Criação de uma VM a partir de um VHD Máq. Física

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
henriquedr
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Dom, 02 Jul 2017 5:04 pm

Pessoal,
Bom dia.

Sou novo membro do fórum, e na verdade não sou profissional da área de banco de dados, tenho o básico de conhecimento, sou de Infraestrutura.
Um cliente solicitou uma forma viável de mudarmos o servidor que hospeda o banco de dados Oracle dele para um servidor "menor", afim de reaproveitar a máquina que hoje é utilizada pelo banco para outra finalidade. Ele pede isso pois o software que ele utiliza com o banco de dados já não é mais utilizado pela empresa, sendo este utilizado apenas para consulta, ou seja, ele não está preocupado com desempenho diminuir.
Estamos verificando a viabilidade de virtualizar este servidor, porém como não sou profissional qualificado para migrar o banco de dados, imaginei que poderia ser feito o processo de virtualização do servidor através da ferramenta Disk2vhd da Microsoft, que permite virtualizar um HD no estado em que se encontra, e incluí-lo a uma VM.

Gostaria de saber se poderei ter, e quais problemas que poderia vir a ter fazendo este processo... Tenho uma noção que há a questão de licenciamento por processador, e imagino que tenham questões relacionadas também a parâmetros do banco referente a recursos em hardware que ele deva utilizar, mas não tenho bom conhecimento para ter a garantia que o processo dará certo.

Obs: fiz um teste com uma máquina física para homologar se o programa funciona para virtualizar uma máquina com banco de dados oracle, e realmente consegui, mas não quero iniciar um procedimento "em produção" sem ter ao menos as considerações de alguém com conhecimento a este nível.

Se puderem me auxiliar, agradeço.

Abraços.
Henrique.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Boa pergunta. Eu também não sou de INFRA, portanto vamos esperar alguém da área dar o seu parecer.
:roll:
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes