alguém PODE ME AJUDAR ??? Performance Oracle x Frame Relay

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
aleduarte
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 21
Registrado em: Qui, 02 Set 2004 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
______________________________________
Alessandro S. Duarte
Diretor de Tecnologia
aleduart@terra.com.br

vê se alguém já passou por isso e pode me ajudar.

Possuo um servidor com Oracle 9i, as aplicacoes que acessam esse banco são desenvolvidas em Oracle Forms/Report. Nas estações cliente locais o sistema funciona plenamente e com certa rapidez. Mas possuo uma outra filial que acessa esse mesmo banco atraves de Frame Relay da Embratel com um link de 256kb, o que acontece é que nessa filial o sistema fica muito lento, uma geração de um determinado relatorio que na matriz leva segundos para ser gerado, na filial chega a levar 5 minutos.
Ouvi falar que talvez exista no Oracle uma configuração, acho que atraves do tns ou listner ou ate do banco mesmo em que se possa acelerar esse processo. Me disseram que o Oracle envia pacotes e aguarda o ok desse envio, e que isso poderia ser mudado para que o processo fosse executado mais rapidamente.

alguém PODE ME AJUDAR ??????
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

É muito simples:
No FORMS, a maioria dos programadores USAM E ABUSAM de técnicas que não são nada performáticas. Essas técnicas ruins não fazem a menor diferença na performance quando se usa o Forms numa rede 10 ou 100Mbits.

Já a coisa fica diferente quando se usa uma conexão 256KB.

Exemplo:
* POST-QUERY - A maioria coloca uma trigger POST QUERY pra buscar a descrição dos códigos. Tipo, na tabela tem o Código da mercadoria. Na post-query, eles colocam um SELECT que busca a descrição e joga num campo não-base-table... Agora imagine um FETCH de 30 linhas. O forms vai fazer 30 selects a mais só pra buscar a descrição!!! E se tiver 2 selects na post-query? 60 selects numa banda 256kb.

Pra evitar isso, pode usar essa dica e basear seu Bloco numa VIEW ou numa cláusula FROM.
http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=5

Se o forms é 9i, existe uma série de outras coisas que se tem que prestar atenção. Isso inclui VARRER os blocos com loop e NEXT_RECORD, colocar triggers de MOUSE-OVER, colocar triggers de validação nos campos. (O ideal é colocar as validações quando o cara CLICA no botão, algo assim)...

ETC. ETC. ETC...
Responder
  • Informação