Ajuda! Iniciante em PL/SQL

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
dougl4s
Rank: Estagiário Pleno

Olá galera sou um leigo em PL/SQL
sei que muitos irão rir de mim

vo começa agora em Fevereiro cursar Sistema de Informação na faculdade

e sou mais um muleke bobo que me indicarão eu começa aprender sobre PL/SQL

primeiro eu to baixando o software PL/SQL Developer 7

gostaria de ter uma noção de como posso mecher nisso
aonde eu posso encontra alguns tutoriais que poderia estar me ensinando eu ter uma noção básica

ou até mesmo alguns de vocês teria uma boa paciência pra me da algumas dicas

Ficarei Grato!
dougl4s

poxaa!

ninguém? :?
Tineks
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior
Cristiano (Tineks)
Araraquara - SP

Olá Douglas, seja bem vindo ao fórum.

O PL/SQL Developer é uma excelente ferramenta, existe outras muito boas como o SQL Navigator, TOAD, etc..

Pra fazer o básico, q é montar select, editar packages, procedures e functions é bem simples, quando você entra nessa ferramenta do lado esquerdo existe uma tree com todos os tipos de objetos (table, function, procedure, packages, etc..), por ali você consegue abrir qualquer objeto...
se você clicar com o botão direito em cima do nome do objeto você vai ter algumas opções (visualizar, editar, etc..).

No menu, na primeira opção "File->New" você vai ter algumas opções, pra começar você vai utilizar a "SQL Window", nessa tela você vai montar suas consultas..

se tiver mais alguma dúvida é só falar..
se quiser dar uma olhada no site do fabricante você vai encontrar alguma coisa tb..
Allround Automations

queria deixar aqui uma dica, junto com o banco vem instalado o *SQL Plus, o pessoal não tem muito o costume de utilizar ele pois a inteface dele é muito simples, você não tem muitos recursos que outras ferramentas disponibilizam. Mas se puder dar uma olhada nele é bom... pois você não sabe se o cliente que você poderá visitar algum dia vai ter o PL/SQL Developer, SQL Navigator, e caso não tenha você vai ter q se virar com o SQL Plus..... :) .

[]'s
dougl4s

cara obrigado!

so que eu to sem noção nenhuma o que eu poderia fazer com esse programa

o que eu poderia aprender nele pra mim ter uma experiência quando eu ter um emprego nessa area de Sistema de Informação
Trevisolli
Moderador
Moderador
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother,

Uma dica... seria não se basear em um programa específico, pois você não sabe que ferramenta irá encontrar pela frente.

O interessante é que você aprenda o PL/SQL (na parte de Tutoriais aqui do fórum tem apostilas interesssantes) e, que depois vá se adaptando às ferramentas.

Uma ferramenta que será rotina, na maioria das empresas que possuem o banco de dados Oracle, é o SQL*Plus, ou o iSQL.

Uma outra dica interessante, é não se basear nas funções prontas que essas ferramentas oferecem, pelo menos no início do aprendizado. Isso inibe o processo de aprendizado, não permitindo que você interaja com a sintaxe do SQL/PL/SQL.

Por exemplo: Criar tabela pelos "botões" das ferramentas e daí por diante.

No início, tente realizar essas criações "na mão", se possível.

Qualquer dúvida, manda ai.
Responder
  • Informação