1500 tabelas e nenhuma FK nem PK

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
KNOG
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Ter, 21 Ago 2007 10:59 am
Localização: SP

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 9i
* Sistema Operacional: linux

Pessoal,

Estou trabalhando em uma empresa onde o banco possui 1500 tabelas e nenhuma FK ou PK. Tenho pouco conhecimento de DBA mas gostaria de saber se teria algum impacto nas consultas (SQL, PL/SQL, TRIGGER...) já utilizadas se alterassemos as tabelas determinando a FK e PK.... fazer direito..... o que acham? dá pra fazer?
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Acho que você provocaria um grande CAOS se fizesse isso.

Por que?
* Seu sistema foi todo construído SEM PK, FK, etc. O tratamento provavelmente está sendo feito todo na aplicação. (Deve ser aqueles sistemas que não importa muito o banco de dados que a pessoa instala. Pode ser Oracle, MS*SQL Server, MySQL, PostGre, ou qualquer outro.)

Agora imagina você começar a colocar restrições nas tabelas, PK, UNIQUEs ou coisas parecidas. Talvez sua aplicação faça uso dessas coisas e dará ERRO se tiver uma restrição dessas a nível de banco. Sinceramente, se está assim, eu não mexeria.

O QUE EU FARIA:
* Criar índices não causa esse tipo de ERRO. Ou seja, se tem alguma tabela que está muito lenta, eu rodaria um TRACE (ou investigaria o programa pra saber como que a consulta está sendo feita)... Daí ***no máximo*** eu criaria algum índice.
KNOG
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 3
Registrado em: Ter, 21 Ago 2007 10:59 am
Localização: SP
KNOG

é realmente o que ocorre. E se não é tratado na aplicação, foram criadas muitas, mas muitas triggers....
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes