Falha na conexão na SID secundária

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
al3ks4nder
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 25 Ago 2016 4:39 pm

Pessoa olá!Seu novo no fórum para tópico mas já ando utilizando a um tempo, estou entrando para o mundo oracle em administração de banco mas sou bem iniciante. Recentemente tive um problema com energia por uma falha da manutenção e os nobreaks não seguraram (2h), o server de BD caiu e ao subir o listener não estava ativo, apenas entrei no putty e startei. Porém eu tenho 2 instâncias (prd e sml) onde a prd está funcionando, porém não consigo conectar na sml. Se eu tentar por um sql tools eu recebo a mensagem.:
ORA 12505 TNS Listener não tem conhecimento sobre o SID
e se eu acessar via putty e tentar pelo sqlplus ele não reconhece o usuário e senha da instância, se eu acessar via / as sysdba e dar um

Selecionar tudo

select instance_name from v$instance;
ele da erro

Selecionar tudo

ORA 01034 Oracle not available.
O problema é que a primeira vez que acontece, estou meio perdido onde procurar e não sei a linha de raciocínio lógico.

O meu listener pelo que sei do caminho é este.:

Selecionar tudo

# listener.ora Network Configuration File: /u01/app/oracle/product/11.2.0/dbhome_1/network/admin/listener.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

LISTENER =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = srvoracle)(PORT = 1521))
  )

ADR_BASE_LISTENER = /u01/app/oracle

A data dele é da época que foi configurado o banco, se existe outro não sei.
Alguém da uma ajuda?
Obrigado desde já!
souldeath
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Qua, 25 Ago 2010 9:39 am
Localização: Limeira

Olá al3ks4nder, as variáveis de ambiente ORACLE_HOME e ORACLE_SID estão corretas? Em decorrência desse problema houve alguma mudança no nome do host ou ip ?
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes