Oracle Client: Quando, Como e Por que?

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Senhores,

Perdoem-me a ignorância, o entanto sou leigo na parte de instalação e configuração "avançada" bem como na parte administrativa do banco.

Quando ouço falar de uma aplicação client, imagino que esta aplicação seja instalada em cada estação de trabalho para se comunicar com um servidor.

Mas quando instalo a versão XE em uma máquina local, necessariamente preciso instalar o Oracle Client? Acredito que não, mas só gostaria de ter certeza.

Agora no caso de ter uma máquina virtual instalada onde a minha máquina host seja o servidor e a maquina virtual seja o client, neste caso eu precisaria instalar a aplicação client, correto?

À quem puder me ajudar, desde já agradeço.

Att.,
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

É isso aí!
O Client tem todas as bibliotecas pra se conectar no banco Oracle.
É possível também fazer conexão com o banco usando JDBC, que não deixa de ser um CLIENT, mas só que é uma biblioteca em JAVA.

Exemplo:
* Pra usar o PLSQL Developer é necessário ter o CLIENT ORACLE instalado.
* Pra usar o SQL Developer (da própria oracle), não porecisa, porque a conexão é feita em JAVA via JDBC! Dai basta ter o .jar e pronto.

:-o
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

dr_gori, obrigado.

Então no caso de uma instalação local, de qualquer maneira vou precisar instalar o client?

Att.,
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Tinho,

Como o dr_gori explicou, a instalação do ORACLE CLIENT na sua estação de trabalho vai depender do que você vai fazer nesta estação ou o produto que você pretende utilizar para acessar o banco.

Se você só vai usar um produto como o ORACLE SQL DEVELOPER (ferramenta de desenvolvimento free da ORACLE), neste caso não haveria necessidade de instalar o ORACLE CLIENT, uma vez que o DEVELOPER permite conexões de banco via JDBC (você só precisa de um arquivo JAR para conetar-se no banco), dispensando a necessidade de instalar um ORACLE CLIENT.

O mesmo valeria se você fosse trabalhar com o ORACLE APEX. A plataforma de desenvolvimento se situa no navegador (CHROME, FIREFOX e/ou IEXPLORER), não havendo necessidade nenhuma de se usar um ORACLE CLIENT.

Mas a coisa muda se você pretender usar produtos como o SQL*PLUS, o PL/SQL DEVELOPER, TOAD, SQL NAVIGATOR, DBARTISAN, SQL*LOADER ou outra ferramenta de desenvolvimento. Estes produtos exigem a instalação e configuração de um ORACLE CLIENT.

Eu por exemplo costumo ter o ORACLE CLIENT instalado na minha máquina, pois costumo executar alguns procedimentos de manutenção, usando para isso SQL*PLUS, SQL*LOADER, EXP, IMP, etc. Também tenho o ORACLE XE instalado, pois tenho uma base local XE para fazer alguns monitoramentos de ambiente, desenvolver pequenas aplicações em ORACLE APEX, testar scripts de manutenção, etc.

O ORACLE XE já vem com o banco e todas as ferramentas necessárias para operar o banco (SQL*PLUS, IMP, EXP, EXPDP, IMPDP, ORACLE CLIENT, SQL*LOADER, SQL*PLUS, etc).

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Então toda vez que tiver que utilizar uma ferramenta der terceiro como o PL/SQL Developer,CA-Erwin eu devo instalar o Client? Então é preferível instalar porque o uso dessas e outras ferramentas é frequente e comum.

Talvez por isso, esteja dando erro ao tentar ao banco de dados com o Erwin! :shock:

Eu só consigo instalar o Client através de linha de comando? Alguém tem algum tutorial ou dica?

Grato.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Tinho,

Para o Erwin, se você deseja fazer uma engenharia reversa do banco, você vai precisar instalar e configurar um ORACLE CLIENT.

Agora, sobre procedimentos de instalação, trata-se de uma informação bem fácil de se encontrar. Abaixo, seguem alguns links para você pesquisar:

http://www.youtube.com/watch?v=81KBSBaQLRA
http://www.oraclehome.com.br/2012/01/04 ... s-64-bits/
http://mytracelog.blogspot.com.br/2011/ ... r2-no.html
http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/ins ... t_task.htm

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Dentre tantas opções de download eu fico na dúvida?

Eu posso instalar uma versão superior a do banco de dados ou deve ser a mesma?

Eu baixei uma dessas versões, no entanto não tem o arquivo de setup para efetuar a instalação.

Num dos links dos artigos informados, a versão é diferente de todas abaixo e eu estranhei pois achei excessivamente grande o arquivo para download.

Selecionar tudo

Version 12.1.0.1.0 
      
  Instant Client Package - Basic: All files required to run OCI, OCCI, and JDBC-OCI applications 

Download instantclient-basic-nt-12.1.0.1.0.zip (60,582,453 bytes) (cksum - 788170417) 

*Instant Client Package - Basic Lite: Smaller version of the Basic, with only English error messages and Unicode, ASCII, and Western European character set support 

Download instantclient-basiclite-nt-12.1.0.1.0.zip (28,704,352 bytes) (cksum - 3256522486) 

*Instant Client Package - JDBC Supplement: Additional support for XA, Internationalization, and RowSet operations under JDBC 

Download instantclient-jdbc-nt-12.1.0.1.0.zip (1,573,285 bytes) (cksum - 3429252533)  

*Instant Client Package - SQL*Plus: Additional libraries and executable for running SQL*Plus with Instant Client 
Download instantclient-sqlplus-nt-12.1.0.1.0.zip (805,618 bytes) (cksum - 4077647640)  

*Instant Client Package - SDK: Additional header files and an example makefile for developing Oracle applications with Instant Client 
Download instantclient-sdk-nt-12.1.0.1.0.zip (1,774,685 bytes) (cksum - 1986485890)  

*Instant Client Package - ODBC: Additional libraries for enabling ODBC applications 
Download instantclient-odbc-nt-12.1.0.1.0.zip (526,039 bytes) (cksum - 2929402511) 

*Instant Client Package - WRC: Workload Replay Client used to replay workload for RAT's DB Replay Feature 
Download instantclient-tools-nt-12.1.0.1.0.zip (15,374 bytes) (cksum - 766304178 ) 

*Instant Client Package - Precompiler:  Additional files for "proc" binary and related files to precompile a Pro*C application and demo 
Grato.
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Como faço para saber se tenho o cliente instalado? Por padrão o mesmo não é instalado no wizard do Oracle XE né? Por que apesar de achar que não tenho instalado, ao contrário das informações passadas o meu PL/SQL Developer está funcionando.

Grato.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Tinho,

Eu descobri um link para baixar o ORACLE CLIENT do windows, versão 11g.

http://www.oracle.com/technetwork/datab ... 98987.html

O INSTANT CLIENT é uma versão "light", que pode ser usada como uma alternativa ao ORACLE CLIENT padrão.

Mas se o seu desejo é aprender mais de banco de dados, talvez fosse uma boa instalar o ORACLE CLIENT a partir do link acima. Ou então, se desejar aprender um pouco da atividade do DBA, você pode instalar o ORACLE XE, que permite a instalação de um banco de dados local.

Após instalar ORACLE CLIENT ou ORACLE XE (veja no site da OTN ou YOUTUBE, por exemplo), você deve configurar o arquivo TNSNAMES.ORA para apontar para a base de dados desejada.

Feito isso, instale o seu PL/SQL DEVELOPER e tente se conectar na base.

Tinho, eu reconheço que as instruções estão muito por cima, mas eu não tenho como te passar um roteiro completo e detalhado. Você precisaria ir pesquisando um pouco sobre os temas (instalação ORACLE CLIENTE, configuração TNSNAMES.ORA).

Tente primeiro instalar o ORACLE CLIENT ou o ORACLE XE. Para os próximos passos, você pode fazer mais perguntas, mas só seria produtivo eu te responder se você seguir a opção de instalar um dos dois produtos. Eu desconheço o INTANT CLIENT, caso você opte por instalar este produto.

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Coutinho agradeço todas as informações que são muito válidas e me ajudaram bastante.

Baixei a primeira versão recomendada e tentei seguir o passo a passo do wizard da instalação do client, mas em determinado momento estou recebendo o seguinte erro:

Na etapa: Configuration -> Assistente de Configuração do Oracle NET;

INS-20802 Assistente de Configuração do Oracle Net Falhou
No arquivo de log gerado eu tenho a seguinte informação:

INFO: Error: Erro detectado no ambiente: O Oracle Home definido como "c:\windows\system32" no ambiente é diferente do Oracle Home instalado pelo Assistente de Configuração do Oracle Net.
INFO: Verifique se a variável de ambiente ORACLE_HOME ou a definição do registro está definida para o valor correto e reinicie o Assistente de Configuração do Oracle Net.
INFO:

INFO: A configuração de Serviços do Oracle Net falhou. O código de saída é 1

WARNING:
INFO:
INFO: Completed Plugin named: Oracle Net Configuration Assistant
Eu ia abrir um tópico para saber como tratar ou criar variáveis de ambiente do Oracle, mas achei por melhor utilizar este tópico mesmo. Eu preciso alterar alguma coisa no TNSNAME ou no SQLNET?

Eu nem sei o que é e pra que serve esse "Oracle NET".

Eu já tenho o banco instalado. Preciso instalar o Client primeiro?

Grato.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi Tinho,

Vamos por partes.

O que você tem instalado no seu computador de trabalho? Por acaso você já tem o ORACLE XE instalado nele? O banco ao qual você se refere .. onde se encontra situado? No seu computador de trabalho ou em um servidor à parte? Qual o produto que você está tentando instalar em seu computador de trabalho e que está dando erro? É o ORACLE CLIENT padrão que eu te passei o link por último ou o ORACLE INSTANT CLIENT cujos links de download você mesmo postou?

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Eu estou na minha máquina local, de estudos, e eventuais trabalhos, onde tenho o Oracle XE 11 instalado e estou tentando instalar o Client recomendado. Mas no momento que vou instalar dá o erro informado.

Grato.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi TInho,

Com o ORACLE XE instalado, você já tem tudo o que precisa. Ele dispõe do banco de dados e do client junto.

Você não precisa então instalar o ORACLE CLIENT padrão ou ORACLE INSTANT CLIENT.

Vamos focar então no problema de conexão da sua ferramenta com o banco de dados XE, ok?

Uma listinha de perguntas, antes de continuarmos:

A) Qua o sistema operacional da sua máquina? É Linux ou Windows?
B) O banco do ORACLE XE está no ar? Você tem como explicar como constatou que ele está no ar?
C) Estando ele no ar, você consegue se conectar no mesmo via SQL*PLUS?
D) Conseguindo se conectar no XE, você já tem a sua ferramenta de trabalho instalada?
E) Qual o nome completo da ferramenta que está tentando usar? (ex: ORACLE SQL DEVELOPER, DBARTISAN)
F) Tendo a ferramenta instalada, você tentou se conectar com ela? Se deu erro, qual a mensagem completa de erro que você se deparou?

Tente me responder as perguntas acima até o ponto que você executou (ex: só instalei o XE, mas parece que ele não está no ar). Sabendo em que ponto parou, creio que posso ajudar você a continuar os próximos passos.

Abraços,

Sergio Coutinho
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Coutinho mais uma vez obrigado pela disposição em ajudar.

Mas voltando ao foco principal da abertura do tópico, na verdade não estou tendo nenhum problema de conexão com o banco direta ou indiretamente através de ferramenta de terceiros, a minha dúvida era de quando e porque instalar o Oracle Client.

Em outra oportunidade havia aberto um tópico referente a alguns problemas de conectividade através do CA-Erwin. Mas como havia entendido que algumas ferramentas de terceiro precisam ter o cliente instalado, vou fazer alguns testes com o Erwin para ver se resolveu o problema.

No entanto, quando instalei o Oracle XE 11, não foram instaladas ferramentas adicionais como o SQL PLUS ou qualquer outra ferramenta de gerenciamento e/ou manutenção do banco. Essas ferramentas eu percebi após a instalação do Client. Porém no momento da instalação do Oracle Client, no passo citado, surgiu o erro relatado!!! Mesmo assim (com o erro), o client foi instalado com sucesso.

Grato e atenciosamente.
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Agora após instalar o Oracle Client, ao tentar conectar no banco através do PL/SQL Developer, estou recebendo o seguinte erro de TNS:
ORA-12154 TNS: não foi possível resolver o identificador de conexão especificado
Desinstalei o Oracle XE 11 da minha máquina, exclui a pasta oraclexe e reiniciei a máquina, ao tentar reinstalar o Oracle XE 11 novamente estou recendo a mensagem que a porta 1522 já está sendo usada.

Então, pelo o que eu entendi das informações anteriores, como eu não preciso instalar o Oracle Client em uma instalação local, seria mais obvio eu desinstalar o Client, correto? Pois suspeito que seja algum problema de concorrência de outro serviço que esteja utilizando a mesma porta.

Grato.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes