BFILE vs BLOB

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
mprocha
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 19
Registrado em: Sex, 11 Jul 2008 11:14 am
Localização: Campinas - SP

Bom dia pessoal,

Alguém conhece alguma matéria onde demonstre as diferenças desses 2 tipos de Large
Objects.
Não estou conseguindo enxergar quando usar um ou o outro tipo.
Minha aplicação que estou começando a desenvolver seria basicamente gravação e leitura de arquivos PDF, do ponto de vista de desenvolvimento já sabemos como fazer-lo com ambos os tipos, mas a nível de DBA ainda não sabemos as vantagens e desvantagens em usar um ou outro tipo de dados, a tendência é essa base de dados crescer bastante.
Agradeço a toda a ajuda antecipadamente.

Marcos Rocha
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother,os três tipos que citarei são limitados até 4 GB.
Na minha humilde opinião : bancos transacionais não foram feitos para trabalhar com armazenamento de tipos de arquivos não relacionais,mas fazer o que se é possível.
Caso esteja trabalhando com arquivos digitais (imagens,videos , músicas entre outros) o mais indicado é usar o formato BLOB.
Agora se trabalha apenas com textos o mais indicado é usar o CLOB.
O BFILE diferentemente dos dois citados acima são armazenados dentro do próprio Sistema Operacional.
Avatar do usuário
fbifabio
Moderador
Moderador
Mensagens: 199
Registrado em: Ter, 22 Fev 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:
Fábio Prado
www.fabioprado.net

Pessoal, a informação anterior está incorreta. Somente BFILE tem limite de 4 GB. BLOB e CLOB tem limites que variam de 8 TB até 128 TB (ver https://docs.oracle.com/database/121/SQ ... SQLRF30020 e https://docs.oracle.com/cd/B28359_01/se ... tm#i287903).

Em tudo há vantagens e desvantagens, devemos quase sempre não ser radicais a ponto de criarmos regras para nunca fazermos algo, que em algumas situações pode ser benéfico. Recomendo usar armazenamento de arquivos em BLOB somente se você quiser mais segurança, caso contrário, para melhor performance, armazene-os no SO. BFILE pode ser usado para guardar a referência dos arquivos no SO. Já tive experiência com isso e se você pesquisar mais aí pelo google irá encontrar recomendações semelhantes a essa.

[]s
Responder
  • Informação