ver como seria um exemplo/modelo de documentacao de uma base oracle mas não de um projeto de banco de dados e sim de uma documentacao inerente sobre um levantamento de um banco pra que eu possa seguir esse exemplo a ser feito
souldeath
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Qua, 25 Ago 2010 9:39 am
Localização: Limeira

LCA, eu encontrei uma ferramenta chamada Dataedo e achei bem interessante, ela tem uma versão free e uma paga com mais recursos, o único problema é que ela guarda a documentação em um repositório SQL server :(
No site da ferramenta: http://dataedo.com/ tem exemplos da documentação que é gerada, talvez você possa até usar como base.
LCA
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 10
Registrado em: Ter, 13 Out 2015 12:56 pm

souldeath escreveu:LCA, eu encontrei uma ferramenta chamada Dataedo e achei bem interessante, ela tem uma versão free e uma paga com mais recursos, o único problema é que ela guarda a documentação em um repositório SQL server :(
No site da ferramenta: http://dataedo.com/ tem exemplos da documentação que é gerada, talvez você possa até usar como base.
ola souldeath
obrigado pela dica
eu vi e tentei ate executar por essa ferramenta mas não consegui..rsrsr
consegui com o enterprise architect e com o oracle data modeler mas em ambas como a base é muito grande (DW) eu não consegui gerar o mer
gostei dos modelos de documentacao gerados pelo dataedo...uma pena que não consegui gerar nenhum deles
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes