Apex 19 - Formato data - Gráfico

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
Responder
Robson Costa
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 155
Registrado em: Sex, 17 Out 2008 6:05 pm
Localização: Campo Grande - MS

Olá,

Eu tinha uma aplicação que rodava no Oracle Apex 5 e tive que atualizar para Apex 19. Nela tinha um gráfico de linhas onde o eixo X seria a data da operação e o eixo y a quantidade feita. Para mostrar no eixo X, a data era no formato DD/MM/YYYY mais um complemento que informava se era um feriado. Eu ordenava pelo campo da data. Após a atualização, o Apex passou a ignorar o comando order by e ordenava pela concatenação da data com a informação se era feriado ou não. Quando mudou o mês, as datas iniciais do atual mês passaram para o início do gráfico e não no final. Tive que tirar a função que gerava a informação se era feriado ou não para que o gráfico voltasse a ordenar pela data da operação. Porém em vez de exibir no formato DD/MM/YYYY, passou a exibir no formato YYYY-MM-DDTHH:MI. Como faço para exibir no formato dd/mm/yyyy?
Robson Costa
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 155
Registrado em: Sex, 17 Out 2008 6:05 pm
Localização: Campo Grande - MS

O que eu percebi:

- é um gráfico do tipo linha com 2 séries de dados

- as duas séries consultam a seguinte tabela:
Dat_atend Valor1 Valor2
01/07/2019 10 15
02/07/2019 12 20
03/07/2019 13 21

- A série 1 é montada com a seguinte consulta sql:
select to_char(dat_atend,'dd/mm/yyyy') Atend,
valor1 valor
from tabela
order by dat_atend

- a série 2 é montada com a seguinte consulta sql:
select to_char(dat_atend,'dd/mm/yyyy') Atend,
valor2 valor
from tabela
order by dat_atend

- Se eu crio o gráfico com apenas uma das séries, as datas ficam ordenadas (como se fosse do tipo date) e no formato dd/mm/yyyy

- Se eu coloco mais de uma série, as datas são ordenadas como string. Se altero para exibir a coluna dat_atend sem formatação, é exibido no formato yyyy-mm-ddT00:00:00

- O que devo fazer para que as duas séries fiquem no mesmo gráfico, com as datas ordenadas e no formato que eu quero?
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes