erro ora-01033

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Bem, um dia instalei o oracle 9i na minha máquina, e a princípio tudo ia bem. Só que um dia cismei que a máquina tinha ficado meio 'pesada' e resolvi desativar todos os processos do oracle que iniciavam quando o SO carregava. Agora, mesmo após ter voltados esses processos para automático, quando tento conectar via SQL-Plus me é retornado o erro:

Selecionar tudo

ORA-01033: ORACLE initialization or shutdown in progress
O Sistema é o Win XP Professional.

Grato por qualquer ajuda...
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Isso acontece aqui tb qunado o servidor é reiniciado. Demora alguns minutos até o oracle "subir"... Mas depois conecta numa boa.

Já tentou executar todos os serviços manualmente pra ver se conecta?
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Olá, colega! Grato pela resposta. Eu fiz várias tentativas, mas acho que vale a pena tentar denovo um pouco mais sistematicamente, então. Olha, tem um detalhe que está me deixando curioso. Aqui no trabalho temos o 8i, e eu sei que quando o banco cai, temos que iniciá-lo com os seguintes comandos:
svrmgrl --> connect internal --> startup.

Foi uma das primeiras coisas que tentei fazer na minha máquina(onde estou tendo o problema), só que o DOS não está reconhecendo o svrmgrl como comando válido.

Quando instalei o Oracle, segui somente os passos da instalação padrão (next, next e finish), depois disso não mexi em mais nada - fora a braçada de ter tirado a inicialização automática dos processos - Será que faltou algo?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Na minha casa, com Windows XP Pro, eu tenho instalado o Oracle 817.
Criei um script para startar o banco que executa os seguinte comandos:

Selecionar tudo

net start oracleorathomastnslistener
net start oracleserviceTFG
Apenas rodando esses 2 serviços, o banco está de pé!!!
(ou seja, o listener e o próprio oracle em si)

Quais os serviços você está executando aí?
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Segue a lista que me aparece no msconfig:

Selecionar tudo

- OracleMTSRecoveryService
- OracleOraHome92Agent
- OracleOraHome92ClientCache
- OracleOraHome92HTTPServer
- OracleOraHome92PagingServer
- OracleOraHome92SNMPPeerEncapsulator
- OracleOraHome92SNMPPeerMasterAgent
- OracleOraHome92TNSListener
- OracleServiceMEUBANCO

E aqui vou eu pra mais uns rounds!!!
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Porque não tenta startar apenas os 2 principais:

Selecionar tudo

- OracleOraHome92TNSListener 
- OracleServiceMEUBANCO
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

OK, colega. Fiz isso, fui jantar pra dar um tempo, voltei e nada. Tentei inverter a ordem dos serviços, e mesmo assim, nada. Eu checo os serviços, o sistema de diz que eles estão em execução, mas nenhum sucesso. Ainda o mesmo erro. Alguma outra dica?
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

cara, é o seguinte:

1 - num dos momentos você disse q quando o oracle 8i caia você tinha que levatá-lo com comandos como startup...... normalmente é no linux,certo?

porque se for no windows, remova tudo do inicializar (msconfig).

vá em Ferramentas Administrativas - Serviços

Mude todos os serviços do Oracle para manual (faço isso normalmente e dá certo...é bem melhor, lhe permite administrar seu bd mais de perto)... se quiser que continue como automático pode deixar tb..... mas esteja ciente da memória nessa hora..... e como Glufke falou deixe apenas o que você vai precisar..... ou seja, para isso você terá que parar todos os serviços e iniciá-lo novamente.

entendeu cara?


Detalhe: essas instruções foram para windows..... para o linux você pode desenvolver scripts para rodarem na inicialização do SO.
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

OK, Eduardo. Isso faz sentido pra mim. Mencionei esses comandos porque a diferença de procedimentos me chamou a atenção. Agora o caso é que mesmo seguindo estas instruções que me foram passadas ainda não consigo acessar meu banco. Caso de Arquivo X???
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

cara, esta máquina é o servidor...certo?
você chegou a reiniciá-lo?

está muito estranho esse erro..... principalmente por ser no windows.

problema: O BD não está sendo acessado e indica q está no ar.... é isso?
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Sim, é mesmo isso. Nos testes de ontem, verifiquei que os dois processos que o matheus indicou como sendo essenciais estão em execução, mas não consigo conectar. No início ele falou algo sobre aguardar alguns minutos, ontem observei que após uma meia hora não havia nenhuma novidade. Só vou te ressaltar que a máquina não é servidor porque não há rede, mas confirmo: o sistema operacional é o Windows XP Professional, e o banco é o Oracle 9i.

Grato a todos pelo interesse...
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

mas cara, eu tenho essa mesma configuração e a forma de resolver estes problemas são as que descrevi...entendeu?


Deve haver algum processo do windows que está em conflito com o oracle....

veja no gerenciador de tarefas se não tem nenhuma tarefa do oracle levantada.... se você ver que suas opções se esgotaram faz um clean machine e reinstala o oracle novamente.... mas só faça isso depois q você ver q não tem pra onde ir mesmo.... tenha certeza de que aprendemos muito com os erros.
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Estou com você e não abro, Eduardo. Se quiser continuar acompanhando este tópico, acho que hoje à noite farei mais algumas tentativas. Tenho uma situação pra relatar que detectei quando tentei usar o Enterprise Manager, mas já tava tão ébrio do negócio que acabei nem documentando... De qualquer forma, concordo com você em tudo o que disse, só não sei o que significa especialmente "clean machine"...
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Olá. Segue relato de agora há pouco:

Abri o Enterprise Manager Console. Na tela de login deixei marcada opção "Acionar Independente". É aberto o console, com um explorer onde vejo uma pasta "Bancos de Dados".
Cliquei no nó existente e surge MEUBANCO. Cliquei no nó MEUBANCO e vejo agora outra tela de login solicitando "Informações de Conexão ao Banco de Dados", passei o usuário SYS, com a senha e escolhi conectar como SYSDBA.
Surgem então novos nós, o primeiro é "Instância", dentro dela está "Configuração". Clicando em configuração vejo agora uma janela com algumas informações, há uma guia "Geral", onde o estado da instância aparece como "montado". Seleciono então "Abrir", clico em aplicar e recebo então o erro:

Selecionar tudo

"ORA-01113: o arquivo 10 precisa da recuperação de mídia
ORA-01110: 10 do arquivo de dados 'c:\oracle\oradata\meubanco\xdb01.dbf'"
Detalhes que me chamam a atenção:

- esta mesma mensagem foi encontrada num arquivo OraDim.log que encontrei em C:\oracle\ora92\database

- junto com este arquivo xdb01.dbf há outros 9 .dbf, todos sendo atualizados a cada dia que tento conectar, com exceção deste
xdb01, que continua com a data de 27/06/04. Há também três Redo(01, 02 e 03).log com esta mesma data.

- um fato com certeza relevante é que num dia (que não consigo confirmar, mas pode ter sido este 27/06/04), minha máquina reiniciou 2 vezes em questão de minutos - talvez uma oscilação na rede elétrica, que não é comum aqui.

Então agora estou pensando: poderia este arquivo ter sido corrompido? Seria esta a causa do problema? Haverá meio de recuperá-lo,
considerando que não tenho backup?

A instalação do Oracle é bem recente - 19/06/04, eu ia começar a mexer agora...

Continuo grato por estarem compartilhando seu conhecimento comigo, qualquer novidade vou estar postanto aqui.
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

cara, no seu lugar eu ( não tendo backup) eu reinstalaria o oracle novamente.

com certeza estamos falando de arquivos corrompidos...não tenha duvida disso.

principalmente porque essas instalacoes são voltadas para estudos, não é?

mas vá se acostumando com ideias dos velhos backups viu cara.....
tom
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 29
Registrado em: Dom, 11 Jul 2004 8:45 pm
Localização: Guarulhos - SP

Beleza, Eduardo. Só tenho mesmo a agradecer a você e ao Matheus pela atenção. Vou recomeçar tudo e dessa vez pretendo fazer como gente grande.
Valeu mesmo, a gente ainda se topa por aí nesses fóruns da vida
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

pow cara, fique tranquilo....rrsrsrs

Neste fórum temos um link para discurssões sobre o JDeveloper.... ferramenta da Oracle para Java.

Qualquer coisa posta aqui sua dúvida....


valeu.
Avatar do usuário
MuLtAnI
Moderador
Moderador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter, 01 Jun 2004 9:21 am
Localização: Videira - SC
Contato:

ele diz o seguinte

Selecionar tudo

ORA-01033 ORACLE initialization or shutdown in progress
Cause: An attempt was made to log on while Oracle is being started or shut
down.
Action: Wait a few minutes. Then retry the operation.
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

Pela mensagem... o BD não está definindo se o processo é de start ou shut dow...sacou?

como se tivesse perdido.... quer uma dica pra entender melhor?

pegue esse erro e coloque no google..... aprenderá com seus erros....não existe curso melhor....rsrs
Hahu
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 147
Registrado em: Qui, 16 Mar 2006 11:26 am
Localização: São Paulo
O mundo gira muito!!

Oi galera, td bom..então..hoje dia 09/10/06 eu tive esse erro, pelo que percebi no meu caso era problema de memória, tinha mta coisa inutil ocupando espaço, então acabei deletando alguns arquivos e td voltou a funcionar novamente..deixo aqui meu post..Um grande abs pra todos...Valeu :wink:
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 13 visitantes