Previsão de tamanho no Oracle

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
afonso.augusto
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 21
Registrado em: Qui, 06 Jun 2013 2:06 pm

Bom dia,

Gostaria de saber como eu consigo fazer a previsão que o meu banco vai ter.

Por exemplo: Sei que o meu banco histórico hoje ocupa cerca de 731 GB com 1 ano de dados, poder prever o crescimento para daqui à 3 ano ele ocupar 1,5 TB.

Existe o pacote DBMS_SPACE.OBJECT_GROWTH_TREND, porém a previsão apresentada é por objeto.

Uso Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0 - 64bit Production.

Obrigado
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Oi afonso,

Talvez os foristas possam dar outras sugestões mais uteis, mas você poderia tentar fazer o seguinte:

A) Execute um DBMS_STATS do seu schema para coletar as estatisticas das tabelas e índices;
B) Conecte-se como o "dono das tabelas" e faça um SELECT na USER_TABLES:
SELECT TABLE_NAME, AVG_ROW_LEN FROM USER_TABLES;
C) Com a querie acima, você vai conseguir o tamanho médio do registro de cada tabela;
D) Verifique quantos registros em média são gerados por mês em cada uma destas tabelas. Com certeza, algumas tabelas apresentam uma quantidade fixa ou máxima de registros (ex: uma tabela de UF - estados);
E) Com todas estas informações, você pode montar uma "regra de três" para saber o tamanho da tabela em X anos;

É lógico que esta estimativa é bem tosca, e eu nem estou levando aqui em conta os índices, cuja previsão de crescimento (espaço em disco) é praticamente impossível de se calcular com segurança.

Você poderia estimar então que seus índices correspondem a X% do seu tamanho de tabelas.

Lembre-se, você só está gerando uma estimativa de crescimento, e qualquer valor que obtenha não pode ser levado ao "pé da letra". Até gostaria de sugerir para incluir um "percentual de margem de erro" nos valores obtidos.

Se desejar fazer um levantamento mais acurado, talvez este link lhe ajude:

https://forums.oracle.com/message/2531199#2531199

Abraços,

Sergio Coutinho
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes