O que é o sysdba?

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
alan.almeida
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Qui, 09 Abr 2015 4:13 pm

Pessoal bom dia, sou novo no forum e no Oracle, tenho começado a estudar e trabalhar com PLSQL, sei que a dúvida é bem básica, mas o que é o sysdba? è um usuário, ou grupo? Já procurei na internet e não consigo achar nada que sane minha dúvida, por exemplo: Eu conecto pelo SQL Developer com um usuário que eu criei chamado admin, tentei criar um sinônimo para uma tabela, e não consegui, por falta de privilégios, ai eu mudo a conexão para sysdba, de cara já me aparece um monte de tabelas que não existiam antes, aí consegui criar o sinônimo para a tabela, só que se eu volta para a conexão sem o sysdba não consigo ver o sinônimo, nada do que eu crio como sysdba aparece quando estou sem o sysdba, e vice versa, muito confuso essa questão de usuários no Oracle, se alguém puder me esclarecer eu agradeço.
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brother ,quando estamos falando de SYSDBA ,estamos falando de privilégios administrativos dentro do banco.
O SYSDBA consiste num sistema de privilégios ,permitindo efetivamente que o usuário sys tenha todas as permissões dentro do banco.
O que pode fazer o usuário sys com os sistema de privilégios sysdba dentro do banco?
-fazer operações de startup e shutdown do banco;
-fazer alterações no banco ele estando nos modos : open,mount ,backup e alterações de conjuntos de caracteres:
-Criação de Banco de Dados;
-Drop do Banco de Dados;
-Criação de SPFILE;
-alteração dos archivelogs;
-recuperação do Banco;
-Inclusão e restricão de sessões de privilégios.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes