Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.4.0 - 64bits.
* Sistema Operacional: Windows Server 2008 Enterprise.
Olá!
Desde quando mudou o horário de verão não mais consigo subir o serviço do DBConsole de qualquer instância do servidor.
Timezone do servidor: -03:00 (Brasília)
Já tive esse problema anteriormente e resolvi removendo o repositório e criando novamente. Porém, agora não é a solução que consegui.
Procedimentos já realizados sem sucesso:
Procedimento 1:
a) Removendo o repositório:
emca -deconfig dbcontrol db -repos drop
Resultado: removido com sucesso!
b) Criando novo repositório:
emca -config dbcontrol db -repos create
Resultado: criado com sucesso! Porém o serviço DBConsole não subiu.
Procedimento 2:
a) Removi manualmente o repositório, excluindo objetos e usuário sysman, entre outros itens...
b) Criando novo repositório:
emca -config dbcontrol db -repos create
Resultado: criado com sucesso! Porém o serviço DBConsole não subiu.
Procedimento 3:
a) Executei o comando para resetar o timezone:
emctl resetTZ agent
Resultado: falhou para resetar o timezone alegando que o TZ do arquivo "emd.properties" (America/são_Paulo) é diferente da lista de timezones do Oracle, arquivo "supportedtzs.lst". Em observação a este arquivo, observei que o America/são_Paulo está relacionado como -02:00.
O curioso é que na base de teste, fiz todo o procedimento "1" e funcionou. E curiosamente, os arquivos "emd.properties" e "supportedtzs.lst", possuem a mesma informação do servidor que apresenta problema (America/são_Paulo relacionado como -02:00, mas servidor como -03:00, Brasília).
Procedimento 4:
a) Alterei o conteúdo do arquivo "emd.properties", de: agentTZRegion=America/são_Paulo, para: agentTZRegion=Etc/GMT+3, o qual corresponde a -03:00.
Resultado: o serviço DBConsole não subiu.
Outro fato observado é que em algumas das instâncias com problema no DBConsole, não tenho a target "oracle_emp", que seria o Agente Oracle. Ao recriar o repositório, ele some, inclusive não aparecendo no arquivo "targets.xml".
Procedimento 5:
a) desinstalei o Enterprise Manager via GUI da Oracle.
b) instalei o Enterprise Manager via GUI da Oracle.
Resultado: o serviço DBConsole não subiu.
Alguém mais tem outra alternativa para ressucitar o DBConsole? Estou sem conseguir gerenciar os ambientes por meio do OEM.
Obrigado!
Problema DBConsole após Horário de Verão
-
- Rank: Estagiário Sênior
- Mensagens: 13
- Registrado em: Qua, 22 Abr 2009 11:43 am
- Localização: Florianópolis - SC
Olá Eli, segue o erro:
Pelo visualizados de eventos do Windows, consegui obter a seguinte mensagem:
Abraços,
Ewerton Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
C:\>emctl start dbconsole
Oracle Enterprise Manager 10g Database Control Release 10.2.0.4.0
Copyright (c) 1996, 2007 Oracle Corporation. All rights reserved.
https://SCFNS4SRV01.intranet:5504/em/console/aboutApplication
Starting Oracle Enterprise Manager 10g Database Control ...O serviço de OracleDB
ConsoleDNITPRO está sendo iniciado..............................................
................................................................................
..............................................................................
O serviço de OracleDBConsoleDNITPRO não pôde ser iniciado.
Erro específico do serviço: 1.
Para obter mais ajuda, digite NET HELPMSG 3547.
C:\>NET HELPMSG 3547
Erro específico do serviço: ***.
Pelo visualizados de eventos do Windows, consegui obter a seguinte mensagem:
Nome do Log: System
Fonte: Service Control Manager
Data: 01/03/2011 11:56:21
Identificação do Evento:7024
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível: Erro
Palavras-chave:Clássico
Usuário: N/D
Computador: SCFNS4SRV01.intranet
Descrição:
O serviço OracleDBConsoleDNITPRO terminou com o erro específico de serviço 1 (0x1).
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Service Control Manager" Guid="{555908D1-A6D7-4695-8E1E-26931D2012F4}" EventSourceName="Service Control Manager" />
<EventID Qualifiers="49152">7024</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>0</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x80000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2011-03-01T14:56:21.000Z" />
<EventRecordID>42659</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="0" ThreadID="0" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>SCFNS4SRV01.intranet</Computer>
<Security />
</System>
<EventData>
<Data Name="param1">OracleDBConsoleDNITPRO</Data>
<Data Name="param2">1 (0x1)</Data>
</EventData>
</Event>
Abraços,
Ewerton Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
-
- Rank: Programador Sênior
- Mensagens: 49
- Registrado em: Qua, 07 Fev 2007 1:08 pm
- Localização: São Paulo
Edite o arquivo
e ir na linha agentTZRegion e trocar para Etc/GMT+2 ficará assim:
Agora forcar o TZ da maquina para o mesmo TimeZone
em seguida resetar o TZ do agent efetuando os seguintes processos
Commit complete.
Agora pode ser conferido o Agent se está ok.
E em seguida pode ser iniciado o dbconsole e neste ponto pode ser notado que o EM inicia muito mais rapidamente:
Referencias: http://www.rstoever.com/
/oraprd01/app/oracle/product/10.2.0/vmrstoever01_tkrs01/sysman/config/emd.properties
#agentTZRegion=Etc/GMT+3
agentTZRegion=Etc/GMT+2
[oracle@vmrstoever01 ~]$ export TZ=Etc/GMT+2E
[oracle@vmrstoever01 ~]$ emctl resetTZ agent
Oracle Enterprise Manager 10g Database Control Release 10.2.0.4.0
Copyright (c) 1996, 2007 Oracle Corporation. All rights reserved.
Updating /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0/vmrstoever01_tkrs01/sysman/config/emd.properties...
Time zone set to Etc/GMT+2.
To complete this process, you must either:
connect to the database served by this DBConsole as user 'sysman', and execute:
SQL> exec mgmt_target.set_agent_tzrgn('vmrstoever01:3938','Etc/GMT+2')
-- or --
connect to the database served by this DBConsole as user 'sys', and execute:
SQL> alter session set current_schema = SYSMAN;
SQL> exec mgmt_target.set_agent_tzrgn('vmrstoever01:3938','Etc/GMT+2')
Aqui eu escolhi a segunda opção e efetuei os seguintes comandos
[oracle@vmrstoever01 ~]$ sqlplus
SQL*Plus: Release 10.2.0.4.0 - Production on Wed Dec 23 11:29:58 2009
Copyright (c) 1982, 2007, Oracle. All Rights Reserved.
Enter user-name: / as sysdba
Connected to:
Oracle Database 10g Release 10.2.0.4.0 - Production
SQL> alter session set current_schema = SYSMAN;
Session altered.
SQL> exec mgmt_target.set_agent_tzrgn('vmrstoever01:3938','Etc/GMT+2')
PL/SQL procedure successfully completed.
SQL> commit;
Agora pode ser conferido o Agent se está ok.
[oracle@vmrstoever01 ~]$ emctl start agent
Oracle Enterprise Manager 10g Database Control Release 10.2.0.4.0
Copyright (c) 1996, 2007 Oracle Corporation. All rights reserved.
Starting agent ..... started.
[oracle@vmrstoever01 ~]$ emctl start dbconsole
Oracle Enterprise Manager 10g Database Control Release 10.2.0.4.0
Copyright (c) 1996, 2007 Oracle Corporation. All rights reserved.
https://vmrstoever01:1158/em/console/aboutApplication
Agent Version : 10.1.0.6.0
OMS Version : 10.1.0.6.0
Protocol Version : 10.1.0.2.0
Agent Home : /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0/vmrstoever01_tkrs01
Agent binaries : /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0
Agent Process ID : 8381
Parent Process ID : 8378
Agent URL : https://vmrstoever01:3938/emd/main
Started at : 2009-12-23 11:34:53
Started by user : oracle
Last Reload : 2009-12-23 11:34:53
Last successful upload : (none)
Last attempted upload : (none)
Total Megabytes of XML files uploaded so far : 0.00
Number of XML files pending upload : 12
Size of XML files pending upload(MB) : 0.05
Available disk space on upload filesystem : 23.61%
Agent is already started. Will restart the agent
Stopping agent ... stopped.
Starting Oracle Enterprise Manager 10g Database Control ................. started.
------------------------------------------------------------------
Logs are generated in directory /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0/vmrstoever01_tkrs01/sysman/log
Desta forma pode ser verificado que os XML files pending upload foram efetuados com sucesso:
[oracle@vmrstoever01 ~]$ emctl status agent
Oracle Enterprise Manager 10g Database Control Release 10.2.0.4.0
Copyright (c) 1996, 2007 Oracle Corporation. All rights reserved.
---------------------------------------------------------------
Agent Version : 10.1.0.6.0
OMS Version : 10.1.0.6.0
Protocol Version : 10.1.0.2.0
Agent Home : /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0/vmrstoever01_tkrs01
Agent binaries : /oraprd01/app/oracle/product/10.2.0
Agent Process ID : 10115
Parent Process ID : 8898
Agent URL : https://vmrstoever01:3938/emd/main
Started at : 2009-12-23 11:37:18
Started by user : oracle
Last Reload : 2009-12-23 11:37:18
Last successful upload : 2009-12-23 13:19:28
Total Megabytes of XML files uploaded so far : 2.23
Number of XML files pending upload : 0
Size of XML files pending upload(MB) : 0.00
Available disk space on upload filesystem : 23.47%
---------------------------------------------------------------
Agent is Running and Ready
-
- Rank: Estagiário Júnior
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex, 18 Mar 2011 2:53 pm
- Localização: MG
DBA
Prezado,
isto é um BUG que iniciou agora em 2011, exetamente na versão 10.2.0.4.
No metalink da oracle encontrei um correção a ser aplicada...
- o patch é o 8350262
Aplique o referido patch e nos mantenha informado sobre os resultados.
Atenciosamente.
Lorival Resende
DBA - Uberlandia (MG)
isto é um BUG que iniciou agora em 2011, exetamente na versão 10.2.0.4.
No metalink da oracle encontrei um correção a ser aplicada...
- o patch é o 8350262
Aplique o referido patch e nos mantenha informado sobre os resultados.
Atenciosamente.
Lorival Resende
DBA - Uberlandia (MG)
-
- Rank: Estagiário Sênior
- Mensagens: 13
- Registrado em: Qua, 22 Abr 2009 11:43 am
- Localização: Florianópolis - SC
Pessoal,
Obrigado pelas mensagens... estive fora por um bom tempo, sem acesso ao ambiente de banco de dados. Retornarei para a empresa na 2a-feira, onde vou poder avaliar cada um dos comentários.. posterei o resultado no forum de certeza!
Agradeço todo o apoio até o presente momento.
_________________
[]s.
Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
Obrigado pelas mensagens... estive fora por um bom tempo, sem acesso ao ambiente de banco de dados. Retornarei para a empresa na 2a-feira, onde vou poder avaliar cada um dos comentários.. posterei o resultado no forum de certeza!
Agradeço todo o apoio até o presente momento.
_________________
[]s.
Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
-
- Rank: Estagiário Sênior
- Mensagens: 13
- Registrado em: Qua, 22 Abr 2009 11:43 am
- Localização: Florianópolis - SC
Pessoal, consegui(mos) fazer funcionar o DBConsole em produção, com algumas ressalvas, graças aos comentários dos colegas.
As ressalvas, ou diria, os fatos sinistros, são:
- Eu consigo acessa a DBConsole do ambiente de produção e monitorar o banco de dados. Até aqui tudo tranquilo!
- O serviço no Windows NÃO indica que está iniciado.
- Ao tentar iniciar o serviço no Windows, dá erro e NÃO inicia. Detalhe: a página do DBConsole sai do ar enquanto tento iniciar o serviço, mas volta a funcionar logo após o ERRO no serviço.
A expectativa está ao reiniciar o servidor.. se vai continuar funcionando!!!
Consegui acessar a DBConsole depois de efetuar todos os procedimentos indicados pelo "Doug". Já tinha efetuado esses passos antes, com uma única diferença: eu estava colocando na váriavel "agentTZRegion" o valor "America/são Paulo" ao invés de "Etc/GMT+2".
Quanto ao exposto pelo Lourival, eu muito queria aplicar o patch, mas o cliente não dispõe do suporte Oracle. Creio que esse patch eu só consiga por meio do CSI (Customer Support Identifier) da Oracle, correto?
Abs.,
Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
As ressalvas, ou diria, os fatos sinistros, são:
- Eu consigo acessa a DBConsole do ambiente de produção e monitorar o banco de dados. Até aqui tudo tranquilo!
- O serviço no Windows NÃO indica que está iniciado.
- Ao tentar iniciar o serviço no Windows, dá erro e NÃO inicia. Detalhe: a página do DBConsole sai do ar enquanto tento iniciar o serviço, mas volta a funcionar logo após o ERRO no serviço.
A expectativa está ao reiniciar o servidor.. se vai continuar funcionando!!!
Consegui acessar a DBConsole depois de efetuar todos os procedimentos indicados pelo "Doug". Já tinha efetuado esses passos antes, com uma única diferença: eu estava colocando na váriavel "agentTZRegion" o valor "America/são Paulo" ao invés de "Etc/GMT+2".
Quanto ao exposto pelo Lourival, eu muito queria aplicar o patch, mas o cliente não dispõe do suporte Oracle. Creio que esse patch eu só consiga por meio do CSI (Customer Support Identifier) da Oracle, correto?
Abs.,
Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
Amigão, me ajude em uma coisa por favor. você menciona em seu post que desinstalou e depois reinstalou o EM via GUI do Oracle. Perrgunto: Como consegiu, como fez para reinstalar? Eu desinstalei mas não consigo reinstalar o mesmo. Poderia me dizer por favopr como você fez?
Obrigado.
Obrigado.
-
- Rank: Estagiário Pleno
- Mensagens: 4
- Registrado em: Qui, 10 Mai 2012 8:38 am
Bom dia... eu não li td que postaram aqui. mas como tenho um conhecimento legal sobre esse problema vou passar dois links e acho que eles ajudarão bastante.
Este fala sobre o problema de não levantar o em após a mudança de horário
http://www.oraclehome.com.br/2011/09/07 ... -de-verao/
E Este fala sobre a aplicação de um path para caso de o EM estar no modo seguro (HTTPS)
http://www.oraclehome.com.br/2011/09/23 ... e-manager/
Cya
Este fala sobre o problema de não levantar o em após a mudança de horário
http://www.oraclehome.com.br/2011/09/07 ... -de-verao/
E Este fala sobre a aplicação de um path para caso de o EM estar no modo seguro (HTTPS)
http://www.oraclehome.com.br/2011/09/23 ... e-manager/
Cya
-
- Rank: Analista Júnior
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui, 29 Jan 2009 11:44 am
- Localização: Cuiabá
Rui Barros
OCP - Oracle Certified Professional
OCP - Oracle Certified Professional
Ecalvetti,
como nosso colega Lorival citou ... isso é um bug e só é corrigido com aplicação do patch! Caso você consiga esse patch, segue abaixo as instruções para corrigir o problema:
Abraço!
como nosso colega Lorival citou ... isso é um bug e só é corrigido com aplicação do patch! Caso você consiga esse patch, segue abaixo as instruções para corrigir o problema:
1) Deletar o serviço windows: sc delete nome_do_serviço
2) Deletar essas pastas
$ORACLE_HOME/<hostname>
$ORACLE_HOME/oc4j/j2ee/OC4J_DBConsole_<hostname>_<sid>
3)Dropar objetos logado como system:
DROP USER sysman CASCADE;
DROP PUBLIC SYNONYM setemviewusercontext;
DROP ROLE mgmt_user;
DROP PUBLIC SYNONYM mgmt_target_blackouts;
DROP USER mgmt_view;
4) Aplicar o patch de correção do oem segundo nota do metalink : 1222603.1
Patch 8350262
5) Instalar o Dbconsole:
emca -config dbcontrol db -repos create
-
- Informação
-
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes