compilação

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
mfxavier
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sex, 25 Nov 2011 1:31 pm

srs boa tarde, sou novo aqui neste forum e é um prazer para eu estar aqui me dirigindo a voces,
recentemente recebi 2 arquivos compilados com base no banco de dados oracle, fui até o site da oracle cadastrei-me e baixei o oracle 11g para windows seven 64x, busquei tutoriais de passo a passo e não consegui nada, tenho um conhecimento razoavel no uso do delphi, mas por onde eu começo? com fazer? e preciso destes arquivos funcionando em tempo habil, voces poderiam me auxiliar nesta empreitada?

sem mais obrigado
mfxavier
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá mfxavier,

Bem vindo ao forum GLUFKE !

Não entendi a parte onde você explica que " ...recebeu 2 arquivos compilados com base no banco de dados oracle ..", mas deu para perceber que você está tendo dificuldades para instalar o banco de dados Oracle no Windows 7.

Creio que no forum deve ter alguns artigos sobre o tema, mas tente consultar os links abaixo, que apresentam um tutorial completo para instalação no WINDOWS 7:

http://www.csthost.com.br/banco-de-dado ... -7-parte-i
http://www.csthost.com.br/banco-de-dado ... 7-parte-ii
http://www.csthost.com.br/banco-de-dado ... ws-7-final

Considere a possibilidade de instalar uma versão mais simples do banco de dados Oracle, que seria o OracleXE. Ele é freeware e possue uma interface de administração extremamente agradável e fácil para pessoas que estão iniciando neste banco de dados.

Com o XE, você tem uma interface completa para criação de usuários, tabelas, índices, etc.

Bem, escolha a opção desejada (XE,ENTERPRISE,etc) e proceda com a instalação do produto. Procure instalar o produto com o usuário de perfil "administrador" no Windows 7.

Abraços e boa sorte !

Sergio Coutinho
mfxavier
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sex, 25 Nov 2011 1:31 pm

ola ,stcoutinho
acredito que não formulei a perqunta direito - é o seguinte: trabalho para varias escola aqui na minha cidade e todas necessitam se comunicar com o educacenso que é um site do ideb lá se cadastram escolas e os alunos que precisam de bolsa escola pois bem uma destas escola que eu atendo precisou de obter alguns dados referentes a bolsa escolas dos anos 2008 e2007 atraves de um oficio pedimos estes arquivos e recebemo os mesmos assim
TAB_ALUNO.CTL TAB_ALUNO.DAT TAB_PAIS.CTL TAB_PAIS.DAT TAB_DISCIPLINA.CTL TAB_DISCIPLINA.DAT TAB_CLASSE_CURSO.CTL TAB_CLASSE_CURSO.DAT e assim por diante procurando na internete achei isto
1. Os arquivos devem ser descompactado dentro de uma pasta no servidor onde o banco de dados está instalado.

2. Com alguma ferramenta como o SQL Plus deverá ser executado primeiro o procedimento com o nome: ‘CRIA_USUÁRIO.SQL (ex.: START CAMINHO DO ARQUIVO\ CRIA_USUÁRIO.SQL ;) sendo que para executar este procedimento é necessário estar logado com uma senha de DBA ou que possua autorização para a criação de Tablespace e usuários, neste procedimento também é necessário observar o tamanho que será disponibilizado para a carga dos dados, este espaço está definido na criação das Tablespace dentro do arquivo acima e deverá ser alterado conforme a necessidade.

3. Após a criação do usuário é necessário executar o arquivo CRIA_TABELA.sql, da mesma forma do passo acima. (ex.: START CAMINHO DO ARQUIVO\ CRIA_TABELA.sql;)

5. Logar novamente no SQL Plus ou ferramenta utilizada para executar os procedimento.

6. Executar o SQL CRIA_CONSTRAINTS.sql para criar as "constraints" do BD. Observe se ocorre erro. Se ocorrer é porque existem inconsistências nos dados.

5 - Executar o SQL CRIA_INDEX.SQL para criar os índices do BD.

6 - Fazer a verificação final executando algumas consultas.

7 – É Disponibilizado os arquivos:
• .CTL onde se encontram as estruturas das tabelas;
• .DAT arquivo texto onde estão os dados para a carga;
• Cria_Usuario.sql – criação das tablespace e usuário da tablespace;
• Cria_tabelas.sql – criação das tabelas necessárias para a carga
• Cria_constraints.sql – criação das constraints
• Cria_index.sql – criação dos índices

quando vou usar o sql plus pede login e senha so que não lembro de ter feito login e senha
o que me lembro é que criei login e senha para o sysdba
Bem agora por onde começo? sou cru em oracle não tenho ideia de como usar o oracle
quando eu clico em database control não me abre nada na tela
tambem acredito que não posso usar o oracle xe porque são mais de 30.000 alunos cadastrados
consegue entender o meu desespero, será que posso contar com sua ajuda?
sem mais para o momento sou atenciosamente grato
mfxavier
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá mfxavier,

Fica um pouquinho difícil imaginar o que que realmente fazem os scripts que você mencionou, mas vamos lá.

Tente aplicar o seguinte roteiro:

A) Crie uma pasta no WINDOWS e copie para ele todos os scripts, independente de usar ou não posteriormente.
Exemplo: D:\CARGA_ESCOLA

B) Abra uma sessão do MS-DOS. Uma vez aberta a sessão, posicione no diretório onde se situam os scripts.
Exemplo: No WINDOWS, acesse a opção EXECUTAR e digite CMD <enter>
Posicione no diretorio de trabalho:
D: <enter>
CD D:\CARGA_ESCOLA <enter>

C) Verifique se consegue abrir uma sessão no banco de dados no MS-DOS. Para isso, você precisa de um usuário
de banco de dados. Ao instalar o banco, você deve ter definido a senha do usuário SYSTEM:
Exemplo:
sqlplus system/manager

D) Se não abrir a sessão, então verifique a mensagem de erro.

E) Caso contrário, reveja o script CRIA_USUÁRIO.SQL. Você disse que ele também cria as TABLESPACES do
banco. Verifique na sintaxe dos comandos de CREATE TABLESPACE se os datafiles estão sendo criados
em diretórios válidos do WINDOWS. Sugiro que você coloque estas tablespaces no mesmo diretório onde s
se encontram as tablespaces SYSTEM e SYSAUX. Execute o comando "select file_name from DBA_DATA_FILES"
para identificar a localização destas tablespaces. Sobre o tamanho das tablespaces, eu realmente não
tenho como te informar se são adequados ou não. Recomendo que deixe por enquanto como está;

F) Execute na sessão do SQL*PLus o script CRIA_USUARIO:
Exemplo: SQL>@CRIA_USUARIO.SQL <enter>

E) Fique atento para qualquer erro de execução que ocorra. Não continue enquanto não tiver certeza que
está tudo OK.

G) Não sei se o usuário que você vai criou terá permissão para criar as tabelas e índices. Veja na
documentação que você recebeu. Se ele tiver permissão de criar, então abra na sessão corrente do SQL*PLus
uma sessão com este novo usuário e sua senha.
Ex: SQL> CONN NOME_USUARIO/VALOR_SENHA <enter>

H) Execute o script CRIA_TABELA.sql
Ex: SQL>CRIA_TABELA.sql

I) Neste ponto, você precisa carregar os dados das tabelas? Verifique isso com o provedor dos scripts ANTES
de continuar, pois você pode ter problemas de carga/integridade se as CONSTRAINTS forem criadas antes da
carga. Notei que existem arquivos CTL e DAT. Isso pode indicar o uso da ferramente SQLLOADER;

J) Se efetuar a carga com sucesso, então execute os demais scripts na ordem informada a você.
Exemplo:
SQL> @CRIA_CONSTRAINTS.SQL
SQL> @CRIA_INDICES.SQL

Desculpe, estou sendo extremanente genérico com você sobre os procedimentos a serem executados.
Só posso imaginar o que estes scripts fazem.

Creio que o melhor orientador neste caso seja o PROVEDOR destes scripts e roteiros de instalação.
Em caso de dúvidas, por menor que sejam, tente pedir uma orientação ao provedor.

Mas fique à vontade para continuar postando suas dúvidas.

Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes