Debugar com PL/SQL Developer

Dúvidas, dicas e truques de PL/SQL. Aqui também vão assuntos relacionados a pacotes, triggers, funções, Java-Stored Procedures, etc
Responder
pc_delphi
Rank: Analista Pleno
Tudo posso, nAquel que me fortalece
Filipenses 4:13

Uso o PL/SQL Developer na empresa em que trabalho. Acontece, que gostaria de saber algumas coisas do debug desse aplicativo. Em realidade sou programador, e nesse caso uso Delphi. Existe uma entidade que nela tem algumas triggers. Essas triggers chama alguma procedures e funções dentro de alguns pacotes. Até aí tudo bem.Então, eu preciso dar um update em uma tabela e ela começa a chamar as triggers e etc... Quando eu dando o Step Into, para ir pegando linha a linha, às vezes eu coloco o mouse em cima de uma variável e não consigo ler o seu valor. Às vezes vem assim: Debug session busy, às vezes No debug value. Normalmente quando eu coloco o mouse em cima de alguma variável de minha trigger, tipo assim:

Selecionar tudo

VOLD Tabela%rowtype;
VNEW tabela%rowtype;
Fiz esses dois arrays. Quando vou ler ou o valor Old ou o New, vem a mensagem de "Debug session busy".
Eu faço assim:

Selecionar tudo

VOLD.Nome := :OLD.Nome;
VOLD.FONE := :OLD.Fone;
Se eu colocar o mouse em cima do Nome vem a mensagem. Como faço para ler valores que estão entrando naquele momento seja numa trigger ou numa procedure que não me dê essas mensagens? Claro, se isso for possível.
Isso foi somente um exemplo do eu estou passando aqui.
pc_delphi
Tudo posso, nAquel que me fortalece
Filipenses 4:13

Só uma correação: Não é "No debug value" mas sim "No debug information" e às vezes "Not a variable". Só isso no momento.
ricardorauber
Rank: Analista Júnior
Rank: Analista Júnior

Opa, beleza?

Sabe aqueles espaços vazios que aparecem ali embaixo no debug? Eles servem para você colocar variáveis e ver o conteúdo delas, mas você tem que colocar o caminho completo, por exemplo VOLD.Nome.

Abraço!
Responder
  • Informação