Duvida: como começo a entender?

Dúvidas, dicas e truques de SQL, Select, Update, Delete, cláusulas, operações com joins, Funções em SQLs, etc
airton.rmj
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sex, 22 Fev 2008 10:47 pm
Localização: Caxias do sul - RS

Olá a todos!!

preciso de uma ajuda!

semana passada ingressei numa nova empresa, esta empresa usa um software de chamado RM do sistemas RM, não sei se vocês conhecem...

bom por fim, eu já fiz a uns 5 ano atras um cursinho de oracle e tal mas como minha memoria é que nem de pexe eu esqueci tudo, mas tudo mesmo já hehehe.

gostaria de saber como posso começar a treinar coisas simples em casa de ORACLE + SQL que é o que nós usamos hj em dia na empresa.

por exemplo: tem como eu do ZERO desenvolver aqui em casa no meu micro um programa de agenda de telefone por exemplo?

para isso, o que eu preciso instalar no meu micro??
como eu fossa as tabelas?

preciso que vocês me dêem uma luz para dar o primeiro passo de como crio uma tabela como consulto, no mais eu tenho umas 4 apostilas aqui no micro para estudar, mas esta ajuda inicial eu preciso.

tipo vamos supor, eu quero uns exercícios de curso sabe? tipo aqueles mais facilzinho pra treina, mas queria cria as coisas do ZERO pra entende como funciona pelo menos.


ALGUÉM PODE AJUDAR EU COM ESSE PROBLEMA DE NOVATO AI??


OBRIGADO A QUEM SE PRESTO DE LER TUDO XD E MAIS AINDA A QUEM VAI RESPONDE XD
Trevisolli
Moderador
Moderador
Mensagens: 2016
Registrado em: Qua, 12 Jan 2005 3:25 pm
Localização: Araraquara - SP
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother,

Sobre o SQL, se quiser relembrar, aqui no fórum tem esta apostila interessante:
http://www.glufke.net/oracle/download/Apostila_Completa_Oracle_9i.zip


Dá uma olhada na parte de tutoriais, que irá encontrar materiais interessantes.
Ricardo Carmo
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 9
Registrado em: Seg, 25 Fev 2008 3:56 pm
Localização: Maceió-AL

Dude, vamos por partes:

1. Até onde eu sei, a RM Sistemas desenvolve aplicativos prontos para uso, e ainda que eles utilizem bancos de dados relacionais (SGDB), como SQL Server, Oracle, PostGree SQL, etc, isso é feito "internamente", então você não precisa de conhecimentos da linguagem SQL para utilizar os programas da RM.

2. Se você é programador da empresa, certamente vai precisar estudar SQL para, quem sabe, desenvolver novos relatórios no sistema instalado, mas isso apenas se você for programador desta empresa. Caso não seja a sua função, aconselho você a perguntar antes ao seu chefe, gerente, ou até mesmo o dono, se os seus conhecimentos de SQL serão bem vindos, pois nem sempre temos acesso a manipular ou até mesmo consultar os dados sem ser através do aplicativo adotado pela empresa (no seu caso, o RM alguma coisa: RM Folha, RM Orca, etc).

3. Uma agenda de telefones pode ser desenvolvida utilizando qualquer SGDB, mas a função do SGDB é apenas o armazenamento dos dados. você precisará conhecer outra linguagem para desenvolver a interface do aplicativo (Java, Delphi, Visual Basic, C, PHP, etc). A Oracle também tem ferramentas para isso, dê uma pesquisada sobre Forms e Reports.

Falow? um abraço e boa sorte!!
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Dá uma olhada no blog, primeiro post....baixa as coisas, instala e começa a fuçar...
http://ruevers.webs.com/blog.htm

depois...

Documentação do site da Oracle
Google, pai de nos burros

e o forum aqui da galera, ou lá que respondo tambem.
airton.rmj
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Sex, 22 Fev 2008 10:47 pm
Localização: Caxias do sul - RS

Dude, vamos por partes:

1. Até onde eu sei, a RM Sistemas desenvolve aplicativos prontos para uso, e ainda que eles utilizem bancos de dados relacionais (SGDB), como SQL Server, Oracle, PostGree SQL, etc, isso é feito "internamente", então você não precisa de conhecimentos da linguagem SQL para utilizar os programas da RM.

2. Se você é programador da empresa, certamente vai precisar estudar SQL para, quem sabe, desenvolver novos relatórios no sistema instalado, mas isso apenas se você for programador desta empresa. Caso não seja a sua função, aconselho você a perguntar antes ao seu chefe, gerente, ou até mesmo o dono, se os seus conhecimentos de SQL serão bem vindos, pois nem sempre temos acesso a manipular ou até mesmo consultar os dados sem ser através do aplicativo adotado pela empresa (no seu caso, o RM alguma coisa: RM Folha, RM Orca, etc).

3. Uma agenda de telefones pode ser desenvolvida utilizando qualquer SGDB, mas a função do SGDB é apenas o armazenamento dos dados. você precisará conhecer outra linguagem para desenvolver a interface do aplicativo (Java, Delphi, Visual Basic, C, PHP, etc). A Oracle também tem ferramentas para isso, dê uma pesquisada sobre Forms e Reports.

Falow? um abraço e boa sorte!!

sim eu trabalho na TI aqui da empresa, tenho bons conhecimetnos em linux, firewall, samba blablabla essas coisas, porem me arranjaram o pepino de desenvolve relatorio na RM também, então quero me familiarizar com oracle + sql. entendeu? ABRAÇO E OBRIGADO A AJUDA!
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes