Erro ORA-12514, não consigo conectar! :(

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP

quando tento iniciar o Oracle aparece esse erro:

'ORA-12514 TNS:Listener não tem conhecimento sobre o serviço sobre o serviço solicitado atualmente no descritor de conexão'

estranho que o Oracle sempre funcionou, começou acontecer isso desde ontem! e recentemente estou com internet (antes não tinha), com Windows configurado automaticamente para buscar a net. será alguma configuração nos arquivos .ORA, enfim


alguém aí pode me dar uma ajuda

obs: não posso ter minha máq como IP fixo, pois ela está conectada a uma outra que fornece minha conexão com internet.
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP

acabei de fazer um teste......

reiniciei meu pc e tirei o cabo de rede....... o Oracle está funcionando normal!

agora a dúvida... vou ter que td vez que for ligar/reiniciar o pc, tirar o cabo de rede e esperar subir todos os serviços do Oracle?!?!
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP

agora quando tento compilar o Forms:

FRM-10142 : O Listener HTTP não está sendo executado em Porva na porta 8891. Inicie o Listener ou verifique suas preferências de runtime.
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Não quero ser rude! Mas peço a você e a qualquer um que poste uma mensagem, que informe a versão do banco e plataforma.
Quanto mais informações você colocar sobre seu ambiente, melhor poderemos ajudar.
Porva, importa-se em abrir um novo post no forum DBA?
Dessa forma, os outros podem ajudar! Muitos não olham esse forum (Outros).

Gilberto
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

TOPICO MOVIDO PARA DBA !!!
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP

grato e desculpe pelo vacilo


ainda sou meio novato por aqui...
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Rede não é uma área em que me dou muito bem!
E antes ...
Não quero ser rude! Mas peço a você e a qualquer um que poste uma mensagem, que informe a versão do banco e plataforma.
Quanto mais informações você colocar sobre seu ambiente, melhor poderemos ajudar.
Então vamos lá! Se você tiver configurado seu ruwindows com um nome de host, esse problema não deveria estar acontecendo. Veja se você tem um listener estático. Se tiver verifique como está a definição do serviço: com o ip ou o nome do host.

Gilberto
Avatar do usuário
Porva
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 342
Registrado em: Seg, 29 Jan 2007 7:36 am
Localização: São Paulo/SP

ok galera, problema resolvido, o host da minha máq estava diferente do host dos TNSNames.Ora

já está ok


agora só o Forms 10 que não roda, compila, abre o browser, e antes de mostrar a aplicação, elel se fecha sozinho! :S


um amigo recomendou reinstalar o Forms 10, disse que 'pode ser' alguma configuração que o Java pega quando é instalado, e como o host da máq foi mudado, ele deve ter se perdido (possível causa/teoria apontada por ele), mas o pior já passou, banco subiu e já consigo mexer no Forms 6 pelo menos.. no entando, se alguém souber como eu faço pra resolver esse problema do Forms 10 sem ter que apelar pra reinstalação, será muito bem vindo


valeus....
badauisk8
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Ter, 29 Jan 2008 11:18 am
Localização: bh mg

Caros amigos esse erro se dá em um conflito do TNS:Listener quando o banco esta instalado em uma versão database e trabalha tanto quanto na rede como localmente. partimos do princípio que quando estamos em uma rede possuimos um ip válido seja ele 192.168.xxx.xxx por exemplo.
Quando estamos fora possuimos somente o loopback 127.0.0.1 "obs: não falte as aulas de rede"... Conclusão, quando enfrentar esse problema mude o seu listener e seu tnsnames para seu ip de rede "quando estiver na rede" quando não use o loopback.

exemplos de tnsnames dentro de uma rede :

Selecionar tudo

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:\oracle\product\10.1.0\db_1\network\admin\tnsnames.ora
# Generated by Oracle configuration tools.

ORACLE =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.xxx.xxx)(PORT = 1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SERVICE_NAME = oracle)
    )
  )
exemplos de tnsnames dentro de uma rede :

Selecionar tudo

LISTENER =
  (DESCRIPTION_LIST =
    (DESCRIPTION =
      (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC))
      )
      (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = italo-cesar)(PORT = 1521))
      )
    )
  )
Lembrando que o 192.168.xxx.xxx refere-se ao seu ip!!! (quando estiver na rede)
Quando estiver fora use 127.0.0.1

Espero ter ajudado!!!!
Qualquer coisa entre em contato badauisk8@yahoo.com.br
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes