Erro ORA-1041

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Informações do Ambiente: *
* Versão do Oracle: oracle xe 10
* Sistema Operacional: windows 7 32 - ultimate

Boa noite senhores,

Estou com um erro e não sei mais o que fazer. Um camarada da faculdade me apresentou e eu estava tentando ajudá-lo a resolver, porém sem sucesso. Procurei na internet relatos sobre o mesmo, mais encontrei poucas informações relevantes. Quando derepente aconteceu comigo também! Pasmem do nada, vou relatá-lo.

Tenho o Oracle XE 10 instalado na minha máquina, assim como o Toad e o Erwin, todos funcionando perfeitamente. Como sempre, subo o serviço do Oracle manualmente e uso sem problemas todas as ferramentas, mas hoje, ao tentar criar uma conexão a partir do Erwin, recebi o "fatal" erro:

Selecionar tudo

"ORA-01041: internal error. hostdef extension doesn't exist"
A partir dai, começou o meu suplício.

Continuo fazendo a conexão normalmente através do SQL*PLUS, Toad, porém o meu Erwin "foi pro saco".

As únicas alterações que fiz na minha máquina hoje pela manhã, foi a instalação de algumas ferramentas de DW/BI, pois fui alocado para trabalhar em um cliente através de um consultoria de DW. Não sei, digo, não sei se essas ferramentas podem estar "concorrendo" ou interferindo com algum recurso do Oracle. Por isso, tentei fazer o seguinte:

* Alterar a porta padrão de serviço do Oracle;
* Criar uma string de conexão no "Connection String" do Erwin;
* Reparar a instalação do Oracle;
* Iniciar e Reiniciar os serviços;
* Reiniciei a máquina;

Porém tudo sem sucesso!

Sinceramente amigos, não sei mais o que fazer, por isso, estou recorrendo a vocês em busca de uma ajuda e possível solução.

Obs.: A máquina do meu amigo que está com o mesmo problema não tem nada instalado além do básico.

Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido.

At.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Saudações,

Sobre o erro que você está reportando, existem alguns links que talvez ajudem você no assunto:

A) http://www.experts-exchange.com/Databas ... 83471.html

O problema era que o TNSNAMES.ORA não estava configurado corretamente

B) http://supportconnect.ca.com/sc/kb/faqd ... =kbresults

Recomendacoes da CA (fabricante do ERWIN) sobre o erro ORA-01041.

Boa sorte,

Sergio
adambarao
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 7
Registrado em: Qui, 10 Jul 2008 2:12 pm
Localização: curitiba -PR

Buenas !!!

Acredito que o problema já esteja solucionado.
Apenas para atualizar com mais uma possibilidade.

Verifica se suas variaveis de ambiente não foram alteradas.
Quando você instala outra ferramenta oracle em windows, normalmente ela sobrescreve as variaveis do banco, e isso ocasiona o erro.

Grande Abraço!
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Boa tarde amigo.

Não infelizmente ainda não foi solucionado não. Eu havia té desencanado já. Mas preciso resolver ainda.

Cheguei a cogitar a hipótese de conflito de serviços, portas, firewall. Pois tenho instalado na minha máquina outras ferramentas de BD que preciso utilizar nos clientes, exemplo, Teradata, emuladores de mainframe, e por ai vai! Pensei também em ser algum problema com variáveis de ambiente, mas como não tenho conhecimento aprofundado de configuração do Oracle, não conheço os parâmetros para configuração.

Caso alguém puder me ajudar, fico agradecido.

Abç.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Tinho,

Você deu uma olhada nos links que te passei? Eles não ajudaram em nada no seu problema?

Relendo sua informação inicial nesta thread, fiquei com algumas dúvidas.

Você pode dar mais informações sobre as ferramentas que você instalou em seu computador, tipo :

- nome produto
- fabricante
- release exato do produto.

Também seria legal se você passasse informações detalhadas sobre o sistema operacional em sua maquina: seria linux, xp, vista, windows 7?

Também passe a versão exata das ferramentas que pararam de funcionar:
- Nome do produto
- Release

Sobre o seu outro colega que passou por este problema: ele tem também as MESMAS ferramentas (inclusive releases) instaladas na máquina dele? O sitema operacional dele seria o mesmo do seu?

Se você estiver disposto, podemos montar um roteiro e rever todos os parâmetros do seu ambiente. Talvez seja um processo meio chato e cansativo. E nem te garanto que a gente vá resolver o mesmo.

Mas confesso que teria mesmo interesse em descobrir a causa exata deste problema.

Fico no aguardo de suas informações,

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Desculpa a demora em responder, estou trabalhando no cliente e a internet é bloqueada aqui e como estou fazendo um curso a noite, não estou com muito tempo pra acessar o fórum.

De qualquer maneira obrigado pelas dicas, eu cheguei a olhar o primeiro link, porém o site é pago o outro eu verifiquei, mas não infelizmente não me ajudou muito não, uma vez que a minha aplicação e o banco são locais, não tenho outras versões instaladas e o serviço está ativado normalmente e não a duplicidade da dll citada.

Apenas para ciência, nesse mesmo fórum tem outro tópico que um colega auxiliou com as seguintes informações:

Selecionar tudo


já tive um problema parecido no windows 7, no meu caso o problema era o firewal, 

ai vai uma definição do amigo Chiappa que foi o que me resolveu, 

"01041 é perda de conexão/comunicação, 
então supõe-se que você tem algum tipo de conexão com 
database "estrangeiro" (não-Oracle), e que essa conexão está sendo 
anormalmente interrompida : isso pode ser da rede, pode ser firewall 
matando processos inativos, pode ser bug em software (tanto no ODBC 
quanto no net8 quanto no soft de comunicação desse 
banco "estrangeiro"), muitas variáveis aí... 
O procedimento seria mesmo fazer o que a documentação diz : acionar 
o Suporte Oracle , e trabalhar com eles - provavelmente eles vão te 
instruir a acionar alguns eventos no banco e no net8 que gerem arqs 
de trace/log, e vão pedir pra você os enviar, vai ser por aí. 

Também verifiquei as permissões no firewall, liberei alguns acessos e não resolveu. Já me falaram que pode ser problema de variável de ambiente e também ser caso de "remontar" o banco.

Respondendo aos seus questionamentos quanto as ferramentas instaladas foram as seguintes:

* Teradata 13;
* BMC Remedy User;
* EXTRA! Personal Client 32-bit;

Quanto as informações da minha máquina, segue:

* Versão do Oracle: oracle xe 10;
* Sistema Operacional: windows 7 32 bits / x86 - ultimate;

No caso do meu colega, o computador dele é "zerado", não tem nada, apenas o S.O e os aplicativos padrões. Ele instalou a mesma versão do Oracle que a minha e o SO e o win7 também.

Quanto a montar o roteiro sugerido, eu topo sim, e fico a disposição. só peço paciência devido a demora em responder, mas vou tentar ser mais ágil e eficiente nas respostas, ok?

Grato,
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Camaradas, aprendi a conviver com este erro em minha máquina e o fato de não conseguir fazer um engenharia reversa conectado ou replicar alterações no Erwin diretamente no banco. Mas ainda, estou em busca de uma possível solução, por isso, encarecidamente gostaria de reavivar este tópico em busca de uma solução.

Obs.: Perdoe-me a duplicidade de post, pois o mesmo existe também no índice de PL/SQL;

Grato.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes