Tunning Oracle 9i

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
cigano
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 16
Registrado em: Ter, 28 Jun 2005 11:39 am
Localização: Pindamonhangaba - SP

Gostaria de saber de que forma devo configurar os parametros de SGA e PGA???
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá Cigano

Infelizmente, não sou DBA pra te informar detalhadamente sobre isso. Sei que configurar a memória do ORACLE não é uma coisa padrão. (Ou seja, não tem uma receita de bolo pronta pra isso)...

Abaixo, vou deixar uma citação que eu tinha guardado sobre o assunto do Chiappa: (espero que seja útil)
Alguém poderia me falar um pouco sobre SGA e PGA e como configura-las, acredito que com base nos recursos físicos da máquina...
Tenho uma máquina PIV, 2GB de RAM, apenas 1GB livre de disco, WIN2000 SERVER, BD Oracle 9.0.1.1.1
SGA -. Shared Pool 144mb, buffer cache 80mb, large pool 4mb, java pool 128mb / PGA (manual) max user 700 (não sei porque, tenho no maximo 50) e Sort Area 1mb.

Agradeço muito a quem puder ajudar.

Enviado por: Chiappa em 29/06/2004

Meu caro perdido, a sua suposição é ** falsa ** : a config de SGA (e dos itens que vão compor a PGA) , absolutamente NÃO é só uma função do teu hardware, e sim de COMO vai ser usado. Exemplo : se o aplicativo não usa Java, OBVIAMENTE java_pool vai ficar num mínimo (não zerar, já que o Oracle pode precisar também internamente), mas minimizar. SORT_AREA_SIZE, se for um aplicativo OLTP (tipicamente MUITOS usuários fazendo SQLs, grandes chances de vários terem que fazer sort simultaneamente), um sort_area um pouco baixo, , já se for batch (ie, poucquíssimos usuários, mas fazendo SQLs monstruosos em tabelas gigantescas), aí se pode subir, embora NÂO adiante subir pra estratosfera, pois tabelas típicas de sistemas batch são ENORMES, não há RAM que as aguente prum sort só em memória...
O que eu recomendo é : estude com atenção o manual de Concepts e o de Admin (para aprender os conceitos, o que é cada coisa, onde se usa), depois ** ESTUDE ** a aplicação (oltp ou batch ? Quantos usuários enviando SQL ao mesmo tempo - você já sabe que o máximo é 70, mas destes 70, ** QUANTOS ** ao mesmo tempo ??? Qual linguagem foi desenvolvido - linguagem da própria Oracle ou de terceiros ? Como é que ele se conecta ao banco , nativamente ou via ODBC, Java, whatever ?

EM CIMA disso, tendo os conceitos na mão e conhecendo os detalhes do aplicativo, aí sim você poderá atuar na config.

Quanto à SGA e PGA, o manual de Concepts explica, mas para ficar bem estabelecido, vamos especificar :

SGA : System Global Area, é basicamente composta pelos caches e buffers internos do banco (como o referente ao dicionário de dados , o cache de SQLs, o buffer de redo log, etc) , mais os caches de dados (o block buffer cache). Ela é imediatamente alocada e reservada assim que o banco starta, e via de regra TEM que estar em RAM viva, não arquivo de swap.

PGA : Program Global Area, é a RAM que vai sendo alocada quando o usuário conecta no banco e começa a rodar programas, enviar SQLs,fazer sorts... É isso.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes