Criar fonte de dados ODBC com oracle em nuvem

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

Ola, boa noite

Antes de mais nada, peço desculpas, pois acho que esse meu problema foge um pouco da finalidade daqui, mas pode ser que algum colega passou por isso e poça me ajudar...


Estou tentando criar uma conexão a um banco de dados em meu servidor web, porém, estou perdido nos procedimentos, já tentei tanto coisa, que nem sei mais o que deu errado ou que quase deu certo...

O suporte do meu provedor me passou os dados necessários para o acesso ao bd:

username: sys / system
password: 999999999999
hostname: info-administrativo.maxapex.net
Data Source=INFO-ADMINISTRATIVO_1394
port: 1521
service name: xepdb1

Um colega me passou esse codigo, eu adaptei

Selecionar tudo

   
 Set BancoInfo = New ADODB.Connection
    BancoInfo.ConnectionString = StrConexao = "Provider=MSDAORA;Password=xxxxxxxxxx;Persist Security Info=True;User ID=system;Initial Catalog=INFO-ADMINISTRATIVO_1394;Data Source=INFO-ADMINISTRATIVO_1394"
    BancoInfo.Open
Essa conexão acima estou usando no VB6, preciso fazer um formulario conectar ao banco...

Mas adaptando com meus dados, não funcionou...

Li vários posts, falando sobre CLIENTE ORACLE, outros que fala que pode ser conectado direto, etc... mas não consegui nada ainda


após vários testes, acredito que o problema esteja no momento em criar a fonte de dados ODBC... baixei no site da oracle o ORACLE CLIENT 11, fiz a instalação e configuração, agora em SELECIONE UM DRIVER para fonte de dados, aparece um drive: ORACLE EM ORACLIENT11G_HOME1, seleciono ele e digito minhas crendenciais: dou um NOME, o TNS eu seleciono ORADATA e meu ID system... após tento fazer o teste de conexão, digito a senha, nesse momento da a mensagem de erro:

Ubable to connect
SQLState=08004
[Oracle][ODBC][Ora]ORA-12154: TSN:could not resolve the connect identifier specified


Eu baixei uns arquivos de instalar o ODBC, criei uma pasta com esses arquivos e coloquei no C:oracle_client_tsn

fiz a instalação do ODBC, criei um arquivo chamado: tnsnames.ora

dentro dele, ta assim:

Selecionar tudo

ORADATA =

  (DESCRIPTION =

    (ADDRESS_LIST =

      (ADDRESS = (PROTOCOL=TCP)(HOST=info-administrativo.maxapex.net)(PORT=1521))

    )

    (CONNECT_DATA =

(SERVICE_NAME = xepdb1)

  (SERVER = DEDICATED)

    )

  )

Nas variaveis de ambiente, eu criei a variavel: nome: TNS_ADMIN -- valor: C:oracle_client_tsn

ainda nas var. amb., no PATH... adicionei a referencia: ...;C:oracle_client_tsn

já não sei mais no que mexer, acredito ser um detalhezinho, mas realmente, não acho a solução

se alguém tiver mais alguma ideia, to usando VB6, win32bits, meu banco é oracle 11g

agradeço
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Já tentou dar um TNSPING xepdb1 ?
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

tentei, mas fala: TNSPING não é reconhecido como comando interno

tem alguma diretorio especifico para executar?
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

pelo que vi, precisaria ter o oracle instalado em minha maquina ne, no caso eu so instalei o CLIENT ORACLE... pois vi que o teste do TNSPING xepdb1 tem que ser executado em ACLE HOME/bin
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

verifiquei também, o arquivo Listener.ora já está configurado no seu servidor. então estou errando em criar a fonte de dados no meu micro (cliente)
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

carlynhos77 escreveu:pelo que vi, precisaria ter o oracle instalado em minha maquina ne, no caso eu so instalei o CLIENT ORACLE... pois vi que o teste do TNSPING xepdb1 tem que ser executado em ORACLE HOME/bin
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

mesmo que irei acessar minha base de dados em nuvem, eu preciso ter o oracle instalado em meu micro??? pois vejo muitos post falando que o arquivo TNSNAMES.ORA tem que estar na pasta ADMIN, que fica dentro da pasta da oracle....

No momento, não tenho o oracle em minha maquina.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Não precisa ter o Oracle completo instalado. Apenas o Client.
Pra executar o TNSPING, sim. Pois ele não está no cliente.

Sugiro você testar a sua conexão primeiro com um servidor ai dentro da sua rede.
Se tudo funcionar, aí significa que a instalação deu certo. Depois pode seguir adiante com o resto.
É uma idéia.
carlynhos77
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 172
Registrado em: Seg, 24 Out 2016 7:20 pm

entendi... vou instalar o oracle e o client, dai vou fazer o teste local... funcionando eu vou adaptar para meu servidor web
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes