Oracle na versão XE.

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
AlexTR
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Seg, 25 Jun 2012 3:30 pm

Bom acho que estou no lugar certo, na area de DBA, sou aprendiz do oracle e gostaria de saber o seguinte:

o banco de dados 10g na versão XE(Express Edition) pode ser comercializada?
Tipo desenvolvi o sistema e quero comercializar, porem meu banco de dados oracle é a versão 10g XE, e esse banco vai ser usado em diversas empresas, ou unidades, e gostaria de saber se teria que comprar o oracle ou eu poderia comercializar o banco sem problemas, na versão XE, logico que lembrando que essa versão é limitada, e futuramente teria que ter a versão profissional, mais eu teria esse direito de comercializar sem pagar por enquanto?

Eu não sei se é os DBAs que cuidam de licenciatura etc.
Me desculpe se aqui não for a area certa.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Alex,

Pelo que sei, o ORACLE XE é um produto livre para você distribuir com os seus sistemas.

Mas só para não ficar no "eu acho que", fiz uma pequena pesquisa no site da Oracle sobre o produto.

O link http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/lic ... itions.htm informa o seguinte:
Oracle Database Express Edition

Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) is an entry-level edition of Oracle Database that is quick to download, simple to install and manage, and is free to develop, deploy, and distribute. Oracle Database XE makes it easy to upgrade to the other editions of Oracle without costly and complex migrations. Oracle Database XE can be installed on any size machine with any number of CPUs, stores up to 4GB of user data, using up to 1GB of memory, and using only one CPU on the host machine. Support is provided by an online forum.

Oracle Database XE is a great starter database for:

A) Developers working on PHP, Java, .NET, XML, and Open Source applications
B) DBAs who need a free, starter database for training and deployment
C) Independent Software Vendors (ISVs) and hardware vendors who want a starter database to distribute free of charge
D) Educational institutions and students who need a free database for their curriculum
Acho que você se encaixa nos tópicos [A] e do texto acima.

Maiores detalhes sobre licenciamente se encontra no link a seguir : http://www.oracle.com/technetwork/licen ... 59621.html

Creio que não é o seu caso, mas pelo fato do fabricante se situar nos EUA, existem algumas limitações para comercialização e distribuição do produto, como por exemplo : você não distribuir o produto para países que estão na lista de restrições dos EUA, você não fazer parte de nenhum grupo político radical (rss), etc.

Abraços,

Sergio Coutinho
AlexTR
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 48
Registrado em: Seg, 25 Jun 2012 3:30 pm

Opa obrigadão agradeço imensamente =)
Avatar do usuário
fbifabio
Moderador
Moderador
Mensagens: 199
Registrado em: Ter, 22 Fev 2011 1:51 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:
Fábio Prado
www.fabioprado.net

@AlexTR,

Você pode usar a versão Express Edition do Oracle p/ qualquer finalidade, comercial ou não! Eu por exemplo utilizo ela para dar os meus treinamentos. Ela é totalmente free, mas cheia de limitações e dificilmente você conseguirá utilizá-la para bds corporativos ou grandes aplicações! Algumas das limitações dela:
- Suporta apenas 1 cpu
- Suporta apenas 1 GB ram
- Suporta armazenamento de somente até 4gb ou 8gb
- Não suporta indices bitmap, paralelismo, index rebuild online, particionamento e muitos outros recursos que são extremamente úties para otimizar e viabilizar grandes aplicações e Bds corporativos.

[]s
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes