Ambiente de Desenvolvimento e Testes

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 319
Registrado em: Seg, 16 Nov 2009 4:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Caros DBAs de plantão.

Sou analista e desenvolvedor PL/SQL e não conheço muito de administração de banco, apenas aquilo que li e um pouco da arquitetura.

No entanto, no atual cliente que estou trabalhando é recorrente o problema com o ambiente de desenvolvimento, popularmente, conhecido como "ninguém é de niguem" uma zona aberta, onde são permitidas alteração nos dados, mudança nas estruturas dos objetos. Além disso ou em decorrência disso, existem muitos objetos inválidos, lockados, dados desatualizados, etc.

Devido a complexidade do sistema, muitos dos objetos (a maioria) utiliza variáveis globais que são inicializadas no inicio do processo de execução dos mesmos, seja via jobs ou mesmo pela aplicação. Esses mesmos objetos, são desenvolvidos utilizando conceito de objeto-relacional encadeados, ou seja, dentro de uma determinada package principal, existe um infinidade de outras chamadas a outros objetos que retornam valores para objetcs types/record, que posteriormente são lidos por outras chamadas a outros objetos, e por ai vai.

Por isso, com esse cenário exposto acima, toda vez que é feita uma modificação em qualquer dos objetos, é quase impossível testar em desenvolvimento, seja debugando o objeto em questão, ou ate mesmo pela propria aplicação que trava.

Mesmo alterando os cursores gigantes que cada objeto tem, fixando "hardcode" para restringir a quantidade de linhas retornadas é extremamente lento e estressante. Ainda, caso se queira interromper o processo de debug é pior, trava a aplicação. O que as vezes resolve é desplugar o cabo de rede.