Oracle Service

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Avatar do usuário
CharlieHorse
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Qui, 01 Jun 2006 3:28 pm
Localização: PORTO ALEGRE - RS
Analista/Desenvolvedor Oracle há 12 anos.

Pessoal, estou com um problema.
Tenho um banco ORACLE 8i instalado em uma máquina com WINDOWS 2000 Server. O problema é que não consigo mais subir o banco ativando o serviço. Preciso ativar o serviço, depois abrir o server manager, me conectar como INTERNAL e dar um STARTUP manual. Com o shutdown é a mesma coisa.
Alguém tem alguma idéia de como resolver isso ? Ficaria agradecido.

Abraços a todos
Horse
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ

Horse,

Conheço pouco do Oracle8i, mas no 9i, no registro do windows, na opção HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/ORACLE há uma opção, chamada ORA_SID_AUTOSTART = TRUE/FALSE, onde SID é o "nome" da sua instância.

Outra informação importante é nas opções de serviço do windows. O serviço do seu banco de dados deverá estar configurado para Automático.

Verifique se o registro do seu servidor há essa entrada, e se estiver como FALSE, altere-a para TRUE. Isso deve fazer com que o banco volte a iniciar assim que você inicializa o servidor.

Isso deve resolver o seu problema. Caso negativo me avise que vou procurar alguma coisa no Metalink.

Abs,
Gustavo.
Avatar do usuário
CharlieHorse
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 5
Registrado em: Qui, 01 Jun 2006 3:28 pm
Localização: PORTO ALEGRE - RS
Analista/Desenvolvedor Oracle há 12 anos.

Oi Gustavo

A idéia não era fazer ele iniciar juntamente com o server. Desde a criação das instâncias, eu já havia criado os serviços com o start manual. O que eu fazia então, era startar manualmente o serviço do LISTENER, e depois startar manualmente a instância que eu queria.

Isso sempre funcionou perfeitamente, o serviço terminava de abrir e o banco estava no ar. Ele parou de funcionar de repente. Agora, o que eu preciso fazer sempre é, startar o LISTENER, depois o serviço da instância, e fechar a janela da abertura do serviço antes que ele termine de tentar abrir ( até por que ele vai dar pau mesmo, não vai conseguir abrir ). Feito isso, eu abro o SERVER MANAGER (SVRMGRL), me conecto como INTERNAL e dou um startup manual. Daí o banco sobe.
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ

Horse,

E você já verificou no registro do windows essa informação que passei?

Abs,
Gustavo.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes