Erro ORA: 12543

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
thiago.cs2
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Seg, 12 Set 2011 11:42 am
Localização: São Paulo - SP

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 11g
* Sistema Operacional: Windows 7 64 bits

Pessoal,

Bom dia!

Sou novo no fórum e agora estou aprendendo a utilizar o Oracle na Facul.
Instalei a versão 11g no meu PC mas não consigo conectar ao banco. Dá o erro ORA: 12543.
Acontece que o meu PC não está conectado a uma rede.
Alguém poderia me ajudar?

Grato,

Thiago.
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Primeira coisa amigo.
Procure a resposta no Google. Procure por "ORA-12543"

https://forums.oracle.com/forums/thread ... 5&tstart=0

Provavelmente o teu TNSNames não está configurado ou mal configurado.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Fala Thiago!

Bem vindo ao forum GLUFKE.

Então, sobre o problema descrito por você pode haver vários motivos, entre os quais:

- Banco fora do Ar;
- Firewall;
- Problemas de rede;

Como imagino que você está acessando o banco da mesma máquina onde ele se encontra instalado, eu imagino que talvez o erro não esteja relacionado com rede.

Tem certeza que a sua base de dados está no ar? Você pode verificar isso vendo no GERENCIADOR DE TAREFAS do WINDOWS se existe algum programa de nome ORACLE em execução.

Imaginando que a base instalada seja um Oracle 11g XE, você pode tentar fazer um teste de conexão com o programa TNSPING. Para isso, você pode entrar no MS-DOS do Windows e digitar o comando TNSPING XE <enter>. Ele deve retornar a tentativa de conexão no listener da base XE. A mensagem deveria terminar com um "OK", caso não existam problemas.