Erro ORA: 12543

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
thiago.cs2
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Seg, 12 Set 2011 11:42 am
Localização: São Paulo - SP

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 11g
* Sistema Operacional: Windows 7 64 bits

Pessoal,

Bom dia!

Sou novo no fórum e agora estou aprendendo a utilizar o Oracle na Facul.
Instalei a versão 11g no meu PC mas não consigo conectar ao banco. Dá o erro ORA: 12543.
Acontece que o meu PC não está conectado a uma rede.
Alguém poderia me ajudar?

Grato,

Thiago.
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Primeira coisa amigo.
Procure a resposta no Google. Procure por "ORA-12543"

https://forums.oracle.com/forums/thread ... 5&tstart=0

Provavelmente o teu TNSNames não está configurado ou mal configurado.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Fala Thiago!

Bem vindo ao forum GLUFKE.

Então, sobre o problema descrito por você pode haver vários motivos, entre os quais:

- Banco fora do Ar;
- Firewall;
- Problemas de rede;

Como imagino que você está acessando o banco da mesma máquina onde ele se encontra instalado, eu imagino que talvez o erro não esteja relacionado com rede.

Tem certeza que a sua base de dados está no ar? Você pode verificar isso vendo no GERENCIADOR DE TAREFAS do WINDOWS se existe algum programa de nome ORACLE em execução.

Imaginando que a base instalada seja um Oracle 11g XE, você pode tentar fazer um teste de conexão com o programa TNSPING. Para isso, você pode entrar no MS-DOS do Windows e digitar o comando TNSPING XE <enter>. Ele deve retornar a tentativa de conexão no listener da base XE. A mensagem deveria terminar com um "OK", caso não existam problemas.

Você também pode verificar se o LISTENER se encontra no ar. Para isso, basta abrir uma janela do MS-DOS e digitar o comando listener status <enter>.

Por último, você também pode ver o "ALERT.LOG" desta base de dados Oracle. O ALERT.LOG é um arquivo texto onde o banco de dados oracle grava algumas mensagens de alerta. A localização do ALERT.LOG depende de como foi feita a sua instalação de banco de dados. Por exemplo, ele pode se localizar em um diretório tal como d:\oracle\xe\app\oracle\admin\XE\bdump\alert_xe.log.

Se o seu ALERT.LOG indicar algum erro e a instância oracle não estiver inicializada e em execução, pode ser que tenha ocorrido algum problema na instalação do 11g XE.

Verifique então se o seu usuário WINDOWS dispõe de perfil de ADMINISTRADOR, para que a instalação do Oracle seja feita sem problemas. Ou, como sua máquina é de 64 bits, verifique se você instalou o XE (construído em 32 bits) em modo de compatibilidade com 32 bits.

Pode haver vários motivos diferentes para seu Oracle não funcionar. Explore estes pontos que eu repassei para você nesta thread e, se tiver dúvidas, continue atualizando o fórum (achando ou não uma solução).

Pode ser que outros foristas aquí tenham outras opiniões sobre o problema e forma de solucionar ele.

Abraços,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 11 visitantes