Problema com os listener

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
dragao_dourado
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 17 Jan 2008 7:58 am
Localização: Barueri-SP

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10g
* Sistema Operacional:
Servidor: Windows 2000 Server
Estações: Windows XP Profissional

Configurei tanto o listener no server quanto e nas estações estão com o client como runtime , e com o tnsnames igual ao do servidor . quando vou conectar na estação com o pl/sql apareçe a msg

---------------------------
PL/SQL Developer
---------------------------
ORA-12514: TNS:listener não tem conhecimento sobre o serviço solicitado atualmente no descritor de conexão
---------------------------
OK
---------------------------

será q alguém pode me ajudar a descobrir o q pode ser , estou iniciando em oracle
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

dragao_dourado escreveu:Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10g
* Sistema Operacional:
Servidor: Windows 2000 Server
Estações: Windows XP Profissional

Configurei tanto o listener no server quanto e nas estações estão com o client como runtime , e com o tnsnames igual ao do servidor . quando vou conectar na estação com o pl/sql apareçe a msg

---------------------------
PL/SQL Developer
---------------------------
ORA-12514: TNS:listener não tem conhecimento sobre o serviço solicitado atualmente no descritor de conexão
---------------------------
OK
---------------------------

será q alguém pode me ajudar a descobrir o q pode ser , estou iniciando em oracle
Pouca informação para ajudarmos!
Aqui pode ser qualquer coisa, desde uma digitação errada do SID até Listener não inicializado.

Gilberto
dragao_dourado
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 17 Jan 2008 7:58 am
Localização: Barueri-SP

bom o sid está certo, pois só em uma maquia acessa normalmente , que é a do dono da empresa , nas outras maquinas não estão sendo possivel acessar com esse erro

se precisar de uma outra informação pra ajudar
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

dragao_dourado escreveu:bom o sid está certo, pois só em uma maquia acessa normalmente , que é a do dono da empresa , nas outras maquinas não estão sendo possivel acessar com esse erro

se precisar de uma outra informação pra ajudar
Você instalou o cliente Oracle nessas estações ou você apenas usa esse PL/SQL Developer para acessar?
Caso tenha instalado o cliente, use os utilitários para configuração do do acesso ao banco: netmgr, tnsping.

Veja esse post: http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?p=9440#8340

Gilberto
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes