pré-requisitos - conhecimentos

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
thiago.sousa
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Sex, 09 Dez 2005 9:17 am
Localização: Itajai-SC
_______________________________________
Thiago Antonio
SCJP - Sun Certified Java Programer
SCJA - Sun Certified Java Associate

Pessoal,
alguém teria como me informar, quais os pre-requisitos para se tornar um DBA Júnior, Pleno e Senior?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Eu gosto muito de um blog do Marcio Portes...
Dá uma olhada nesse post:
http://mportes.blogspot.com/2005/08/carreira-dba.html

:-o
O melhor caminho a seguir depende do momento da sua carreira, isso só quem pode determinar é você. Na minha opinião, em qualquer profissão, sorte é imprescindível. Estar no lugar certo na hora certa e, principalmente, ter a sorte de trabalhar com pessoas experientes. Ter um mentor no início da carreira é uma excelente oportunidade de aprender boa lógica, proatividade, leitura política, tranquilidade, administrar conflitos, saber priorizar tarefas, definir o que é importante, como se comportar sob pressão, etc.

O DBA precisa entender a área de desenvolvimento. No seu caso, você já tem essa vantagem por vir de lá. O principal objetivo do DBA é tornar as tarefas que dizem respeito ao banco fáceis de serem realizadas. Resumindo: disponibilidade, boa performance e administração.

Disponibilidade

Ter os dados disponíveis é ter um boa estratégia de backup e recovery. Se você já tem familiaridade com isso, mesmo assim não é o bastante. Volte aos estudos e pratique mais. Simule todos os cenários possíveis de desastre do banco e tente recuperá-los.

Boa Performance

Entender quais as ferramentas estão sendo usadas para desenvolvimento contra o banco de dados, facilitar o acesso aos traces e instrumentar o banco. Assim, é possível identificar pontos de gargalos e ajudar os desenvolvedores a construir SQLs eficientes e baratos para a aplicação. Quem determina o tempo de execução de uma transação deve ser o negócio e o DBA deve ajudar alcançar essa meta.

Administração

São as demais tarefas: instalação, aplicação de patches, verificação de vulnerabilidades, dimensionamento de hardware (memória/disco), configuração de rede (tns/listeners/dispatchers), capacity plan, configuração de clients, conectividade com servidor de aplicação, etc.
Eu evitaria vício em ferramentas gráficas, preferiria scripts ao invés. Por onde houver um Oracle, seguramente vai existir um SQL*Plus. Numa eventual visita externa, leve consigo seus scripts num pen drive (USB Flash memory) e pronto.

Não sei qual sua experiência em Oracle atualmente. É fato que estudar paras provas o ajudará, No entanto, o que levará você a se tornar um DBA é o hands-on. Tem que praticar, provar, investigar, não aceitar a palavra de ninguém, é preciso aprender a comprovar qualquer teoria no banco com scritps (reproduzindo). Ser um DBA vem com o tempo e experiência. Não tenha pressa.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes