Curso Pl sql

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
mineiro
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 7
Registrado em: Sex, 01 Mai 2009 7:53 pm
Localização: são paulo

ola ..

alguém pode me informar onde posso encontrar um bom curso em pl sql em são paulo/ sp ?

desde já agradeço.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Mineiro,

Se você desejar cursos oficiais, a Oracle University dispõe de uma trilha de ensino voltada para desenvolvedores PL/SQL. No caso de iniciantes, a Oracle recomenda estes 2 cursos:

Oracle Database: Program with PL/SQL
Oracle Database 11g: Advanced PL/SQL

Maiores detalhes sobre estes dois cursos oficiais, você pode encontrar neste link: http://education.oracle.com/pls/web_pro ... &path=DBPS

Mas não sei qual o seu nível de conhecimento de SQL Oracle. Se você ainda não conhece (ou sabe muito pouco), eu recomendaria que antes destes dois você fizesse um curso de SQL da Oracle, como o "Oracle Database: Introduction to SQL".

Sobre instituições de ensino em São Paulo, eu poderia recomendar para você os cursos oferecidos pelos representantes Oracle tais como EN-SOF, SENAC ou VERIS (antigo IBTA). Pode ser que algumas destas instituições ofereçam cursos de fim de semana.

Se o seu inglês técnico está OK, a Oracle University também oferece E-KITS, através dos quais você pode estudar em casa, sem precisar vir a Sampa. Maiores detalhes sobre estes kits podem ser obtidos no link: http://education.oracle.co.uk/html/orac ... D_MP_7.htm

Como você pode ver, eu somente relacionei para você os cursos e materiais oficiais da Oracle. Creio que existem outras instituições de ensino (não oficiais) que ofereçam cursos nesta área, a um preço mais acessível. Talvez os colegas do forum possam indicar algum para você.

Abraços e bem-vindo ao mundo PL/SQL.

Sergio Coutinho
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Mineiro,

Esquecí de mencionar uma coisa: Se você desejar estudar por contra própria, existe um EXCELENTE livro de PL/SQL em português:

Selecionar tudo

ORACLE 9I - PROGRAMAÇAO PL/SQL
DESENVOLVA APLICATIVOS PL/SQL PODEROSOS 
Autor: URMAN, SCOTT
Editora: CAMPUS
ISBN: 8535209476 
ISBN-13: 9788535209471
Apesar de ser Oracle 9i, este livro permite que você desenvolva lógicas complexas de programação PL/SQL. Eu diria qúe é um livro técnico "honesto", onde você realmente aprende a desenvolver programas complexos. Basta ler os capítulos e fazer os exercícios.

Você pode encontrar e encomendar ele pela livraria cultura.

Abraços,

Sergio Coutinho
marcus.kobel
Rank: Programador Sênior
Rank: Programador Sênior
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Mai 2011 4:54 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Eu acho que tem cursos na PUC-RS pelo Oracle Academy, mas tem também a Target Trust.
Recomendo a Target Trust. Fiz curso de SQL, PL/SQL e Adm em BD Oracle e os caras são feras.
mineiro
Rank: Estagiário Pleno
Rank: Estagiário Pleno
Mensagens: 7
Registrado em: Sex, 01 Mai 2009 7:53 pm
Localização: são paulo

na verdade sou leigo no assunto, tenho conhecimento no Oracle EBS nos modulos AR, AP, CE e estou querendo partir para o conhecimento da estrutura na linguagem do banco e em seguida tentar uma vaga como consultor funcional.

Este livro "ORACLE 9I - PROGRAMAÇAO PL/SQL" que me informou abrange o conhecimento basico ao avançado?

Comprando este livro como faço para estufar a parte pratica, tem algum .exe do plsql?, existe versões para testes ao parecido para que eu possa estudar?

desde já agradeço.
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Olá Mineiro,

O livro seria bom e te ensinaria a programar em PL/SQL. Ele iria além do be-a-bá, apresentando algumas técnicas de programação.

No entanto, eu sugiro que você faça uma pesquisa pela internet para ver se consegue baixar este livro ou encontrar material grátis sobre PL/SQL e SQL. Creio que no GLUFKE tem uma área onde são oferecidos alguns materiais interessantes de estudo.

Uma outra sugestão que te faço é ligar para a Livraria Cultura e reservar (sem comprar, ok?) este livro, pedindo para entregarem ele na loja mais próxima de você.

Você pode retirar o livro na seção de encomendas e se sentar em algum lugar para analisar o livro. Se achar ele interessante, então compre.

Oracle EBS envolve uma série de tecnologias além do PL/SQL. Você também tem o Oracle Forms, que possue uma PL/SQL extendida. Mas talvez seja mesmo interessante começar por SQL e depois partir para PL/SQL.

Se deseja seguir a carreira funcional, não recomendaria fazer curso oficial da Oracle sobre Administração de Banco de Dados. Mas se acha importante ter uma visão geral, procure um curso não oficial que te dê uma mini visão geral sobre banco de dados. Acho que a Veris oferece um curso compacto de DBA. Veja no site deles.

Sobre os cursos oficiais, se achar válido, então faça os que abordam SQL ou PL/SQL. Estes cursos não vão te tornar expert, mas serão um ponto de partida para você estudar por conta própria.

Talvez os colegas do forum possam dar outras dicas, com base nas informações que você postou em seu último comentário.

Abraços,

Sergio
Avatar do usuário
stcoutinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 850
Registrado em: Qua, 11 Mai 2011 5:15 pm
Localização: são Paulo - SP

Mineiro,

Veja no GLUFKE o fórun de Tutorial / Apostilas.

Tem muito material em português por lá e até cópia de livros.

Sobre o que te falei da Cultura, quando um livro me interessa, eu costumo visitar a livraria e até reservar livros, caso não estejam em estoque. E somente depois de dar uma folheada, eu opto por comprar ou não.

Abraços,

Sergio
bertosro
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Sex, 18 Ago 2006 11:13 am
Localização: São Paulo - SP
Bertosro
MSN / TALK - roberto.fernandes@gmail.com

Nessa escola tem curso de PL
http://www.ittraining.com.br
Responder
  • Informação