Mais uma piada que sai no site baguete

Use este forum para coisas que não tem nada a ver com Oracle.
Responder
Avatar do usuário
jessica.ff
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 61
Registrado em: Seg, 11 Jun 2007 2:28 pm
Localização: Gravataí - RS
ninguém é tão sabio que não tenha a aprender, e nem tão ignorante que não tenha a ensinar.

Hoje no final da tarde lendo baguete, já que é o unico site liberado na empresa hehe a (glufke tb), encontrei uma matéria a qual dizia que iria minimizar a carencia de mão de obra na área de TI, abaixo ta um trecho dela:
Softex: R$ 3,4 mi para mão-de-obra


05/08/2008 15:59 - Gláucia Civa


Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Blumenau, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro serão beneficiadas por um novo projeto da Softex que pretende minimizar a carência de mão-de-obra em TI no país, hoje avaliada em cerca de 20 mil profissionais.

O Programa de Formação de Recursos Humanos, que será aplicado pelos 23 agentes regionais da Softex no país, contará com recursos de R$ 1,4 milhão para oferta de cursos, que poderão ser cobrados ou gratuitos, dependendo da definição de cada gerência local.

O aporte será dividido em aprovações de cerca de R$ 180 mil para cada um dos oito projetos aprovados, com a complementação de contrapartidas da ordem de R$ 2 milhões. “Dessa forma, a fase piloto da iniciativa terá investimento total de aproximadamente R$ 3,4 milhões”, afirma o diretor de Capacitação e Inovação da Softex, John Forman.

Em Porto Alegre, o agente autorizado é a Softsul, que oferecerá cursos de Introdução a Informática e Sistema Operacional, Linguagem de Programação (Java ou .Net ), Banco de Dados e Ética e Cidadania, totalizando 240 horas de treinamento, sendo 220 delas dedicadas à formação especifica na área de desenvolvimento de software. As 20 horas restantes serão utilizadas para qualificar os alunos no desempenho diário de suas atividades profissionais.
Bom agora vamos ao meu ponto de vista curso de introdução a informativa, linguagem de programação, não vai suprir essa necessidade do mercado, pessoas com conhecimentos basicos em informatica (entenda-se programação ou infra) tem bastante com conhecimento apenas didatico tem bastante o que falta é pessoas especializadas. Acredito que esse dinheiro poderia ser investido de uma forma bem melhor...

Resumidamente eu penso assim... que se abram as discuções hehehe
Ah quem quiser ler a matéria completa vai ai o link:

http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=27204
ricardorauber
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Qua, 21 Jun 2006 11:33 pm
Localização: Canoas RS

A Gerdau parece que está preparando 90 vagas para trainees desde que tenham concluído ou falte 2 anos para concluir o ensino superior. O detahe nisso é que eles pedem "domínio de informática" mas o que isso quer dizer pra eles?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Aham... Tem vagas sim de sobra, o brabo é achar gente qualificada!
Eu sempre recebo o email da targettrust com as ofertas de emprego! Tem algumas vagas ali que realmente é de se tirar o chapéu pro cara que for contratado, pois tão exigindo gente MUITO POWER... (e pagam bem!!)

Onde eu trabalho tem vagas de sobra tb. Mas o diferencial lá é que é uma empresa americana multinacional, e todos os projetos, meetings, documentação, etc é tudo 100% em ingles. Daí tem esse quesito a mais... :shock:

Duvido que cursinho de windows vai resolver alguma coisa... :-(
Hahu
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 147
Registrado em: Qui, 16 Mar 2006 11:26 am
Localização: São Paulo
O mundo gira muito!!

bom dia Glufke,

acredito que a falta de profissionais em ti, seja a falta de backup em empresas e muitas querem pagar valores pequenos a profissionais com bons conhecimentos e daee acabam saindo mesmo.

As vagas serão preenchidas a medidas que as "EMPRESAS", tiverem a conciência que um profissional, precisa de treinamento, precisa cobrir as proposta(com senso..lógico) e outros desafios(objetivos e descobertas).

Muitas empresas teem a visão de um lados, veja: Vamos treinar o profissional A ou B, mas e se ele vier sair..como ficamos? Daee elas não pensam em backup´s!! Somente em perdas.rs!!

**A qualidade de um profissional bom, depende disso(investimento e risco). Assim, como todos investimento tem seus riscos!

Abs Hahu :wink:
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Bom dia pessoal...

Só pra frisar minha opinião (sobre investimento e risco, que nosso brother Hahu citou):

"Ensinar é uma forma de se tornar imortal!"

Bom, vamos lá..rs...

Eu creio que as empresas devem sim investir em profissionais e assumir os riscos.

Existem "N" formas de se ter fidelidade de um funcionário... (remuneração, benefício, relacionamento etc) portanto, profissional qualificado é bom pra todo mundo.

Algumas empresas têm a mentalidade de não assumir tantos riscos, não qualificando assim seus funcionários.

No meu caso, quando isso acontece, busco eu meus próprios conhecimentos e os repasso sim, de muito bom grado, fato tal, que, o pouco que sei faço questão de postar AQUI!

Então, é isso ai! Creio ser uma mentalidade um pouco atrasada não qualificar um profissional com medo de que ele saia para o mercado.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Eu até entendo porque algumas empresas são muito cautelosas com treinamentos, etc. É que o salário do funcionário dificilmente vai EVOLUIR da mesma forma que a qualificação e experiência dele.

Exemplo: Se uma empresa investe muito e qualifica muito um funcionário, ela terá duas opções:
* PAGAR pelas novas qualificações e serviço que o funcionário passou a desempenhar
* Não pagar, mas ALGUÉM vai pagar, hehehe

Exemplo: O sujeito era um técnico em informática da empresa. Cuidava das redes, instalava impressoras, etc. De repente, a empresa investe no sujeito de modo que ele tira certificações MICROSOFT, CISCO, LINUX. E o cara entra justamente na vaga onde ele vai adquirir MUITA experiência com isso. Como ele é um funcinário JUNIOR na área, ganhará como JUNIOR...

Passados alguns meses OU anos, ele vai estar valendo uma NOTA! Aí que as empresas falham! Deixam o sujeito com o mesmo salário. Enquanto a concorrência paga uns trocos a mais (ou muito a mais) e ele vai embora...

Por isso as empresas são tão CAUTELOSAS com treinamentos, etc, pois podem PERDER um bom funcionário. Tem que ser bem DOSADO a questão de experiència x salário x treinamentos... Se não for bem equilibrado a empresa perde o funcionário. :?

Se a empresa qualifica demais sem evoluir SALARIO, perde!
Se a empresa não qualifica, também perde, pois ninguém quer ficar estagnado.
Se não dar aumento de vez enquando, já eras tb...

PS: isso já aconteceu várias vezes comigo, heheheh
ricardocmoreno
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 51
Registrado em: Qua, 12 Mar 2008 2:11 am
Localização: São Bernardo - SP
Ricardo Moreno
DBA Oracle Pleno

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.”
(Sócrates 470 a.C – 399 a.C)

Se tivesse um órgão Regulamentador, acredito que mais profissionais iriam se interessar por trabalhar na área, pois hoje como está, qualquer um faz um curso na padaria e já sai programando. E na verdade está sobrando vaga para profissionais especializados...

abs
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes