OWB

Oracle Business Intelligence, Oracle Warehouse Builder OWB, Oracle Discoverer, BI Publisher, XML Publisher, OLAP, Data Mining, ODI Oracle Data Integrator, etc
Responder
altrão
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 09 Jun 2005 9:44 am
Localização: São Paulo

Fala Galera beleza?

Meu nome é Mauricio e eu trabalho a bastante tempo com oracle e gostaria de participar deste grupo que pelo percebi é excelente. Fiquei muito contente com a qualidade das informações que encontrei aqui.
Fico disponível para contribuir com o que puder e com certeza aprenderei muito aqui com todos.

Atualmente estou trabalhando em um projeto de BI e decidimos utilizar o OWB (Oracle Warehouse Builder) como ferramente de ETL.
Fiz um treinamento desta ferramenta na Ensof, porém ainda não a conheço bem no dia-a-dia. Gostaria de saber se têm alguém aqui que teve alguma experiência na utilização desta ferramenta, quais suas maiores dificuldades e se compensa a utilização da mesma.

Agradeço desde já os comentários dos amigos.

PS.: Altrão é meu sobrenome

Abraço,
Altrão
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

fala altrão

Cara... eu nunca trabalhei com BI mas conheço pessoas que usam onde eu trabalho. Pelo que eu sei, é uma ótima ferramenta da Oracle e vale a pena sim!
Infelizmente, não posso te ajudar sobre problemas ou dicas dela!!!

Seja bem vindo!!!
altrão
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 2
Registrado em: Qui, 09 Jun 2005 9:44 am
Localização: São Paulo

Ok dr_gori,

Muito obrigado por responder.

Abraço,
Altrão
romulozaf
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 7
Registrado em: Qui, 13 Dez 2007 8:58 am
Localização: Belém - PA
Rômulo Fernandes

Srs.

Estou "tentando" trabalhar com o OWB para uma solucao de BI. E realmente é complicado. alguém poderia trocar ideias para que possamos juntos aprender a usar o OBW e o BIEE?

big[]
Leao_Marinho
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 7
Registrado em: Qui, 31 Jul 2008 3:34 pm
Localização: Santos / SP
André L S Santos

Srs,

Já trabalhei com o OWB e achei uma boa ferramenta.
É um pouco chato instalar o OWB e criar/configurar os repositórios e ambientes de deploy, mas depois de criado, o uso é bem simples.

Segue um link que pode ajudar:

http://www.oracle.com/technology/obe/ad ... _main.html

Abs,
bapocalypse
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 14
Registrado em: Seg, 12 Dez 2005 10:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:
Bruno Apocalypse

Moçada, boa tarde.

alguém aí possui qualquer documentação e/ou apostilas sobre o OWB 10.2 ??? Estou apanhando dele aqui.

Principalmente porque não domino a lingua inglesa. Mas o que tenho encontrado mostra para que servem os objetos, componentes, etc.

E não como utilizar. É isso.

Abradeço.

Falows!!!

:-o
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Senhores,

A ferramenta pode ser utilizada no idioma português, o que não recomendo, e a documentação do produto fornece detalhes sobre os objetos.

Na verdade o OWB é uma ferramenta que gera scripts em PL/SQL de uma forma mais intuitiva do tipo drag and drop, além de permitir um melhor entendimento da solução implementada olhando-se para o mapa.

Se abstrairmos as pseudo-dificuldades, conseguimos visualizar graficamente o que irá constar numa package em PL/SQL.

É muito comum utilizarmos o recurso MERGE (INSERT/UPDATE ou UPDATE/INSERT), mas também podemos utilizar cargas na forma TRUNCATE/INSERT.

Além disso o OWB pode funcionar como uma ferramenta CASE, já que do seu repositório podemos criar objetos no banco, como Tables, Procedures, Functions, Views, Materialized Views, External Tables, Dimensions, Cubes, e etc.

Seu repositório permite controle total sobre os processos de carga, com logs que armazenam os tempos decorridos, as quantidades de registros inseridos ou alterados ou excluídos. Se houver algum erro durante o processo de carga, o mesmo será gravado nos logs do OWB.

Mas para conhecer quase todas as suas funcionalidades é necessário instalá-lo e utilizá-lo.

Fóruns como o da Oracle, no OTN fornecem dicas e resoluções de problemas.

Abraços,
ricardo.camilos
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Ter, 16 Jun 2009 3:42 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Business Intelligence Consultant

Olá Pessoal,

Trabalho com BI há 3 anos e agora estou em um projeto para implementar o Oracle Warehouse Builder como ferramenta ETL, mas nunca trabalhei com ele. Estou com algumas dúvidas e caso alguém possa me ajudar ficarei muito agradecido!

- Instalei a versão 10.2.0.1 e ví que existe já um patch para a versao 10.4, além de já estar disponível também a versao 11. Qual delas está mais estável para ser utilizada (11 ou 10)?

- Instalei o OWB na minha máquina e criei o repositório em um servidor de teste, mas quando tento iniciar o Control Center Service ele me pede os dados para uma conexão (que eu imagino ser a do repositório) e ao preencher e confirmar ele fecha a janela mas não inicia o servico (pelo menos eu não consigo acessar pelo Design Center). Eu tenho que instalar o OWB também no servidor? Sendo que este servidor de testes é de BD e eu poderia ter uma implementação do OWB em 3 camadas (BD-OWB-Cliente)...

- Sem o módulo opcional Data Quality eu não consigo nem gerar o Data Profile? Estou tentando e está dando erro (ele tenta inserir dados em tabelas do repositório que não existem ou estão sem alguma coluna)

- Qual é a maior vantagem de se obter o pacote Enterprise ETL?

Para quem tiver interesse consegui o material do OWB 10 no site http://www.technologylib.com/ basta buscar por "Oracle Warehouse Builder".

Obrigado![/url]
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Ricardo,

Para estudar você pode baixar o OWB do site da própria Oracle, http://otn.oracle.com

Sim, é necessário instalar os binários na mesma máquina em que está instalado o banco. Essa instalação deverá ser numa nova ORACLE_HOME.

Depois que os binários forem instalados, o Control Center Service irá funcionar.

Tanto faz utilizar a versão 10g ou 11g. No caso da 11g, instale uma versão de banco também 11g.

Abraços,
LAILAH
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qui, 03 Set 2009 10:38 am
Localização: Laguna

Olá
Tenho instalados o oracle 8i e o Discoverer 3.1, gostaria de saber qual a versao do OWB posso instalar.

Obrigada
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Alguma versão que seja suportada na versão de banco 8.1

Uma pesquisa no google pode te ajudar a encontrar algum documento sobre essa compatibilidade.

Abraços,
LAILAH
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qui, 03 Set 2009 10:38 am
Localização: Laguna

Na realidade já tem alguns dias que estou pesquisando e não encontro nada. Preciso pra minha monografia de uma ferramenta ETL (pode ser OWB ou outra) que extraia os dados da base operacional e jogue os dados para o oracle discoverer para que então seja possível fazer as consultas. Tenho no meu pc o Oracle 8i instalado juntamente com o oracle discoverer então preciso intalar uma ferramenta etl que seja compativel.
Obrigada pela ajuda
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Pra você não perder tempo, então sugiro que você faça um upgrade do banco para a versão 10g ou 11g, e do discoverer tb, instalando um application server para uma dessas versões.

Você não vai encontrar mais para baixar, no site da Oracle, nenhuma versão de OWB que seja compatível com o banco 8i.

Abraços,
LAILAH
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qui, 03 Set 2009 10:38 am
Localização: Laguna

Obrigada por me avisar.
Eu lí uns materiais que diz que o Oracle Intelligence 10g, já possui o discoverer e owb integrados, é isso mesmo?

Obrigada mais uma vez Gustavo
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Muita calma nessa hora!

Nos arquivos de instalação do Ora10g já vêm os binários do OWB.

O discoverer é um produto à parte, e como tal também deve ser baixado e instalado.

O discorverer possui duas versões, a Desktop e o Plus (web). O Plus necessita que você instale o application server. Já o Desktop é client-server.

Para o seu trabalho final, acho que o Desktop é suficiente, mas é uma versão que será descontinuada.

Fica a seu critério.

Abraços,
DiegoPrattes
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Sex, 04 Set 2009 8:34 am
Localização: Natal RN

Estou com o mesmo problema que a nossa colega Lailah.
Resumindo, o que você indica:
Instalo o pacote Oracle Business Intelligence, já que o mesmo possui:
Oracle Discoverer – Consulta, geração de relatórios e análise com recursos de formatação de dados;
Oracle Spreadsheet Add-In – Funcionalidade para acessar dados do DW através deplanilhas do Microsoft Excel;
Oracle BI Beans – Desenvolvimento personalizado de aplicativos de BI;
Oracle Warehouse Builder – ferramenta de ETL;
Esses 4 produtos estao incluídos separadamente?

No aguardo
Desde já agradeço
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Minha sugestão é a seguinte:

1. Baixem a versão do banco 10g;
2. Baixem o instalador do OWB10g;
3. Baixem o OAS que possuoa o Discoverer Plus.

No endereço http://www.oracle.com/technology/software/index.html vocês vão encontrar a lista de produtos disponíveis para download.

O trabalho de pesquisa é todo de vocês. Já fiz a minha parte.

Só um lembrete. NÃO BAIXEM O ORACLE XE.

Abraços,
LAILAH
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qui, 03 Set 2009 10:38 am
Localização: Laguna

Gustavo, você havia falado em fazer um upgrade (já que tenho o oracle 8i intalado) para as versões 10g ou 11 g através de aplication server

poderia explicar melhor, por gentileza!
desculpe te incomodar, mas é muito importante pra mim.
Obrigada mais uma vez
Seu forum é 10!
erthal
Rank: Analista Sênior
Rank: Analista Sênior
Mensagens: 130
Registrado em: Seg, 22 Nov 2004 1:45 pm
Localização: Niterói - RJ
Gustavo Erthal Jr. | TRISCAL
...................................................
Rio de Janeiro | (21) 2507-2010
São Paulo | (11) 3167-0526
www.triscal.com.br

Lailah,

O upgrade foi força de expressão.

Na verdade você precisa baixar e instalar tudo do zero.

Eu costumo instalar o OAS numa VM. você pode instalar tb o banco e o OWB nessa mesma VM.

Na máquina principal, a "de fora", você tb instala os binários do OWB, para poder utilizar o Design Center.

Dentro da VM, utilize os binários do OWB e crie o repositório do mesmo. O repositório tem esse nome, mas é um conjunto de objetos que ele utiliza para funcionar.

Mas lendo a documentação você saberá como fazer tudo.

Boa sorte.
ThiagoJLima
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: Sex, 16 Abr 2010 8:25 am
Localização: São Paulo
Thiago Lima
Analista T.I. - Integração

Olá,
Estou trabalhando em um projeto que envolve plataforma alta e baixa. Pra complicar um pouquinho mais, na plataforma alta temos que integrar bases de dados IMS (DB), DB2 e Arquivo Texto. A intenção é fazer um downsizing gradativo dessas bases para o Oracle, trabalhando em paralelo inicialmente e, ao pé que as aplicações vão sendo reconstruídas na baixa plataforma, vão desabilitando as bases antigas.

Temos um pacote enterprise Oracle aqui na empresa que contém o Warehouse Builder Enterprise ETL (OWB).
Gostaria de saber se o OWB tem algum componente, e pode ser utilizado, para o fim de controle de replicação de dados entre plataformas diferentes?

Att,
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes