Por que se tornar um Oracle Developer

Use este forum para coisas que não tem nada a ver com Oracle.
Responder
esttevan
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 17
Registrado em: Qua, 07 Out 2009 10:11 am
Localização: Nova Hartz - RS

Sou Oracle Developer, mas se não fosse, gostaria que fosse convencido a me tornar um.
Estou pensando se vale a pena continuar investindo pois não tenho muita ideia de mercado. As "grandes" linguagens são java e .net. Até que ponto vale a pena investir.
Resumidamente, tem futuro ser um Oracle Developer?

Agradeço a colaboração.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

se você ta meio perdido relaxa que isso é o default.. rsrsrs

a maioria de nos não escolheu essa area(TI) e acabou parando aqui pois deixou acontecer..

microsoft não configura nos ambientes corporativos, onde predomina
servidores linux,
erp sap,
crm siebel
liguagem java
bd oracle

o numero de projetos de .net cresce em grande escala porem projetos pequenos..

A sun foi comprada pela oracle (não sei se a UE autorizo ou não) logo a oracle vai seguir uma tendencia que já não era novidade por la.. java em tudo e a tendencia normal do forms e acabar..

O que fazer realmente e bem pessoal e dificil opinar porem estando no caminho oracle já e algo muito bom

Agora relaxa cara.. tecnologia vai tecnolgia vem e você vai ficar.. basta se dedicar.. hoje ainda tem gente ganhando bem com cobol 40 por hora como pj (mais do que eu ganho com java em uma multinacional)
alexrsilva
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 153
Registrado em: Ter, 27 Mai 2008 1:31 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Alex Silva
Analista de Sistemas
11i.10 Applications Developer Implementation Champion
11i.10 E-Business Suite Integration Champion

Estevan,
Eu sou Java developer, e hoje estou Oracle Developer. Já fui Mumps Developer e até Delphi Developer.
Hoje estou Oracle Developer, um lugar que vim parar por saber java, pois se você parar para analisar, é um local onde praticamente está se voltando para o java. Tem o OAF que é uma variação do ADF, ambos para se programar no EBS, o caminho do Forms no EBS. XML Publisher, que é o caminho do reports, tanto no EBS quanto no desenvolvimento stand-alone. O forms e reports vão acabar? Não, ninguém está falando isso. Simplesmente estão mudando a forma de iteragir com o EBS, um gande filão de quem é Oracle Developer.
Hoje eu posso dizer que sei BPEL, ODI (que são ferramentas de ETL, BPEL é ETL usado só para ETL nos projetos que passei, pois é muito mais poderoso). XML Publisher, OAF e agora estou vendo ADF. O meu mercado só tende a aumentar. Hoje estou estudando bem mais a arquitetura do OAS 10g, pois é um lugar que vejo que tem várias oportunidades. Oracle Developer? Tem gente que acha que é só Forms/Reports, tem muito mais, é só estudar. Quem nem a reportagem de Paulo Portugal, DBA tem lugar para quem é dedicado. Aprender tecnologia/libguagem só por que está no mercado? Vai ficar que nem um vagalume atrás da luz. Foca no que gosta de fazer e vai em frente. Eu recebei uma proposta muito boa de java, bem mais do que os R$ 40,00 do cara de cobol, mas sabe como é consultor. Cavalheiro da Noite, a dama que está te pagando melhor te tem toda noite. Infelizmente o mercado está assim.

Atenciosamente,
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Também concordo com vocês.
Na moral, quem trabalha com ORACLE não está lidando apenas com uma linguagem. E sim com uma série de ferramentas, tecnologias e padrões de uma empresa que tem todos os produtos, desde S.O até linguagens e software pra todos os tipos de negócio.

Então, é muito mais que aprender JAVA ou .NET.
Muita gente que era developer Oracle passou a ser consultor de negócio, funcional. Trabalhar com Oracle é quase uma "carreira" a se seguir na minha opinião...
SergioLBJr
Rank: Oracle Guru
Rank: Oracle Guru
Mensagens: 448
Registrado em: Ter, 16 Jun 2009 3:07 pm
Localização: Parobé - RS
Sérgio Luiz Bonemberger Junior
Programador Junior
Parobé RS

[]s

Comecei a pouco tempo a trabalhar com oracle, e gosto bastante, apesar de preferir trabalhar com java.

Mas um segmento mais restrito do mercado vem me chamando atenção que é focar em ABAP.

Tenho pouco conhecimento sobre o funcionamento , mas até onde escutei é um caminho com ótimas oportunidades.

Se alguém souber como está o mercado e postar aew seria de grande ajuda.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

olha..
eu vejo SAP de uma maneira geral não com bons olhos..

assim como você ouço comentarios que os caras ganham uma fortuna trabalhando como funcional, abap ate que equipara com java porem tenho algumas fontes de vagas de emprego (netcarreiras, apinfo, listas de emails e etc), não vejo mtas vagas para SAP, a descrepancia do numeros de vagas de java para SAP e absurdo

e se você prefere java a oracle, com certeza vai preferir qualquer coisa a abap.. a sintaxe e nojenta demais da conta.. e funcional disso e maior loucura pois um mundo de tabelas em uma modelagem que não e nada simploria, mas isso tambem vai da vivencia ne.. com o tempo vai pegando

já que abriram esse topico...
eu penso muito em virar comercial ou ao menos um gerente.. não guento mais ter que compilar codigo... mas isso e um passo bem complicado e que não faço ideia ainda como galgar...
SergioLBJr
Rank: Oracle Guru
Rank: Oracle Guru
Mensagens: 448
Registrado em: Ter, 16 Jun 2009 3:07 pm
Localização: Parobé - RS
Sérgio Luiz Bonemberger Junior
Programador Junior
Parobé RS

[]s

No fim das contas tudo gira em torno de experiência.

O cara é novo e quer crescer muito rápido, do dia pra noite quer virar o mestre.

Mas é so apanhando que se aprende a apanhar né.

Quanto a SAP, eu moro perto do polo tecnologico dentro da Unisinos, e a impressão que fica pra quem passa na frente do predio deles é que a informatica ta fervendo ali.

Tenho um conhecido que trabalha la, e um outro que trabalha como consultor ABAP e o que se ouve em termos financeiros é muito animador.

Mas eu tenho minha opinião que pra trabalhar com informática tem viver no mundo da informatica, se não o cara não sai do lugar nunca, por mais que seja ótimo em termos financeiros se não rolar de programar com abap não vai me adiantar muito.

Em fim vou me informar melhor.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes