Ambiente Oracle EBS Desenvolvimento

Perguntas relacionadas a questões técnicas do Oracle EBS. Criação de Concorrentes, Value Sets, Alerts, Forms Personalizations, Configurações, etc
Responder
everthon
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 14
Registrado em: Qua, 18 Jan 2012 2:43 pm
att,

Everthon Souza
Em Deus, posso todas as coisas!

Boa noite pessoal. Pesquisei muito e precisei vir pedir a ajuda de vocês.

Eu conheço meios para treinar as questões funcionais do Oracle EBS. Alguns links onde conseguimos acessar o ambiente online e assim conseguimos estudar. Ótimo. Mas, e a questão dos desenvolvedores? Eu preciso muito de ambiente eu possa estudar o desenvolvimento de Forms principalmente nos padrões do EBS e o cliente onde estou alocado não utiliza o EBS, apenas um sistema desenvolvido "em casa" em oracle forms.

Entre no e-delivery e vi algumas coisas sobre máquinas virtuais, mas sinceramente, não consegui chegar numa conclusão sobre o real funcionamentos delas.

Alguém poderia dar uma dica? Alguém já tenha montado uma máquina dessas, ou já tenha visto funcionando.
Preciso de um ambiente eu consiga compilar os forms, criar as funções e chamadas pelo EBS.

Abraços.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5023
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Sim, para os analistas funcionais, essas máquinas virtuais que tem na internet quebram o galho. Mas pra quem é desenvolvedor e quer ter acesso ao fonte, tabelas, etc, daí temos as seguintes alternativas:
1. Tentar usar o ambiente da empresa. (nem sempre isso é possível)
2. Instalar o ambiente utilizando máquinas virtuais já configuradas. (Eu ouvi falar que EXISTE EBS instalado pronto numa máquina virtual, mas eu nunca vi)
3. Instalar o Oracle EBS em uma máquina sua. (Eu fiz isso, e confesso que não é tarefa simples. No meu caso, eu instalei em uma máquina virtual que eu criei no VirtualBox. Eu dei 500GB de disco pra essa máquina. E outra coisa, meu laptop tem 16GB RAM. Qualquer coisa menor que isso não vai dar certo).

Em resumo, ter a sua própria instância do Oracle EBS é complicado de se ter, por isso, quase ninguém tem. Se possível, tente usar a instância de alguém. Se não der, terá que se aventurar a criar a sua própria.

Boa sorte.
Se tiver dúvidas, manda pra gente. :-o
everthon
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 14
Registrado em: Qua, 18 Jan 2012 2:43 pm
att,

Everthon Souza
Em Deus, posso todas as coisas!

Desculpem a demora na resposta.

Mesmo passado esse tempo, vou deixar aqui a conclusão da "saga" pois é bem provável que alguém mais precise.

Consegui com o pessoal do orabr.com uma instância de desenvolvimento. Trata-se de uma máquina virtual que é utilizada apenas para instanciar o ambiente. As duas máquina (local e virtual) ficam em rede e todo o acesso necessário é realizado localmente. Banco, aplicação, putty, ftp... Realmente foi um excelente trabalho feito por eles. Tem me ajudado demais.

Pra quem quiser, basta entrar no site, baixar os arquivos (cerca de 90Gb) que serão importados no virtual box, seguir o tutorial de instalação e ser feliz.

Abraços.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5023
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Agora existe no Oracle e-Delivery uma VM par Virtual Box com EBS R12.
Antigamente só tinha pra Oracle VM, que daí era um parto de ter isso no laptop.
Agora facilitou bastante. Eu já baixei, mas ainda não instalei pra ver se funciona bem.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante