*NOVATO - INSTALAR SAMPLE SCHEMAS - ORACLE 11G - WINDOWS 7

DBA Geral (instalação, configuração do banco, scripts do Sql*Plus, shell scripts, batch scripts, etc...)
Responder
brunosantana
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qua, 23 Mar 2011 11:27 am
Localização: SP

Informações do Ambiente:
* Versão do Oracle: 11G
* Sistema Operacional: WINDOWS 7 PROFESSIONAL

Estou tentando instalar o Oracle no Pc de casa para estudar para a certificação, e a certificação se baseia nos esquemas de exemplo do Oracle (HR, OE, ect..)e a instalação deles é via dbca, mas quando eu chego na tela para marcar a opção *Esquemas de exemplo, ela esta desabilitada junto com a maioria, se não me engano só tem duas opções disponiveis e o resto está bloqueado.

já instalei e desinstalei , na hora de configurar o banco no DBCA usei o usuario SYSTEM as SYSDBA, tenho permissão total de administração no Windows, já procurei os scripts para download, já verifiquei no diretório "demo" mas la só tem as pastas dos esquemas sem script nenhum... mas não nada me ajudou.

Poderiam me ajudar por favor?

Desde já agradeço,
Bruno Santana
brunohs_63@hotmail.com
ishii
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Ter, 28 Dez 2010 7:41 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá,

A instalação do Oracle é o 11gR2? Tente a instalação completa com banco de exemplo.

[]s Ishii
brunosantana
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qua, 23 Mar 2011 11:27 am
Localização: SP

Eu faço a instalação mais completa possivel, porem na tela para assinalar a opção *Exemplos de esquema, esta e outras opções ficam desabilitadas com uma aparencia cinza.

A versão é 11gR2.

Bruno Santana
brunohs_63@hotmail.com
ishii
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Ter, 28 Dez 2010 7:41 pm
Localização: São Paulo - SP

Olá,

Então depois de criado o Banco (ou antes até) você selecionou o Gerenciar Modelos do DBCA? Ele deveria importar o ORACLE_HOME\assistants\dbca\templates\example.dmp criando o banco com os dados de exemplo padrão do Oracle (HR,PM etc)

[]s Ishii
brunosantana
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qua, 23 Mar 2011 11:27 am
Localização: SP
Zoiao

Então, após criar o banco eu acessei o Gerenciar Modelos do DBCA, porém o problema persiste. É como se eu não tivesse acesso, ou fosse uma versão limitada ou coisa do tipo.

O DBA aqui da empresa disse nunca ter visto isso.

Só preciso checar este diretório "ORACLE_HOME\assistants\dbca\templates\example.dmp " quando chegar em casa.

Obrigado.

Bruno Santana.
brunohs_63@hotmail.com
brunosantana
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 4
Registrado em: Qua, 23 Mar 2011 11:27 am
Localização: SP
Zoiao

Quando cheguei em casa verifiquei que estava acessando a opção "configurar um banco de dados" que foi onde um livro me indicou ou invés de "gerenciar modelos", porém quando acessei o gerenciar modelos, não encontrei a opção de importar o "example.dmp" que realmente existe no "ORACLE_HOME\assistants\dbca\templates\example.dmp ".

Imaginei que eu pudesse importar pelo oracle este arquivo, mas ainda não encontrei como fazer.

Ainda estou em duvida de como criar estes esquemas de exemplo (HR, OE..), pois no DBCA > Configurar um banco de dados > na pagina em que se seleciona algumas opções do q se deseja ser instalado, como os "esquemas de exemplo", as opções ficam desabilitadas na cor cinza do resto da janela.

Por favor pode me ajudar?

Obrigado.

Bruno Santana.
brunohs_63@hotmail.com
ecalvetti
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 13
Registrado em: Qua, 22 Abr 2009 11:43 am
Localização: Florianópolis - SC

Bruno,

O arquivo "example.dmp" é um exemplo de tablespace transportável.

Você precisa especificar o datafile de origem para ser importada ao banco.

Execute com o usuário SYS o script MKPLUG.SQL, para criar o datafile para a tablespace EXAMPLE. Esse script vai lhe perguntar sobre o datafile, algo do tipo "data_file_backup". Informe o arquivo de exemplo

Selecionar tudo

ORACLE_HOME\assistants\dbca\templates\example01.dfb
Se a execução acima foi realizada com sucesso, importe o arquivo "example.dmp", conforme abaixo:

Selecionar tudo

imp transport_tablespace=y file=example.dmp datafiles=' <dir_path>/example01.dfb' tablespaces=EXAMPLE tts_owners=HR,IX,OE,PM,SH...
Isto deverá importar seu schema de exemplo do Oracle.

Abs.,

Calvetti
OCA - Oracle Certified Associates
ITIL Foundation
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes