Problema no debug

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
stohlirck
Rank: Programador Júnior
Rank: Programador Júnior
Tiago Stöhlirck

Pessoal,

Estou com problemas no debug do PL SQL Developer (7.1.5.1400).
Quando estou debugando e tento Parar(Break), o pl sql developer simplesmente trava, não para, e não consigo fecha-lo.

Obs.: Isso acontece no Banco 11g (Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.1.0.6.0 - 64bit).
já debuguei a mesma função com essa mesma versao do pl sql no Banco 10g (Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.4.0 - 64bit) e funciona normalmente.

Seguem alguns parametros do meu Banco 11g:

Selecionar tudo

SQL> show parameter plsql

NAME                                              TYPE        VALUE
------------------------------------         ----------- ------------------------------
plsql_ccflags                                string
plsql_code_type                              string      INTERPRETED
plsql_debug                                  boolean     TRUE
plsql_native_library_dir                     string
plsql_native_library_subdir_count            integer     0
plsql_optimize_level                         integer     2
plsql_v2_compatibility                       boolean     FALSE
plsql_warnings                               string      DISABLE:ALL
Acredito ser incompatibilidade entre as versoes do PL e do Banco, alguém já passou por algo parecido?

Obrigado.
Trevisolli
Moderador
Moderador
Abraço,

Trevisolli
OCA Oracle PL/SQL Developer Certified Associate
OCP Oracle Forms Developer Certified Professional
Araraquara-SP

Brother, beleza?

Cara, estou tendo alguns problemas com o SQL*Navigator.
Até a versão 5.5.3 acho, num acessa o 11g ainda.
Se souber alguma novidade, tb posto aqui.
Se alguém souber de algo, favor nos passar tb.
asantana
Rank: Estagiário Júnior
Rank: Estagiário Júnior
Contato:
Adriano Santana
www.escoladefilosofia.org.br
-----------------------------------------------------

Mesmo problema citado acima acontece com:
1.TOAD(Free ou Paga) última versão
2.PL-SQl 8.x
3.SQL-DEVELOPER 2.x

Ou seja, o problema é congênito e é com a nova versão do banco Oracle 11g!
Pablo
Rank: DBA Júnior
Rank: DBA Júnior
Pablo

Galera....estou "revivendo" este post justamente porque estou com o mesmo problema....estou usando o banco oracle 11g e o pl/sql developer 10...quando estou debugando o programa,,,ao pressionar o break o programa simplesmente trava...
Já tentei reinstalar o pl/sql em outro diretório e nada,,,
Alguém tem alguma sugestão??
Tinho
Rank: DBA Sênior
Rank: DBA Sênior

Bom dia galera.

Quanto aos problemas relatados. Eu nunca tive problemas com o Toad e usei muito pouco o SQL Navigator. Portanto eu posso dizer que quanto ao PL/SQL Developer, existe uma série de "bugs" em algumas versões como a 7 que costuma ser muito problemática. No entanto como está sendo relatado que em versões mais recentes alguma falhas persistem. Gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que coletei na web referente a configurações de ambiente, bastando ir no menu -> Tools -> Preferences -> Debugger e habilitar ou desabilitar as opções de acordo com as necessidades.

Segue abaixo:

Oracle - Debugger

Mostrar os valores das variáveis em um popup.
Se você desativar essa preferência, os valores das variáveis não serão automaticamente exibidos em um pop-up quando você move o cursor do mouse sobre seu nome na janela de teste. Em vez disso, você deve selecionar o item Set Variable no menu pop-up após o botão direito sobre o nome da variável.

Passar por cima de objetos SYS.
Se você tiver privilégios para exibir as fontes de objetos SYS, o depurador pode entrar essas unidades de programa, se você desabilitar essa opção. Normalmente você não quiser fazê-lo, portanto, essa opção está desabilitada por padrão.

Atualize relógios após cada etapa. (Update watches after each step.)
Se você desativar esta opção, você pode atualizar manualmente os relógios, premindo o botão Atualizar relógios na barra de ferramentas de depuração de a janela de teste. Fazer isso pode acelerar o desempenho de depuração em configurações mais lentas.

Atualize chamar pilha após cada etapa. (Update call stack after each step)
Se você desativar esta opção, você pode atualizar manualmente a pilha de chamadas, premindo o botão Atualizar pilha de chamadas na barra de ferramentas de depuração de a janela de teste. Fazer isso pode acelerar o desempenho de depuração em configurações mais lentas.

Adicionar depurar as informações durante a compilação. • Add debug information when compiling.
Quando esta opção estiver ativada, cada compilação em PL / SQL Developer irá adicionar automaticamente informações de depuração, de modo que os valores das variáveis pode sempre ser visto e definido durante uma sessão de depuração. Se você desativar esta opção, você pode adicionar manualmente informações de depuração a partir do browser.

NUNCA adicionar informações de depuração para conexões. NEVER add debug info for connections.
Para esta lista de correspondências de conexão, a informação de depuração nunca será adicionado automaticamente, independentemente da "informação de depuração Adicionar ao compilar" preferência. Isto pode ser útil se você quer ter certeza de que você nunca adicionar informações de depuração a bases de dados de produção, ou para determinados usuários. Você pode usar o usuário familiar @ sintaxe banco de dados, onde você pode usar o * e? wilcard caracteres (por exemplo, sys @ * para o usuário em qualquer sistema de banco de dados).

SEMPRE adicionar informações de depuração para conexões. ALWAYS add debug info for connections.
Para esta lista de correspondências de conexão, a informação de depuração sempre ser adicionado automaticamente, independentemente da "informação de depuração Adicionar ao compilar" preferência. Isto pode ser útil se você quer ter certeza de que você sempre adicionar informações de depuração a bases de dados de desenvolvimento, ou para users.You certo pode usar o usuário familiar @ sintaxe banco de dados, onde você pode usar o * e? wilcard caracteres (por exemplo, * @ devdb para os usuários todos no banco de dados devdb).

NUNCA adicionar informações de depuração para os objetos. NEVER add debug info for objects.
Para esta lista de objetos informações de depuração nunca será adicionado. Algumas versões do Oracle Server pode causar erros ao adicionar informações de depuração em situações específicas. Você normalmente irá ver os erros ORA-00600, ORA-03113 ou PLS-00801 durante a compilação. Se esse problema ocorre, você pode adicionar o objeto correspondente a esta lista (owner.name) até que a Oracle oferece uma correção.
Espero que ajude.

Abç.,
Responder
  • Informação