Configuração ambientes banco de dados

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
tonyferreira3
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Sex, 17 Ago 2012 3:50 pm

Boa tarde pessoal,
Sou novato na parte de banco de dados.
Tenho um banco de dados Oracle 11g rodando no linux red hat.
Tenho tenho 3 ambientes nele, Produção, Homologação e Desenvolvimento.
Como eu faria pra poder criar um quarto ambiente que eu daria o nome de Treinamento.
Obrigado.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Tonny?

Pode verificar se seu ambiente corresponde a uma única instãncia de banco de dados, com os schemas de PRODUCAO, HOMOLOGACAO e DESENVOLVIMENTO?

Ou seriam 3 INSTÂNCIAS independentes de banco de dados?

Grato,

Sergio Coutinho
tonyferreira3
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Sex, 17 Ago 2012 3:50 pm

Bom dia Sergio,
Meu banco esta com 3 instancias diferentes (Produção, Homolagação e Desenvolvimento).
Oracle 11g R2 com Red Hat 6.

Att.
Antony Ferreira
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Antonny,

Creio que você consegue clonar o ambiente com RMAN, ou então manualmente.

Encontrei estes links onde você pode obter algumas sugestões sobre como proceder.

http://certificacaobd.com.br/2012/11/08 ... nd-backup/

http://databaseguard.blogspot.com/2011/ ... mente.html

http://www.infoblogs.com.br/view.action ... ABASE.html

De todos, creio que o primeiro link está muito bem explicado, e poderia ajudar em suas atividades.

Agora, um conselho.

Você tem em um mesmo servidor as instâncias de PRODUCAO, DESENVOLVIMENTO e HOMOLOGACAO. Eu recomendaria em um primeiro momento que você montasse um ambiente em outro servidor (não precisa ser exatamente uma destas instâncias) e usasse a mesma para testar o procedimento descrito em um destes artigos (recomendaria o primeiro).

O motivo é que você pode se deparar com algum problema eventual (ex: um erro inesperado, um comando executado de forma incorreta, etc), e seria bom que isso não ocorresse neste ambiente com a PRODUCAO.

Então, dispondo de um ambiente de testes para você "detonar" (no bom sentido), tente seguir o procedimento. Eu aconselharia você a montar ao mesmo tempo um "PROCEDIMENTO DE TRABALHO" (um simples documento world), onde você transcreveria os passos descritos no artigo do link sequencialmente, complementando com suas próprias observações a respeito de seu sistema ou teste (ex: registrando problemas inesperados e como resolveu os mesmos, etc).

Ao final do processo, você já terá um procedimento documentado que poderá ser útil para você no futuro. Você inclusive terá facilidade para orientar outros DBAs (ou até mesmo você) sem que perca tempo levantando tudo novamente.

Abraços e boa sorte,

Sergio Coutinho
tonyferreira3
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 12
Registrado em: Sex, 17 Ago 2012 3:50 pm

Muito obrigado Sergio pelas dicas,
Vou instalar o oracle em outro servidor para eu poder ficar realizando os testes então.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes