[Dúvida] 2 instancias - 2 databases - 1 servidor / 11g

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
MarcoG
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Ter, 02 Out 2018 5:06 pm

Boa tarde galera, tudo bem?

Sou novo no mundo ORACLE e estou com a dúvida abaixo, agradeço desde já quem puder ajudar.

Tenho um servidor, com ORACLE 11g instalado, funcionando certinho e etc. Preciso agora, criar uma segunda instancia, para separar dois bancos, porém, no mesmo servidor, compartilhando hardware.

Pesquisando, vi que a melhor forma de efetuar esta criação seria através da ferramenta DBCA, porém, como não tenho experiencia e em hipótese alguma posso parar este banco que já esta rodando (rs), existe algum ponto que preciso me atentar para não afetar o o banco já instalado ou a DBCA já se encarrega que nada se misture?
Preciso criar um novo DBhome ou pela ferramenta criar um novo SID, não se faz necessário?

Muito obrigado,


Marco Ghiraldelli.
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother ,você pode ter quantas instâncias que achar necessário ,dependendo é claro da capacidade de processamento e armazenamento do seu servidor.
Não ficou claro qual o SO que esteja utilizando,de toda sorte utilizará o DBCA em qualquer gosto de SO que esteja utilizando para criar as instâncias.
Fica tranquilo que o Oracle organiza por pasta cada SID de acordo com a referência DBHOME.
MarcoG
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Ter, 02 Out 2018 5:06 pm

Entendi amigo, obrigado. Meu ambiente é Windows Server 2012 R2.

Repliquei o ambiente e acabei fazendo uns testes de casa, aconteceu que tive alguns erros pra conectar como:

Listener não tem conhecimento do serviço;
Não foi possível resolver protocolo;
Privilégios insuficientes (tentando conectar como /as sysdba)

Todos em primeira conexão, procurei um monte e todos os passos que achei eu olhei e arrumei quando necessário (tsnames, listener, sqlora...)

Continuarei os testes hoje, ver se encontro o motivo dele não conseguir se conectar a instancia nova.
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother,dar uma olhada em Serviços do Windows (services.msc) se o listener dessa instância está ativado.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes