Instalando Apex - Erro

Oracle Application Express - web application development tool (antigamente conhecido como Oracle HTML-DB)
  

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 12:30 pm

Boa tarde.

Estou instalando o Apex 3.2 no Oracle 10.2.0 e não estou conseguindo acessar a página.


Executo os seguintes procedimentos:

Acesso o SQLPLUS pelo DOS, conecto com um usuário SYSDBA e executo os seguintes scripts:

@apexins SYSAUX SYSAUX TEMP /i/

Conecto novamente e executo o segundo Script:

@apxldimg.sql c:\oracle (por não se tratar da versão XE)

Altero a senha rodando o seguinte SCRIPT:

@apxxepwd.sql <password>

No dos vou até o seguinte diretório:

CD C:\oracle\apex\builder\pt-br

Seto o NLS_LANG:

Código: Selecionar todos
set NLS_LANG=American_America.AL32UTF8



Conecto novamente no SQL e altero a sessão:

ALTER SESSION SET CURRENT_SCHEMA = APEX_030200;

Executo o seguinte script:

@load_pt-br.sql

Ao terminar o script vou tentar acessar o localhost/apex para entrar no workspace.

http://127.0.0.1:8080/apex

Não consigo acessar, retorna uma página informando que a página não pode ser exibida.

Alguém já passou por isso? Alguém tem alguma outra solução? Estou executando os procedimentos da maneira correta?

Desde já agradeço a todos.

Abraços.
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 1:52 pm

a porta é essa mesmo?

de um netstat e veja qual é
diegolenhardt
Localização: Recife

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 2:27 pm

Então.. dei o netstat e retornou o seguinte.

Por via das dúvidas tentei com todas as portas que retornaram, não tive sucesso.


C:\oracle\apex\builder\pt-br>netstat

Conexões ativas

Proto Endereço local Endereço externo Estado
TCP moodle:1470 localhost:3389 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:1505 TIME_WAIT
TCP moodle:1521 localhost:4275 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4279 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4336 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4577 ESTABLISHED
TCP moodle:3389 localhost:1470 ESTABLISHED
TCP moodle:4275 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4279 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4336 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4577 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:1507 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1510 169.254.232.70:1521 TIME_WAIT
TCP moodle:1511 169.254.232.70:1521 TIME_WAIT
TCP moodle:1514 169.254.232.70:1521 TIME_WAIT
TCP moodle:1515 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1518 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1521 169.254.232.70:4623 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 169.254.232.70:4624 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 169.254.232.70:4625 ESTABLISHED
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1508 TIME_WAIT
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1516 TIME_WAIT
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1519 TIME_WAIT
TCP moodle:4623 169.254.232.70:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4624 169.254.232.70:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4625 169.254.232.70:1521 ESTABLISHED



Abraços
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 2:35 pm

tenta netstat -a

pra ver as abertas, aguardando conexao, se a 8080 não aparecer ali, é sinal que tem algo errado...
diegolenhardt
Localização: Recife

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 2:39 pm

Cara a 8080 não retornou.

Fiz diferente, lembrei que estou com o serviço do tomcat no ar. baixei o serviço e li de novo.
Estou rodando novamente aqui e em 10 minutos eu já lhe mando uma resposta se deu certo.
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 3:09 pm

Diego..

Executeis os procedimentos novamente com o serviço do tomcat stopado

Não consegui.

O meu retorno foi:

C:\>netstat -a

Conexões ativas

Proto Endereço local Endereço externo Estado
TCP moodle:http 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:epmap 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:microsoft-ds 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1060 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1521 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1830 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:3389 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5500 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5521 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5560 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5580 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1026 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1070 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1470 localhost:3389 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:1760 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:1761 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4275 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4279 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4336 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 localhost:4577 ESTABLISHED
TCP moodle:1758 localhost:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1760 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:1761 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:1830 localhost:1759 TIME_WAIT
TCP moodle:3389 localhost:1470 ESTABLISHED
TCP moodle:4275 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4279 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4336 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:4577 localhost:1521 ESTABLISHED
TCP moodle:1521 169.254.232.70:1747 TIME_WAIT
TCP moodle:1740 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1743 169.254.232.70:1521 TIME_WAIT
TCP moodle:1744 169.254.232.70:1521 TIME_WAIT
TCP moodle:1745 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1748 169.254.232.70:5500 TIME_WAIT
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1741 TIME_WAIT
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1746 TIME_WAIT
TCP moodle:1830 169.254.232.70:1749 TIME_WAIT
UDP moodle:microsoft-ds *:*
UDP moodle:isakmp *:*
UDP moodle:1025 *:*
UDP moodle:4500 *:*
UDP moodle:ntp *:*
UDP moodle:1175 *:*
UDP moodle:1755 *:*
UDP moodle:1900 *:*
UDP moodle:3852 *:*


Alguma sugestão?

Obrigado
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Sex, 05 Ago 2011 3:31 pm

você tem que ver os que estão com LISTENING
TCP moodle:http 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:epmap 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:microsoft-ds 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1060 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1521 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1830 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:3389 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5500 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5521 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5560 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:5580 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1026 0.0.0.0:0 LISTENING
TCP moodle:1070 0.0.0.0:0 LISTENING

aparentemente tem algo na porta 80 aí, já tentou?

e o status do servico, está executando?
diegolenhardt
Localização: Recife

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 12:59 am

Desculpe,

Mas talvez você não esteja usando a URL correta neste caso.

Tente

http://127.0.0.1:8080/apex/apex (ambiente de desenvolvimento)

ou

http://127.0.0.1:8080/apex/apex_admin (administrador do Apex).

Uma coisa mais: porque deseja instalar a versão Apex 3.2.1? A versão corrente é Apex 4.0.2.

Recomendo que use esta, pois apresenta bastantes melhorias com relação à versão anterior.

Abraços,

Sergio
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 1:22 am

Olá,

Se por acaso os links não funcionarem, tente ver se consegue ativar o DEBUG do PL/SQL gateway:

Para ativar:

sqlplus system/<password>
SQL> exec dbms_epg.set_dad_attribute('APEX', 'error-style', 'DebugStyle')

Lembre-se de desativar depois que não precisar mais dele:

SQL> exec dbms_epg.delete_dad_attribute('APEX', 'error-style')

Abraços,

Sergio
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 8:23 am

Bem... dropei o usuário e estou rodando os scripts nvamente para ver se funciona.

Minha porta 8080 estava sendo usada pelo Tom Cat HTTP Server.

Assim que terminar a execução lhe falo se deu certo.

Sergio, em ralação a versão, estou utilizando as duas versões.... 3.2 aqui no servidor .... estou instalando a 3.2 por conta de um documento que tenho, para testes.

Mas com certeza utilizarei a outra versão.

Obrigado.
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 9:55 am

Sergio, executei os procedimentos novamente e os links não funcionaram.

Foi ativar o debuger:

Segue erro que retornou:

SQL> exec dbms_epg.set_dad_attribute('APEX', 'error-style', 'DebugStyle') ;
BEGIN dbms_epg.set_dad_attribute('apex', 'error-style', 'DebugStyle') ; END;

*
ERROR at line 1:
ORA-24231: database access descriptor (DAD) APEX not found
ORA-06512: at "SYS.DBMS_SYS_ERROR", line 86
ORA-06512: at "SYS.DBMS_EPG", line 58
ORA-06512: at "SYS.DBMS_EPG", line 219
ORA-06512: at line 1

Abraços,
Paulo Crispim
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 11:20 am

Olá Paulo,

Antes do comando que eu lhe passei, tente executar antes (como system)este:

SQL> EXEC dbms_epg.create_dad('apex', '/apex/*');
SQL> commit;

Depois repita novamente o comando do debug e tente acessar a página do APEX. Veja se agora ele lhe passa maiores informações sobre o erro.

Abraços,

Sergio
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 11:22 am

Paulo,

Uma coisa .. tente executar o comando com o APEX em maiúsculo:

SQL> dbms_epg.create_dad('APEX', '/apex/*');
SQL commit;

Eu não sei se este comando seria CASE SENSITIVE. Só por segurança, tente acionar o mesmo em maiúsculas.

Abraços,

Coutinho
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 2:22 pm

Coutinho,

executei e ativei o debuger.

Continua aparecendo o mesmo erro:

Segue.


A página não pode ser exibida

A página que você procura não está disponível no momento. Talvez o site esteja passando por dificuldades técnicas ou você precise ajustar as configurações do navegador.
Para tentar corrigir problemas de conectividade da rede, clique em Ferramentas e em "Diagnosticar Problemas de Conexão..."


Outras opções a serem tentadas:

Clique no botão Atualizar ou tente novamente mais tarde.

Se você digitou o endereço da página na barra de endereços, certifique-se de que ele foi digitado corretamente.

Para verificar as configurações da conexão, clique no menu Ferramentas e em Opções da Internet. Na guia Conexões, clique em Configurações. As configurações devem coincidir com as fornecidas pelo administrador da rede local (LAN) ou pelo provedor de serviços de Internet.
Veja se suas configurações de conexão da Internet estão sendo detectadas. Você pode configurar o Microsoft Windows para examinar sua rede e descobrir automaticamente configurações de rede (caso seu administrador de rede tenha habilitado esta configuração).
Clique no menu Ferramentas e em Opções da Internet.
Na guia Conexões, clique em Configurações de LAN.
Selecione Detectar configurações automaticamente e clique em OK.
Alguns sites requerem conexão com segurança de 128 bits. Clique no menu Ajuda e em Sobre o Internet Explorer para determinar o nível de segurança instalado.
Se você está tentando acessar um site seguro, certifique-se de que suas configurações de segurança oferecem suporte ao site. Clique no menu Ferramentas e em Opções da Internet. Na guia 'Avançado', vá para a seção 'Segurança' e verifique as configurações de SSL 2.0, SSL 3.0, TLS 1.0, PCT 1.0.
Clique no botão Voltar para tentar outro link.



Servidor não encontrado ou erro de DNS
Internet Explorer
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 4:13 pm

Paulo,

Entendo que você não está usando nenhum Apache para o APEX, e que as conexões estão sendo feitas pelo PL/SQL gateway do 10g.

Consultei na internet uma outra maneira de ativar o trace no UDUMP.

Para isso, execute os comandos abaixo:

1) Como system:
SQL>execute dbms_epg.set_global_attribute('log-level', 3); --- O log será gerado no /bdump/*.trc.
2) Acesse uma vez a página onde deveria aparecer o login
3) Como system, desative o trace:
SQL>execute dbms_epg.set_global_attribute('log-level', 0);
4) Consulte o diretorio UDUMP, para ver se aparece alguma mensagem de erro;

Só para desencargo:
- Os scripts que você executou para instalar o APEX informaram algum erro de instalação?
- Seu banco Oracle 10g está instalado em seu computador local? Você está fazendo o teste de browser exatamente na máquina onde se encontra instalado o banco/apex?

Outro ponto: você precisa mesmo executar o script LOAD_PT-BR.SQL? Não seria possível fazer um teste, instalando o APEX novamente, mas sem executar
este script?

Abraços,

Sergio
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Seg, 08 Ago 2011 5:02 pm

Sergio,

Não estou utilizando nenhum Apache. Em relação ao PL/SQL gatewaey do 10g, acredito que sim. Não instalei nada além do banco de dados 10g e rodar os scropts do APEX. Teria de fazer mais alguma outra configuração além dessa.

Vou executar novamente hoje, amanhã pela manhã já tenho um retorno.

Estou executando no mesmo browser que o banco/apex estão instalados. Estou executando em uma máquina virtual.

Não tenho a necessitade de rodar o script LOAD_PT-BR.SQL.

Abraços,
Crispim
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Ter, 09 Ago 2011 2:09 pm

Sérgio..

Fiz os procedimentos conforme sua orientação, não retornou nada no trace.

Habilitei o trace antes e rodei os scripts.

Segue retorno de um que retornou com erro:
*** SERVICE NAME:() 2011-08-09 11:46:18.483
*** SESSION ID:(160.1) 2011-08-09 11:46:18.483
kccsga_update_ckpt: num_1 = 8, num_2 = 0, num_3 = 0, lbn_2 = 0, lbn_3 = 0
Control file created with size 430 blocks
Prior to RESETLOGS processing...
ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG ALL USING BACKUP CONTROLFILE start
Database is not in archivelog mode
ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG ALL USING BACKUP CONTROLFILE complete
*** 2011-08-09 11:46:20.396
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 1 de log do thread 1
ORA-00312: thread 1 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO01.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 2 de log do thread 1
ORA-00312: thread 2 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO02.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 3 de log do thread 1
ORA-00312: thread 3 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO03.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
*** 2011-08-09 11:46:43.920


Abraços,
Paulo
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Ter, 09 Ago 2011 2:29 pm

Segue o outro arquivo d TRC.

Dump file c:\oracle\product\10.2.0\admin\apex\bdump\apex_lgwr_2080.trc
Tue Aug 09 11:47:54 2011
ORACLE V10.2.0.1.0 - Production vsnsta=0
vsnsql=14 vsnxtr=3
Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.1.0 - Production
With the Partitioning, OLAP and Data Mining options
Windows XP Version V5.1 Service Pack 3
CPU : 1 - type 586, 1 Physical Cores
Process Affinity : 0x00000000
Memory (Avail/Total): Ph:168M/511M, Ph+PgF:786M/1246M, VA:1739M/2047M
Instance name: apex

Redo thread mounted by this instance: 1

Oracle process number: 6

Windows thread id: 2080, image: ORACLE.EXE (LGWR)


*** SERVICE NAME:() 2011-08-09 11:47:54.942
*** SESSION ID:(166.1) 2011-08-09 11:47:54.942
Maximum redo generation record size = 156160 bytes
Maximum redo generation change vector size = 150672 bytes
*** 2011-08-09 11:51:51.842
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:13:43.108
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:15:17.894
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:16:52.400
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:18:03.312
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:20:13.289
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:23:10.704
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 12:24:25.261
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 14:04:17.658
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 14:05:37.993
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
*** 2011-08-09 14:06:15.377
Media recovery not enabled or manual archival only 0x10000
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP

Mensagemem Ter, 09 Ago 2011 3:06 pm

Paulo,

Me preocupa estes erros:

Código: Selecionar todos
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 1 de log do thread 1
ORA-00312: thread 1 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO01.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 2 de log do thread 1
ORA-00312: thread 2 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO02.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 3 de log do thread 1
ORA-00312: thread 3 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO03.LOG'


Por acaso eles aparecem no ALERT.LOG? Seu banco de dados se encontra normal?

Se eventualmente precisar corrigir este erro, existe um link com uma explicação e ação corretiva:

http://dbabrasil-adelson.blogspot.com/2 ... ra-de.html

Você menciona que o seu APEX+BANCO se encontra em uma máquina virtual. Você está acessando o browser "dentro" desta máquina virtual ou o do desktop? Qual seria o sistema operacional desta máquina virtual?

Abraços,

Sergio

Abraços,

Sergio
stcoutinho
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagemem Ter, 09 Ago 2011 4:18 pm

Estou acessando o Browser dentro da máquina virtual.

O sistema operacional que estou usando é o XP.

Os erros estão no alert log:

ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 1 de log do thread 1
ORA-00312: thread 1 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO01.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Tue Aug 09 11:46:23 2011
Errors in file c:\oracle\product\10.2.0\admin\apex\udump\apex_ora_1308.trc:
ORA-00313: a abertORA-00312: thread 2 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO02.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Tue Aug 09 11:46:27 2011
Errors in file c:\oracle\product\10.2.0\admin\apex\udump\apex_ora_1308.trc:
ORA-00313: a abertura falhou para os membros do grupo 3 de log do thread 1
ORA-00312: thread 3 do log 1 on-line: 'C:\ORACLE\PRODUCT\10.2.0\ORADATA\APEX\REDO03.LOG'
ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 2) O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Não tinha visto estes erros, vou corrgir e tentar novamente. Esse APEX que aparece é o nome do meu banco.

Vou corrigir este erro e executar novamente.


Obrigado.

Abraços,
Crispim
crispix.paulo
Localização: São Paulo - SP


  • Veja também
    Respostas
    ExibiÇões
    Última mensagem

    Próximo

    Voltar para Apex

    Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes