Versões e licenças

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
ThiagolRamos
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 19
Registrado em: Ter, 03 Nov 2015 9:53 am

Boa tarde,

Estou com algumas dúvidas com relação a instalações de versões.

Hoje nós trabalhamos com um servidor que possui apenas 1 processador, nele está uma versão 11G Standard One instalado.

No próximo ano, iremos adquirir um servidor com 2 processadores e utilizar virtualização. Eu preciso adquirir outra licença Oracle?
Se for o caso, mesmo tendo as 2 compradas, não preciso ter as 2 instaladas só porque são versões diferentes, correto?

Apenas tendo a legalidade das licenças no papel já me bastaria?

Sei que podem ser dúvidas simples, mas é a primeira vez que trabalho com licenciamento da Oracle
nelson.anchite
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 07 Out 2014 10:24 am
Contato:

Não posso te ajudar muito bem com essa dúvida, porém acho que esse link no blog do Portilho irá te ajudar bastante.

http://nervinformatica.com.br/blog/?page_id=3975
Avatar do usuário
adrianoturbo
Moderador
Moderador
Mensagens: 393
Registrado em: Qui, 20 Mar 2008 4:09 pm
Localização: Brasília
Adriano Alves
---Para cada problema dificil existe uma solução simples.----

Brothers, as licenças Standard Edition One (SEO) e Standard Edition (SE) serão descontinuadas a partir de 1 de dezembro de 2015.Até então essas licenças suportavam até 2 sockets.
A Oracle quer que todos os clientes que estejam usando uma dessas licenças,adquiram a nova licença : Standard Edition2 (SE2) que substituirá as duas licenças citadas acima.
Como nas licenças Standard Edition One (SEO) e Standard Edition (SE) teremos a limitação de 2 sockets por servidor,ou seja,2 processadores físicos na Standard Edition2 (SE2).
Para que não haja dúvidas :quem já adquiriu licenças perpétuas : Standard Edition One (SEO) e Standard Edition (SE) não precisam fazer upgrade ,salvo guardo na situação que queira migrar para o 12c no último pachset (12.1.0.2) para frente,ai será obrigado a comprar Standard Edition2 (SE2).
Agora quem esteja trabalhando com licenças temporárias (alugadas) terá que migrar imediatamente para o Standard Edition2 (SE2),caso o contrato esteja vencendo.
Resumindo a Oracle matou as licenças Standard Edition One (SEO) e Standard Edition (SE).
Como costuma dizer o meu amigo Ricardo Portilho : A Oracle quer que clientes “pequenos” vão para “a nuvem”.
Respondendo ao Brother Thiago :
"No próximo ano, iremos adquirir um servidor com 2 processadores e utilizar virtualização. Eu preciso adquirir outra licença Oracle?
Se for o caso, mesmo tendo as 2 compradas, não preciso ter as 2 instaladas só porque são versões diferentes, correto?"

Se comprou licenças para os dois servidores e a licença ainda era Standard Edition (SE) pode instalar 9i,10G ,11G e até 12c antes do Patchset (12.1.0.2) ,agora caso queira usar do 12c Patchset 12.1.0.2 para frente terá que comprar Standard Edition2 (SE2) .
Comprando Standard Edition2 (SE2) você pode usar qualquer sabor de Oracle (9i,10g,11g e 12c ) na modalidade Standard Edition2 (SE2).
Agora caso não queira migrar e sua licença seja perpétua do Standard Edition One (SEO) e Standard Edition (SE) que entendo que é do último release do 11g (11.2.0.4) pra baixo ,poderá utilizar as versões :9i,10g e 11g .
Bom é isso,caso tenham dúvidas,estamos aqui para ajudar.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes