Servidor Oracle9i com Windows XP

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
FFernando
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 18 Set 2007 7:52 pm
Localização: SP

Boa Tarde amigos,

Estou com uma dúvida referente há servidor oracle com o Windows xp,
Será feita em um cliente a mudança fisica do servidor que ficava no departamento de marketing, para a sala de CPD com todos os outros servidores da empresa.
Teremos que instalar o oracle client nas outras máquinas clientes, que terão que acessar o servidor.

A duvida é:

Terei que fazer a alteracao somente no tnsnames.ora, mas conseguirei acessar normalmente o banco pela maquina cliente independentemente do sistema operacional instalado no servidor??
não terei que instalar o Windows 2003 Server no servidor?
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Estou com uma dúvida referente há servidor oracle com o Windows xp,
Não entendi!
Terei que fazer a alteracao somente no tnsnames.ora, mas conseguirei acessar normalmente o banco pela maquina cliente independentemente do sistema operacional instalado no servidor??
Correto.
não terei que instalar o Windows 2003 Server no servidor?
Agora que não entendi mesmo! Se o oracle já estava instalado e moveu a maquina servidora de lugar (isso eu deduzi, porque a primeira frase está obscura.), qual é a do windows server?

Gilberto
FFernando
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 18 Set 2007 7:52 pm
Localização: SP

oi...
Desculpa...

Vou tentar explicar mais facil..
Instalei windows xp em uma máquina que será servidor, terei que apontar no client de outras 10 máquinas (tnsnames.ora). até ai certo..

A duvida é o seguinte,
O sistema operacional!

Por ser windows xp, influenciará em alguma coisa?? algum acesso das maquinas clientes??

Se eu instalassei outro sistema para servidores mesmo, ex:
Windows 2003 Server, seria melhor???
gilbertoca
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 372
Registrado em: Ter, 24 Jan 2006 3:33 pm
Localização: Palmas - TO
Contato:

Por ser windows xp, influenciará em alguma coisa?? algum acesso das maquinas clientes??
Não. O que você precisará fazer é ajustes no sistema operacional para que o mesmo suporte mais ou menos clientes, mas isso com uso continuo você irá fazer.
Se eu instalassei outro sistema para servidores mesmo, ex:
Windows 2003 Server, seria melhor???
Bom, aqui você tem um sistema operacional preparado para esse tipo de atividade. Ele já vem preparado para encarar qualquer coisa! :)

Gilberto
FFernando
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 18 Set 2007 7:52 pm
Localização: SP

Boa Noite..

Muito Obrigado pelas respostas Gilberto!!

Eu e mais um colega do trabalho, fomos até o cliente hoje.
O banco de dados deles ficava alocado em um departamento de marketing e tivemos que muda-lo para TI.
Servidor com oracle 9i e sistema operacional XP Professional Service pack 2 (em inglês)

Fizemos a instalacao do oracle client em uma máq. e apontamos o servidor, no inicio deu erro de permissoes , devido ao firewall, mas arrumamos e funcionou o plsql e o sqlplus na máquina client que tinhamos apontado no TNSNAMES.ora o endereço do servidor.

Massssss..
Td isso fizemos para funcionamento de um programa Backoffice que temos, e JUSTO ELE não FUNCIONOU =/

Quando tentamos executar o programa da aparece uma mensagem de erro do oracle, pesquisei no google..
E o q encontrei foi sobre arquivos de registros, q teriam q ser alterados..
não estou com o erro no momento, pois ficou com o meu colega, vou pegar com ele a mensagem e postarei aqui p melhor entendimento do meu problema..
FFernando
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 18 Set 2007 7:52 pm
Localização: SP

Boa Tarde..

Pessoal,

o erro que esta dando quando executo o programa Backoffice no cliente, é esse:

"Oracle error occurred, but error message could not be retrieved from Oracle"

O windows xp deles é em ingles com service pack2, oracle cliente 9i.
O banco de conexao desse programa Backoffice é o Oracle 9i,
fiz a alteracao no tnsnames.ora e o sql plus consegue enxergar o servidor, conecto e consigo exec. comandos normalmente.

Mas quando executo o programa backoffice, aparece a mensagem acima..

alguém sabe o q poderia solucionar esse problema?
estou executando testes em nossa base e não tem dado problema no windows xp em portugues, no windows 2003 server e no win 2000.

Irei instalar em uma máq o win xp english e realizar testes p tentar causar o mesmo erro do cliente.

Obrigado..
diegoleite
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 115
Registrado em: Sáb, 10 Nov 2007 2:54 pm
Localização: rio de janeiro

Fernando.
Seria interessante que você coloque o print de tela. E mais informações do tipo de aplicaçao se utiliza odbc e tal. pois pelo que parece trata-se de um erro generico.





Att,


Diego Leite - DBA Jr.
FFernando
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Mensagens: 15
Registrado em: Ter, 18 Set 2007 7:52 pm
Localização: SP

Boa noite Diego,

Acabei não tirando print da tela quando estava no cliente, mas irei retornar ao mesmo acho q essa semana ou na semana que vem.

Essa aplicação é feita em Delphi 6 com banco de dados Oracle 9i..
Fiz diversos testes no ambiente em que trabalho e ocorreu tdo normalmente, apenas dando um erro de DLL
que o programa utiliza, nisso copiei e colei dentro da pasta c:\windows\system32 e o problema foi solucionado,

agora esse do cliente, realmente é complicado..

quando eu for até o local, pegarei mais informaçoes e irei tirar print das telas..

Obrigado,

abraços
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes