Várias dúvidas sobre oracle

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
Geyson Silva
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Ter, 23 Nov 2004 5:08 pm
Localização: São Gonçalo

Bom a primeira significa.

1 - Gostaria de saber se posso criar um Database somente pra mim separado. Porque no SQL - SERVE eu posso criar Database individuas.
Perguntei o professor na faculdade ele me disse que oracle e um grande Database(Banco).

Esta pergunta e porque todos que usarem o racle estarão criando suas tabelas etc. onde estou criando a minhas.

2 - Pergunta

pra que serve esquema e qual seu objetivo. de um exemplo de sua funcionalidade.

3 - Pergunta

Para que serve o TABLESPACE qual seu objetivo qual hora eu uso esse cara, me de um exemplo.

Obrigado Aguardo resposta...
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

1 - Gostaria de saber se posso criar um Database somente pra mim separado. Porque no SQL - SERVE eu posso criar Database individuas.
Perguntei o professor na faculdade ele me disse que oracle e um grande Database(Banco).

Esta pergunta e porque todos que usarem o racle estarão criando suas tabelas etc. onde estou criando a minhas.
É que no Oracle você não cria um database pra cada usuário. O conceito é totalmente diferente. Quando você cria uma tabela no Oracle, o usuário que CRIOU a tabela é o OWNER da tabela. Ninguém mais consegue acessar essa tabela, a não ser que tenha privilégios pra isso. Então você não precisa criar um database pra cada usuário. Apenas crie usuários e nenhum interfere nas tabelas do outro.
pra que serve esquema e qual seu objetivo. de um exemplo de sua funcionalidade.
Pra facilitar o entendimento, um SCHEMA = USER.
Para que serve o TABLESPACE qual seu objetivo qual hora eu uso esse cara, me de um exemplo.
Tablespace é onde são criados as tabelas/objetos, etc. Elas estão ligadas a um DATAFILE que é literalmente um arquivo no S.O. A vantagem disso é que você pode organizar super bem a informação. Por exmeplo, você cria uma table-space de INDICE e outra de dados. Com isso, todos índices ficam em um arquivo e os dados num outro. Ou seja, pode colocar as tabelas em um HD e os índices em outro HD (que vai ficar bem mais rápido que se fosse em apenas um HD)...
A Tablespace você informa na criação da tabela. Se não informar, o oracle usa a tablespace padrão do seu usuário.
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes