CLT vs. Pessoa Jurídica

Vagas oferecidas. Também é destinado aos tópicos relacionados a Emprego, CLT, PJ, etc. (apenas para registrados)
Responder
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Recentemente, eu encontrei uma pesquisa feita pela APINFO sobre trabalhar CLT x PJ. Veja algumas opiniões dos profissionais pesquisados:

Quem prefere trabalhar como CLT, destaca as seguintes vantagens :

* Por garantir aos funcionários um direito que está em Lei que trata-se do recolhimento do INSS, FGTS, e outros benefícios como , VT,VR,ASS Médica e Odontologica, Cesta Básica, Bolsa de Estudo
* Estabilidade, poder receber algum dinheiro quando for mandado embora.
* Clt dá mais segurança, mais estabilidade
* Atualmente não está valendo mais a pena trabalhar como PJ. Os impostos estão altos demais ! Alem disso como CLT as empresas costumam tratar melhor... o vinculo é maior
* Já estou passando da idade de viver como PJ...
* Aparenta maior estabilidade; permite ao empregador investir no funcionário (treinamentos).
* Foi-se a época,hoje em dia um CLT ganha próximo a um free, alem disso, de "free" não se tem nada, pois você é obrigado a ficar no cliente, ocupando todo o horário comercial, e para finalizar, as grandes consultorias dominam o mercado de forma que você só consegue trabalhar através deles
* Em cargos gerenciais, não existe possibilidade de crescimento para free-lancers, a não ser em empresas de consultoria. Além disso, a carga tributária está cada vez mais pesada para os consultores PJ
* Estabilidade. Não precisar correr atras de projeto sempre que o atual estiver terminando.
* CLT é uma garantia para o próximo emprego.
* Eu me sinto mais seguro e acolhido pela empresa para realizar qualquer ação e tomar decisões com base em meus conhecimentos técnicos.
* Nada melhor do que trabalhar dentro da lei. CLT é a lei que regulamenta o trabalho nesse país. ponto final.
* Não agüento mais tantos aumentos de impostos, e as imensas dificuldades do pequeno empresário.
* Trabalhando como CLT posso ter registro em carteira,não preciso abrir empresa e nem gastar honorários com contador, posso ter todos os benefícios que a empresa contratante me oferece, além de prêmios por produtividade e 13º salário.
* Não vale a pena ganhar essa quantia como consultor. Vai tudo embora com impostos, contador, gasolina, etc. Free não é mais um bom negocio, e sim uma roubada
* Instabilidade, cronogramas apertados e mal-projetados, valor hora pago pelo cliente, cada vez mais baixo.
* remunerações extras: décimo terceiro e férias.
* Trabalho há 4 anos e meio como cooperada, não há vinculo empregatício, décimo terceiro, férias, preocupo-me muito com meu futuro se continuar nesta situação.
* chega de ser explorado por consultorias
* Tudo uma questão burocrática. Para se trabalhar como PJ é muito complicado e além do que, o salário na verdade, é muito menor do que se imagina.
* Por que eu acho que os direitos que a CLT te da é muito bom e não vale a pena arriscar.
* hoje em dia o valor hora de um consultor está muito baixo e não se tem nenhum benefício.
* Perspectiva de crescer na empresa
* Por que isso faz parte dos direitos de cada cidadão!
* Terei todos os meus direitos se for mandado embora , fui dispensado em meu ultimo emprego, por mudança de gerencia e só recebi até o ultimo dia trabalhado, não estava esperando ser dispensado, como clt, mesmo sendo surpresa, teria um dinheiro por um tempo, fora o seguro desemprego.
* Não gosto da burocracia de ter uma firma. Quero trabalhar e receber o meu dinheiro sem complicações e sem ter que me preocupar com IR ou com quanto vou receber. Recebo um fixo bom e em cima dele um bônus eventual.
* Trabalhar atualmente como consultor (pessoa jurídica) não está mais compensando financeiramente, além da pouca demanda de oferta de trabalho.
* Como CLT posso confirmar minha experiência.
* Estabilidade na empresa, trabalhando como consultor, free etc o profissional fica como pipoca, fica trocando toda hora de emprego e eu acho isto errado pois o profissional que fica prejudicado, já trabalhei assim e acho horrivel, não tinha direito a nada e não tinha como reclamar.
* Possuo família.
* Prefiro trabalhar como CLT, pois atualmente sou FREE-Lancer, e sei as consequências de não possuir registro em carteira, além de não receber vários benefícios que poderia ganhar caso fosse CLT.
* Preconceito dos empregadores e da sociedade em geral contra consultores, carreira instável.
* MAIOR COMPROMETIMENTO ENTRE AS PARTES
* Se ficar doente não morro de fome.
* O valor hora se encontra congelado a 3 anos (na minha consultoria) o que não ocorre com CLT.
* Ter uma vida mais tranquila e poder pensar em ser mãe, hoje as mulheres não tem o direito de ser mãe pela vida tão agitada que levam.
* Crescimento para Gerencia, Diretoria Superintendência somente é possível quando CLT
* Direitos assegurados. Hoje em dia as propostas como PJ ou CLT são vergonhosas e com PJ o profissional está totalmente descoberto. Eu sei bem o que é isto quando fiquei sem emprego.
* Por ser mulher é mais seguro.
* Outros regimes de contrato só denigrem o profissional, submetendo-o a sua desvalorização pessoal e profissional. O governo é o principal culpado em gerar hoje profissionais sem expectativa de crescimento profissional, desvalorizado sem FGTS e sem direitos.
* O salario do CLT, por força de Lei, estão sofrendo reajuste, isso não ocorre mais como pessoa Jurídica, que o que vale é o preço de mercado, e hoje muitos salários já estão compatíveis com a renda de um PJ, somando 13º, Ferias, Fundo... entre outros benefícios.
* Estou muito Cansado... gostaria de um trabalho onde eu pudesse tirar férias...
* Necessito de estabilidade e benefícios, pois tenho mulher e filhos
*

Quem prefere a terceirização ( free), tem a seguinte opinião :

* Ganha mais
* Funcionário CLT tem de ficar na mesma empresa e dificilmente querem pagar mais, a não ser que você faça pressão dizendo que vai pra outro emprego. Eu prefiro aumentar o salário indo de emprego em emprego. Muitas empresas nem podem pagar o que eu quero...
* Penso que a forma de CLT é totalmente retrógrada, desatualizada e explora o contratante.
* Porque dá mais liberdade
* Carga tributária exorbitante para CLT.
* Devido ser possível ter uma atividade paralela a que tenho hoje. por exemplo como PROGRAMADOR
* Como funcionário não existem oportunidades reais de crescimento. Como consultor você pode administrar melhor o tempo e realmente ganhar dinheiro se estiver disposto a trabalhar bastante. Como funcionário mesmo trabalhando bastante os ganhos são poucos.
* Quanto menos imposto melhor.
* Tenho mais possibilidade de arranjar empresas que paguem melhor.
* Maior rentabilidade líquida e dinamismo na carreira.
* Maiores rendimentos e férias próprias o tempo que quiser e puder
* Salários mais altos
* Maior flexibilidade.
* Maior autonomia e melhores salários
* Devido aos altos impostos incidentes sobre o salário.
* Livre trânsito entre empresas que possam me oferecer grandes desafios.
* Independência, liberdade, flexibilidade de horários, possibilidade de montar um negócio paralelamente.
* Mesmo com os encargos e sem a segurança do CLT, a valor líquido final é bem mais atraente que o CLT
* Prefiro receber meu dinheiro dobrado ao invés de ser CLT, ganhar a metade e ter benefícios, o que vale é dinheiro na mão, fora que essa de CLT tem segurança, isso não existe, a empresa se for demitir demite sendo PJ e sendo CLT, da tudo na mesma.
* Como consultor tenho maior flexibilidade para negociação
* Prefiro o "fundo de garantia" na minha mão a tê-lo na mão do governo.
* Não gosto de cair na rotina
* Eu vejo que trabalhar como consultor da mais chances de trabalhar e ganhar dinheiro.
* Mais flexibilidade, conhecimento profissional reconhecido, remuneração maior.
* Proporciona mais liberdade, torno-me mais feliz e criativo.
* Posso administrar meus rendimentos melhor que o governo (FGTS, INSS, IRRF, etc).
* No momento pelo qual estou passando, não me preocupo muito com os benefícios da CLT, pois tenho minha própria previdência e controlo bem as despesas para um momento de férias por exemplo.
* carga tributaria mais leve do que os desconto que se tem na folha de pagamento de um funcionário(CLT), já trabalhamos demais para o governo.
* A muito tempo abandonei a CLT, estava insatisfeito com políticas de apadrinhamento. Como free, se eu não estiver satisfeito, é mais fácil mudar de empresa.
* Possibilidade de maiores ganhos financeiros e flexibilidade de contratação
* Acho que como autônomo tem se maior liberdade para escolha de trabalho e aprendizado
* A unica justificativa para escolher trabalhar como CLT é quando se pretende seguir um plano de carreira. Antigamente ainda se falava em estabilidade, benefícios e similares, mas atualmente nada disso faz diferenca.
* Maior flexibilidade de horário, sem chefe para dar ordens, porém com a responsabilidade de sempre para cumprir todas as tarefas e prazos de trabalho do dia-a-dia.
* Paga menos imposto e clt não é garantia a muito tempo.
* Mais liberdade para migrar de um projeto para outro. Podendo assim dominar múltiplas formas de programação .
* Melhor aproveitamento do salário desde que haja disciplina
* Assim meus ganhos são maiores e não tenho vinculo com nenhuma empresa , o que me da mais liberdade para tomar decisões, tanto pessoais como profissionais...
* Possibilidade de juntar mais dinheiro.
* Liberdade de horário, trabalhar por projetos, não por horário.

Quem acha que é indiferente :

* Existe vantangens em trabalhar como clt mas se pode ganhar mais trabalhando free
* Eu quero é trabalhar, não importando qual a maneira.
* Acredito que o comprometimento e a evolução de careira seja um motivador para o cargo CLT que o Free não tem , que por outro lado tem a seu favor a remuneração.
* Se a relação capital trabalho for justa, o regime não faz muita diferença.
* O mercado de trabalho em CLT esta efetuando poucas contratações
* CLT pelos beneficios. Free como pessoa juridica pelos ganhos.
* Temos que ser flexiveis hoje em dia porque as oportunidades não aparecem com muita frequencia.
* Há vantagens em ambos os lados. basta ver qual proposta é melhor
* Para mim não importa qual o regime de trabalho e sim estar trabalhando, já que a procura de profissionais é pequena e a oferta muito grande
* Na atual situação do país, percebo que não posso me dar ao luxo de escolher muito.
* Estou procurando um novo emprego e é indiferente ser CLT ou como consultora.
* Ao passo que o trabalho em regime CLT me dá garantias extras, como férias, décimo terceiro etc. o trabalho como free me dá mais rendimento mensal e flexibilidade de horários
* Já trabalhei com os dois tipos e os dois tem pontos positivos e negativos.
* Como Pessoa Jurídica, os impostos incidentes são menores e melhorando a remuneração. Além disso, as obrigações previstas na CLT não são suficientes para garantir segurança, servindo somente para onerar ainda mais o empregador e achatar a renda do empregado.
* Preciso pagar minhas contas, aceito qualquer forma de contratação desde de que seja justa para ambas as partes.
* Não me importo com a forma de contratação, quero ganhar o justo para o que faço, coisa que não acontece
* CLT, tem benefícios, férias, 13o., PLR, etc... Free, tem mais dinheiro no mês a mês.
* Como consultor posso ganhar um pouco mais. Como CLT tenho alguns benefícios que podem ser interessantes.
* no desespero você escolhe pega qualquer chance que aparececr
* ficar parado não dá
* Emprego é emprego, com qualquer um dos dois vou ganhar para poder pagar minhas contas. Existem vantagens e desvantagens nas duas formas de contratação, se formos pesar as duas acaba dando no mesmo.
* Tanto um quanto o outro não existe mais segurança, nem muito menos plano de cargos e salários.
* O Melhor é CLT , pois tem os direitos trabalhistas , agora como Free é bom se o sálario for compativel e que seje superior aos beneficíos de CLT .
* A forma de contrato de trabalho não é essencial, e sim, um trabalho, que pode ser remunerado com free-lance, funcionário ou pessoa jurídica, desde que seja pago em dia.
* O importante é trabalhar para se ter dignidade
* O importante é está trabalhando, e adquirindo conhecimentos.
* O importante é atingir uma receita satisfatória que possa ser destinada ao consumo e poupança.
* O importante e fechar um valor que justifique as perdas que temos comparados com outros tipos de contratação
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Pra botar mais lenha na fogueira, vou anexar aqui um arquivo EXCELL que faz um comparativo entre CLT x PJ. (tem que ativar macros pra funcionar)

https://glufke.net/oracle/download/salar ... rativo.xls

NOVA PLANILHA!!!
https://glufke.net/oracle/download/salar ... ativo2.xls
Essa planilha também tem opção para CLT FLEX

Vale lembrar ainda que essa planilha não contempla duas coisas:
* CLT tem grande chance de ganhar restituição do Imposto de Renda
* CLT ganha dissídio anual
Editado pela última vez por dr_gori em Qua, 19 Nov 2008 11:24 am, em um total de 2 vezes.
NaPraia
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Sex, 22 Fev 2008 8:24 am
Localização: Floripa - SC

Na tabela os dois salários são iguais, logicamente que aí é melhor trabalhar com CLT. A única vantagem que vejo de trabalhar como PJ é ter um salário maior, que normalmente é de 50% a 70% maior que do regime CLT.
Um época que vi uma tabela que mostrava que até certo valor era melhor ser CLT, acima desse valor vale mais a pena ser PJ, pois começa a pagar menos imposto, só que eu não lembro qual é esse valor.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Colocado nova planilha para download (acima)
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília

A CLT continua sendo a melhor alternativa para que tem expectativa de vida a longo prazo .
pyro
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 323
Registrado em: Qui, 21 Set 2006 10:21 am
Localização: Barala - TT

Pessoal, estou nesse dilema, observei a planilha mas tudo fica relativo, tem algum método de cálculo (pode ser aproximado) que me fale se eu ganho 5.000,00 CLT é igual a ganhar 4.500,00 CLT?
Sinceramente esta não é a minha área de conhecimento, e ficar lendo e relendo leis é muito moroso, se alguém tiver esse conhecimento e quiser compartilhar eu fico grato.
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

sinceramente.. é tudo igual.. o que muda é o valor do salário e beneficios..

cada caso é um caso por isso FAÇA a SUA PLANILHA.. essas q tem por ai não ajudam a decidir.. podem até ajudar a elaborar a sua.. mas não as use para decidir pois nunca contemplam o real situação da parada...

pega o sal clt e calcule tudo...
Sal. liquido
VT
VR
VA
Planos (saude, ondonto)
Férias
FGTS
INSS
PLR
Bonus

soma isso ai e vê seu salario anual...


pega teu PJ e começa a diminuir
Imposto - média 16% (varia o tipo da empresa)
Contador
Almoço
Transporte
Planos
Plano de aposentadoria


eu só troco meu clt por pelo menos 50% de aumento, senão fico onde estou..
victorhugomuniz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1396
Registrado em: Sex, 01 Fev 2008 2:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:
:D

esqueci de mencionar os pingados ne... PJ toda hora tem uma porra nova pra pagar

a minha empresa está inativa...
mês passado paguei 150 de contribuição sindical
e ontem paguei mais 79 de alvará de não sei o que
gfkauer
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 389
Registrado em: Ter, 27 Jul 2010 1:34 pm
Localização: Sapiranga - RS
Contato:
Quem falou que programar era fácil??

Quanto mais dificil for a implementação mais valorizado seu trabalho será!

Acessem: www.gfkauer.com.br

pyro,
Olhar simplesmente a equiparação de sálarios é complicado, pois a empresa te pagando R$5000 como PJ seu custo real não chega a R$6000 com os impostos que ela tem que pagar, já se ela te pagar R$4000 como CLT os gastos da empresa com você ultrapassam os R$7000.

Por isso muitas empresas sempre preferem PJs custam menos para elas...
Para a mesma empresa que te paga os 5mil, como CLT eles te pagariam próximos a 3mil, e ainda assim gastariam mais...
pyro
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 323
Registrado em: Qui, 21 Set 2006 10:21 am
Localização: Barala - TT

Eu sei sobre esse excesso de tributação que a contratação CLT incide sobre as empresas, porém quero uma visão unicamente do ponto de vista do trabalhador, não importa quanto a empresa irá pagar de impostos, qual é a equivalência para o meu bolso?

:-o
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes