Por que migrar 9i para 10g?

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
islanrocha
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Qui, 17 Jan 2008 5:14 pm
Localização: Três Corações

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 9.2i
* Sistema Operacional: Sun Solaris 9

Olá a todos!

Bem, como podem notar pelo título do tópico, sou novato
Estive garimpando algum material sobre os recursos do 10g, e gostaria de fazer uma comparação com a versão 9i. Na verdade é um "por que migrar do 9i para 10g?"

Os materiais que encontrei são:
http://www.profissionaloracle.com.br/mo ... it&lid=253
http://www.profissionaloracle.com.br/mo ... it&lid=268
http://download-east.oracle.com/docs/cd ... 14/toc.htm

Gostaria de saber se alguém já fez esta comparação e se poderia me ceder estas informações?

Desde já agradeço pela atenção e peço desculpas caso eu tenha criado o tópico no lugar errado.

Abraço pra todos.
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Criança, muitos...performance, correção de bugs.
Olha na página da Oracle, uma lista enorme de motivos...

http://download.oracle.com/docs/cd/B193 ... 14/toc.htm
islanrocha
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Qui, 17 Jan 2008 5:14 pm
Localização: Três Corações

Desculpe, mas acho que não fui muito claro na minha pergunta...

Conforme você pôde ver, este material que você passou no link também está entre os que encontrei e estou tentando garimpando.

O que eu preciso é fazer um quadro com vantagens/desvantagens/riscos deste processo.
Com certeza as "desvantagens" não encontrarei no site do oracle, por isso estou recorrendo ao fórum onde os que já trabalharam com ambas versões possam dar um pontapé inicial, se possível fornecendo algum material com esta análise, se alguém já a tiver feito.

De qualquer forma agradeço pela atenção :)

Alguém já passou por uma situação semelhante?
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

TÓPICO EDITADO POR MODERADOR. NÃO É PERMITIDO FRASES COMO: "PROCURE NO GOOGLE"

Se fosse você começaria com o básico, analise e risco, indisponibilidade, teste de softwares clients, "plano B", esse tipo de coisa.

Sobre as desvantagens, claro que a Oracle não vai por...
O Oracle 10g é a melhoria do 9g e é melhor mesmo, só pede mais memória e maior processamento inicial.
Mas se havaliar e testar os pontos que disse acima, vai ver que é melhor mesmo.
Quer um exemplo....
Procura no site da microsoft, desvantagem do windows xp em relação ao windows 98.
não tem...claro, porque ele é melhor...a unica seria...uma máquina melhor, certo?
islanrocha
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Qui, 17 Jan 2008 5:14 pm
Localização: Três Corações

Obrigado Anderson, pela parte útil da sua resposta.
Obrigado também moderador pela retirada do "sermão"

Bem, é justamente esta análise que estou fazendo Sr. Anderson, porém você deve conhecer a expressão "reinventar a roda". Pois bem, estou evitando isso.

Voltando ao tópico, quando eu digo "desvantagens" eu tenho certeza de que novos produtos sempre trazem melhorias, mas as vezes acarreta problemas também, que são detectados só durante seu uso. O que quero é fazer uso da experiência dos membros do fórum que estiverm dispostos a ajudar pra elaborar algo que cubra essas "desvantagens", caso alguém tenha se deparado com alguma.

Caso alguém tenha se deparado com isso e quiser/puder compartilhar será muito bem vindo a discussão.

Mais uma vez, meu obrigado pra você.
ruevers
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Mensagens: 324
Registrado em: Sex, 02 Jun 2006 1:48 pm
Localização: sp
Contato:

Normal, vamos deixar esses detalhes de lado.

Mas sobre a experiência, te digo uma coisa, já passei por várias migrações e sempre cada caso é diferente, tem software que vai bem e tem uns que simplesmete tive que voltar a versão, não funcionava mesmo e o fabricante do software (client do banco) apesar de dizer que estava homologado, as vezes não funcionava.

O único conselho que te dou é....cria um ambiente de migração e testa...tudo...tudo que você puder, só assim vai saber ou garantir que tudo vai dar certo ou errado.
gokden
Rank: DBA Pleno
Rank: DBA Pleno
Mensagens: 264
Registrado em: Dom, 19 Ago 2007 8:18 pm
Localização: Ribeirão Preto - SP
Lucas de Souza

OCA Developer
Analista de sistemas

Aqui onde eu trabalho estamos migrando do 6i para o 10g... e parece que tem vários bugs que de mudar a versão do forms 6i para o 10g....

porque tem qui mudar algumas procedures da d2kwutil para a webutil e tem também alguns problemas que a oracle ainda não nos respondeu no Metalink... um exemplo deles é o problema do PlaySound, que a Oracle ainda não nos deu uma resposta....
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes