certificação DBA

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
thiago.sousa
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex, 09 Dez 2005 9:17 am
Localização: Itajai-SC

Pessoal,
Estou querendo estudar para fazer a certificação para DBA.
vocês poderiam me ajudar? com dicas, simulados, valores, passos que devo tomar, alguém que já tenha esta certificação, favor me ajudar....

Talvez, dependendo da quantidade de pessoas, poderiamos ter um tópico só sobre certificação oracle.

Agradeço muito...obrigado.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá thiago.sousa

Eu não sou DBA, mas tenho contato com vários. (pois trabalho numa empresa de software que é especializada em Oracle.)

Pelo que eu observo, conseguir um estágio nessa área é fundamental, pois é muito difícil aprender o "ofício" sem ter o contato diário com os problemas de DBA do dia a dia...

Gostaria de citar um LINK do blog do mportes
http://mportes.blogspot.com/2005/08/carreira-dba.html

Boa sorte !
Tuesday, August 02, 2005
Carreira: DBA
Autor: Alessandro Falanque
A Dúvida.


Boa tarde Marcio, tudo bem?
Primeiramente, parabens pelo seu blog, é uma otima fonte de informação.

Bom deixe explicar o motivo pelo qual estou te escrevendo este e-mail.

Sou analista de sistemas senior e estou querendo uma promoção como DBA Oracle.

Só que não encontrei o melhor caminho ainda, fiz o curso na G&P mas ainda não fiz as provas da certificação pois não me sinto seguro.

Gostaria de um conselho seu sobre qual o melhor caminho a seguir, fazer um estagio? trabalhar como DBA junior? fazer umas aulas com algum DBA e depois partir pra um emprego?

Se você puder me dar uma luz agradeceria muito...
Obrigado...


-----------------------
- -
- Alessandro Falanque -
- -
-----------------------


O melhor caminho a seguir depende do momento da sua carreira, isso só quem pode determinar é você. Na minha opinião, em qualquer profissão, sorte é imprescindível. Estar no lugar certo na hora certa e, principalmente, ter a sorte de trabalhar com pessoas experientes. Ter um mentor no início da carreira é uma excelente oportunidade de aprender boa lógica, proatividade, leitura política, tranquilidade, administrar conflitos, saber priorizar tarefas, definir o que é importante, como se comportar sob pressão, etc.

O DBA precisa entender a área de desenvolvimento. No seu caso, você já tem essa vantagem por vir de lá. O principal objetivo do DBA é tornar as tarefas que dizem respeito ao banco fáceis de serem realizadas. Resumindo: disponibilidade, boa performance e administração.

Disponibilidade

Ter os dados disponíveis é ter um boa estratégia de backup e recovery. Se você já tem familiaridade com isso, mesmo assim não é o bastante. Volte aos estudos e pratique mais. Simule todos os cenários possíveis de desastre do banco e tente recuperá-los.

Boa Performance

Entender quais as ferramentas estão sendo usadas para desenvolvimento contra o banco de dados, facilitar o acesso aos traces e instrumentar o banco. Assim, é possível identificar pontos de gargalos e ajudar os desenvolvedores a construir SQLs eficientes e baratos para a aplicação. Quem determina o tempo de execução de uma transação deve ser o negócio e o DBA deve ajudar alcançar essa meta.

Administração

São as demais tarefas: instalação, aplicação de patches, verificação de vulnerabilidades, dimensionamento de hardware (memória/disco), configuração de rede (tns/listeners/dispatchers), capacity plan, configuração de clients, conectividade com servidor de aplicação, etc.
Eu evitaria vício em ferramentas gráficas, preferiria scripts ao invés. Por onde houver um Oracle, seguramente vai existir um SQL*Plus. Numa eventual visita externa, leve consigo seus scripts num pen drive (USB Flash memory) e pronto.

Não sei qual sua experiência em Oracle atualmente. É fato que estudar paras provas o ajudará, No entanto, o que levará você a se tornar um DBA é o hands-on. Tem que praticar, provar, investigar, não aceitar a palavra de ninguém, é preciso aprender a comprovar qualquer teoria no banco com scritps (reproduzindo). Ser um DBA vem com o tempo e experiência. Não tenha pressa.

# posted by Marcio : 9:22 PM
Comments:
Realmente concordo com o Marcio ,mas de qualquer jeito para iniciar como DBA você terá que realmente trabalhar em parceira com um DBA já experiente pois no nosso meio ninguém te contratará sem nenhunma experiência como tal.
Como dica indico uma consultoria que talvez possa dar uma oportunidade ,envie seu curriculum para gilberto@ntux.com.br
# posted by Anonymous : 10:28 AM

Hands-on é o que há, de tanto ver o Márcio falar isso, tudo que eu vou fazer eu fico testando. já vi gente que usa hint sem saber direito o que ele faz, ou se é bom para ser usado em todos os casos.
Bote a mão na massa, pergunte, teste e você se tornará um bom DBA.
# posted by Ronaldo : 4:21 PM

Obrigado pela força...
Tenho certeza que vou conseguir!!!
Abraços a todos!!!
# posted by Anonymous : 1:38 PM
thiago.sousa
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex, 09 Dez 2005 9:17 am
Localização: Itajai-SC

Muito obrigado.
Espero conseguir muito material aqui no forum, e conto com a colaboração de todos.

Atualmente já sou Certificado Java(SCJP, SCJA) e agora estou estudando oracle.

Já trabalho com ORACLE a 2 anos e estou interessado em fazer a certificação.
thiago.sousa
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex, 09 Dez 2005 9:17 am
Localização: Itajai-SC

ninguém tem material ou informação sobre como se certificar DBA?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Pelo que eu vi, tem algum material que o cracel indicou em portugutes:
http://www.glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=689

Mas é bem difícil encontrar...
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes