Relatorios muito lentos

Dicas e truques sobre Oracle Reports Builder - modo gráfico ou modo caractere, ascii, arquivo .PRT, etc
Responder
urubullino
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Sex, 24 Out 2008 1:28 am
Localização: RJ

Oi pra todos.
não conheco muita coisa de oracle mas aqui vai um problema que nunca deixou o sistema em que trabalho...
Temos uma aplicacao com inumeras tabelas e muuuiitos registros. Usamos o Oracle Reports e em muitos casos os relatórios demoram uma eternidade para serem executados.
Por pesquisa cheguei a conclusao que uma view materializada poderia resolver o assunto , o Report iria acessar essa view . Mas o usuario quer ver essa informacao quase que instantaneamente quando a mesma é inserida ou modificada. A view materialized seria mesmo a melhor opcao ou teria outra, mesmo com ferramentas de terceiros ?
Para dar uma acelerada ainda maior , também estou estudando outros geradores de relatorios que possam executar a tarefa mais rapido que o Oracle Reports... Alguma dica?

Obrigado a todos.


Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 10g
* Sistema Operacional: win xp
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Na realidade, eu faria um serviço de tuning nesses reports.
Algo assim:
* listaria quais são os relatórios lentos
* pegaria quais são os parâmetros que o usuário normalmente usa. (alguns exemplos rapidos e outros lentos)
* Olharia os selects dos reports pra ver se acha alguma coisa medonha

Depois disso, começaria um trabalho pra ver se é possível acelerar alguma coisa nos reports. As vezes um programador "pecou" com alguma coisa básica que é facil de resolver.
schnu
Rank: Analista Pleno
Rank: Analista Pleno
Mensagens: 110
Registrado em: Ter, 24 Mai 2005 9:16 pm