Como faço para imprimir em modo caracter????

Dicas e truques sobre Oracle Reports Builder - modo gráfico ou modo caractere, ascii, arquivo .PRT, etc
Responder
fernando
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 11
Registrado em: Seg, 07 Jun 2004 8:05 am
Localização: Paraiso - SP

Eu uso Parametros do Sistema\Mode, so que teria que ser com tamanho 8 e usando esta opção, o report muda para o tamanho 10... tem outra maneira.
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Olá Fernando

Você disse que mudou o tamanho da Fonte de 8 para 10?
Lembre-se que no modo caractere, não importa como aparece a fonte no LayOut Model... O que vale são as colunas e linhas. Você testou a impressão e saiu no modo caractere? Já configurou o arquivo PRT?

Deu algum erro? Explique melhor o que está acontecendo e qual é o problema. Daí a gente te dá uma força!
fernando
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 11
Registrado em: Seg, 07 Jun 2004 8:05 am
Localização: Paraiso - SP

Como faço para imprimir em modo caracter, só que a fonte teria que ser pequena, ou seja em tamanho 8...
Tem alguma propriedade no Report que me possibilite fazer isso, sem eu ter que fazer o meu select em modo caracter...
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Acho que está havendo algum engano aqui...

O Modo caractere não funciona com "tamanho de fonte 8-pequeno, 10-grande", etc.

As impressoras caractere (tipo, EPSON LX-300, LQ, Citizen, etc.) tem tamanhos de fonte FIXO em "caracteres por polegadas" ou seja, CPI (character per inch). Quando maior o numero de caracterer por polegada, menor é a fonte.

Exemplo:
* 10 cpi -> Em UMA polegada vai entrar 10 letras.
* 15 cpi -> Em UMA polegada vai entrar 15 letras, ou seja LETRAS MENORES que as citadas acima.

Outra coisa é o Espaçamento da linha: (line per inch)
* 6 lpi -> 6 Linhas por polegada
* 8 lpi -> 8 linhas por polegada, ou seja, o espaçamento é MENOR que o citado acima.

Pra fazer um relatório em modo caractere, você precisa DEFINIR ISSO de acordo com o forumlário ou papel que você está imprimindo. Tem que configurar um arquivo .PRT que está na pasta ...\REPORT60\PRINTERS com o tamanho do formulário, quantas linhas vai ter, quantas colunas vai ter... (LEMBRE-SE, essas impressoras tem tamanho de letra FIXO!)

Foi por isso que eu perguntei se você já tentou imprimir esse relatório e se REALMENTE saiu em modo caractere...


Outra coisa que não ficou claro: "fazer o select em modo caracter"... O que isso significa?

[]'s
Avatar do usuário
dr_gori
Moderador
Moderador
Mensagens: 5024
Registrado em: Seg, 03 Mai 2004 3:08 pm
Localização: Portland, OR USA
Contato:
Thomas F. G

Você já respondeu a dúvida de alguém hoje?
https://glufke.net/oracle/search.php?search_id=unanswered

Estou vendo que existe dúvida quanto a setar os parâmetros para um relatório em modo TEXTO... Abaixo vai um passo-a-passo:


Como setar as propriedades para um relatório ASCII (character-mode):

1 Se é um relatório novo:

* No Object Navigator, clique no nodo Reports.

2 Vá até a Property Palette.

3 No nodo do Report, sete as propriedades de Width e Height como desejado. (normalmente está em polegadas).

4 No nodo Character Mode:

* Coloque Design In Character Units para Yes.

* Sete o Report Width e Report Height para as dimensões apropriadas para o relatório (exemplo, 132 x 66, ou 80 x 66, etc).

5 No Object Navigator, expanda o nodo Data Model, então no nodo System Parameters.

6 Clique duas vezes no MODE para abrir a Property Palette.

7 No Parameter, coloque o Initial Value para Character.

8 Abra o Layout Model

9 Abra o menu "View", escolha FormatLayout OptionsRulers para mostrar a janela de Ruler Settings.

10 Mude Units to Character Cells e Number of Snap Points Per Grid Spacing para 1. clique OK.

11 Clique no menu View e tenha certeza que o Snap to Grid está checkado.

12 Vá até ToolsPreferences para mostrar a janela Preferences.

13 Nas Preferences, sete Horizontal Interfield para 1 e Vertical Interfield para 0. clique OK.

14 Escolha FormatFont, e selecione a fonte, estilo e tamanho que se aproxima mais com uma fonte caracter desejada. (exemplo, Courier, Regular, 12 point).


Sobre arquivos PRT:
http://glufke.net/oracle/viewtopic.php?t=124
Editado pela última vez por dr_gori em Qui, 26 Jun 2008 9:41 am, em um total de 1 vez.
fernando
Rank: Estagiário Sênior
Rank: Estagiário Sênior
Mensagens: 11
Registrado em: Seg, 07 Jun 2004 8:05 am
Localização: Paraiso - SP

obrigado... conseguir fazer o que eu queria...

ahhhh, valeu pelo tutorial...
Responder
  • Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes