Instalação Oracle 9i - Pergunta inicial

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Junior
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 9
Registrado em: Qua, 02 Jun 2004 4:00 am
Localização: são Paulo - SP

Pessoal,
Pergunta de iniciante.....
Aqui na empresa tem os Cd's do oracle 9i...quero instalar em casa pra estudar. ai vai.

Preciso instalar os 3 cd com o banco de dados oracle e depois instalar o client...

ou somente o client serve?

Quero acessar as tabelas de exemplo do usuario scott / tiger.

Obrigado.


Júnior
Avatar do usuário
MuLtAnI
Moderador
Moderador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter, 01 Jun 2004 9:21 am
Localização: Videira - SC
Contato:

se você instalar somente o client ele instala a um banco de dados inicial pré-configurado, se não estou enganado ... ele servirá pra você brincar e tal...mas já que você vai instalar em casa eu aconselharia a instalar completo, "aquela instalação com os 3 cd's" o server, que lhe oferece as condições de client e server, o que lhe dará um leque muito maior de possibilidades pra brincar. dae é só configurar o Enterprise Manager e partir pro abraço!
Avatar do usuário
tfg
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 83
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:38 pm
Localização: Novo Hamburgo - RS

O ideal é instalar o BANCO e o cliente para fins de teste- ou seja, manda instalação completa. Pois se você instalar apenas o Cliente, você terá que ter um servidor pra conectar esse cliente. (como você disse que é em casa, creio que você não tem uma outra máquina no lado como servidor)...

[]'s
edu_oracle
Moderador
Moderador
Mensagens: 53
Registrado em: Seg, 12 Jul 2004 11:24 am
Localização: Salvador
Atenciosamente,

Eduardo Santana

"Viva o dia de hoje como se fosse amanhã, por isso, não perca as oportunidades...."

Só para complementar o que os colegas falaram..... tb aconselho a instalar a versao Enterprise..... mas antes de instalar, dê uma olhada antes no q o ORACLE instala para você.....

Como fazer isso?

simples...

quando você estiver selecionando a instalação... chame a instalação personalizada .... dessa forma você poderá instalar a versao FULL do BD só que personalizada ententeu? porque você estará escolhendo o que instalar......

isso é bom tb pra você se familiarizar com a ferramenta.... o que ela instala em sua máquina.. e tal.... rsrsr...

Se você tiver duas máqs em casa é melhor ainda.....

Dou mais uma dica: Tente não usar muito a ferramenta gráfica da Oracle para administrar o BD... principalmente se você está querendo aprender... ela limita seus estudos.... falow?

um abraço
Avatar do usuário
MuLtAnI
Moderador
Moderador
Mensagens: 90
Registrado em: Ter, 01 Jun 2004 9:21 am
Localização: Videira - SC
Contato:

Mais uma....não descontrariando o amigo edu...com certeza a ferramenta gráfica por facilitar o manuseio e assim você acaba não se familiarizando exatamente com as tabelas de sistema e tal....porém, se você não possui um conhecimento digamos que básico ainda...ela pode ser muito útil pelo help e pela opção de mostrar o comando sql doq você está fazendo, como gerenciar tablespaces, usuários, etc...

nada que conforme você irá se acostumando com as tabelas e com o sql, você acaba pegando tudo no código depois por consumir menos recurso de máquina e tal...
Junior
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 9
Registrado em: Qua, 02 Jun 2004 4:00 am
Localização: são Paulo - SP

Valeu pelas dicas galera...

Esse final de semana estarei instalando em casa!! se surgir mais dúvidas posto por aqui!

Obrigado.
duslompo
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Ter, 19 Abr 2005 8:05 pm
Localização: São Carlos - SP

Pessoal, estou na mesma situação do Junior: peguei os 3 cds do Oracle 9i e instalei em casa com todas as opções e pacotes possíveis. Quero poder estudar sem a necessidade de estar conectado a um servidor externo, ou seja, quero que minha máquina seja cliente e servidor ao mesmo tempo.

O problema é que não sei como fazer isso. Quando entro no Enterprise Manager, consigo criar diferentes bancos de dados, mas não consigo me conectar a eles pelo SQLPlus. O problema é na hora de realizar a conexão, já que não sei como configurar o host para minha própria máquina (já tentei localhost e 127.0.0.1, nenhum funcionou).

Desde já, agradeço

Eduardo
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Você colocou onde esse Localhost? No arquivo TNSNAMES.ORA ???
Setou o registro TNS_ADMIN apontando para o PATH desse arquivo?
giezer
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Qui, 11 Ago 2005 9:05 am
Localização: Brasília - DF

Opa pessoal, tudo beleza...

Estou tendo problemas com a instalação do oracle 9.2.0.4 no Debian, está tendo vários erros (não tem nem como falar de todos eles, são muitos) e sinceramente não sei mais o que fazer.

Recebi uma dica de um amigo, dizendo que eu deveria "enganar" o Oracle fazendo ele pensar que estava sendo instalado no Red Hat, só que a apostila q eu recebi é para instalar o Oracle 10g no Conectiva 10 + o Apache 2 e + PHP 4.3.7 (se alguém quiser a apostila é só pedir que eu mando por email). Agora gostaria de saber se alguém já teve problemas com a instalação no Debian e se alguém tem algum macete para que essa instalação seja feita sem muitos problemas, porque instalar o Oracle no windows é fácil, agora dependendo do linux é triste.
@line
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Seg, 02 Jan 2006 9:09 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Oi pessoal,

Estou tentando a mais de duas semanas instalar o Oracle 9i (Personal - Windows 98) no meu PC que possui Windows xp. Sempre ocorre erro na àrea intermediária.
Conversei com um colega meu sobre isso, ele disse que deveria instalar o service pack do windows. Instalei o SP2, porém de nada adiantou. vocês já infrentaram este tipo de problema? Este único CD de Oracle 9i somente pode ser instalado em windows 98?

Desde já agradeço a ajuda,
Aline.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Exatamente...

O Personal - Windows 98 só funciona no windows 98. Lembre-se que o windows 98 e NT/2000/XP não tem nada a ver uma coisa com a outra... Sugiro que você esqueça essa versão do 98 aí.

Você precisa fazer download de uma versão feita para o XP / 2000.
@line
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Seg, 02 Jan 2006 9:09 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

DR_Gori,

De que forma, onde consigo baixar essa versão? Há possibilidade de ser free?
Me perdoe tantas perguntas, mas quero realmente aprender.

Muito obrigada,

Aline.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Onde fazer download:
http://otn.oracle.com/software

Sobre o oracle ser FREE:
* Todas versões para download são completas, sem nenhuma restrição de features. Você pode instalar e usar a vontade para aprender. A única restrição é que você deve pagar a licença caso for usar para obter lucro, ou para colocar em ambiente de produção... Mas para estudar, tudo está disponível.

* Existe atualmente uma versão chamada Oracle 10g XE, que é totalmente grátis e pode ser usada também para ganhar dinheiro ou instalar em ambiente de proudção... Essa versão está limitada a uma base de 4 GB, ou seja, se você não vai usar tanto assim, vai firme...

Para fazer o download dos produtos da ORACLE, é necessario ter um LOGIN no OTN... É gratis o cadastro lá.
@line
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Seg, 02 Jan 2006 9:09 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Dr_Gori,

Consegui instalar o Oracle, é uma versão anterior, 8i Personal. Mas o que estava acontecendo era realmente incompatibilidade com o SO. Obrigada mesmo por sua ajuda. Vou ver esse link que você me enviou tb.
Gostaria de pedir sua ajuda mais uma vez: gostaria de saber onde posso encontrar na NET uma apostila legal sobre este assunto.

Te agradeço mais uma vez,
Aline.
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

giezer, instalou?

Bom, entrei no mundo oracle a poucos meses (4 aprox.) e logo na versao 10g. Pelo menos a parte de instalação, consigui superar!

Uma das opções que você tem quando tenta instala o oracle em um desktop é a seguinte:
oracle@TI-DES05:~> /media/cdrom/runInstaller -ignoreSysPrereqs

outras você pode ver desta forma:

/media/cdrom/runInstaller -help

Gilberto
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes