Quais itens devem ser monitorados

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Fabão
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 9:01 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Fabio Alves - DBA em Learning Mode

Prezados(as), em primeiro lugar gostaria de parabenizar o fórum, pra mim, que sou um DBA Trainee, está sendo uma fonte muito rica de informações.

A minha dúvida é a seguinte: Quais itens devem ser monitorados num banco de dados, após o mesmo ter passado por alguma mudança?

Existe alguma receita genérica que se aplique aos bancos da Oracle?

Por enquanto é isso, fico no aguardo das respostas!!
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ

Fabão,

Meu caro amigo, não existe receita de bolo para o que você quer. Via de regra você deve ter um cuidado especial com suas rotinas de backup, e eventulmente, numa outra máquina fazer o restore do seu backup.

Você deve verificar se os datafiles possuem um tamanho razoável, nem pequenos nem grandes demais.

Algumas boas práticas são criar tabelas e índices em tablespaces diferentes, e de preferência agrupar os objetos por tamanho. Por exemplo, tabelas menores que 160k devem ficar na TBS_DAT_PEQ, tabelas entre 160k e 5120k na TBS_DAT_MED e tabelas maiores que 5120k na TBS_DAT_GRD. Para os índices a regra é a mesma. Essa prática evita que haja fragmentação nos datafiles.

Se possível criar tablespaces de dados e índices em discos diferentes.

É sempre bom, também, verificar se os códigos estão bem escritos, se o servidor usa muito os HDs pra paginar, ao invés de usar os recursos de memória, verificar se a memória está bem configurada, e etc.

Um bom site para obter informações é http://asktom.oracle.com

Abs,
Gustavo.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes